Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Governador e ministro definem roteiro da tocha olímpica

Publicados

MATO GROSSO

Mato Grosso será um dos estados que receberão a tocha olímpica no próximo ano. Um dos principais símbolos dos Jogos Olímpicos, que em sua próxima edição acontecerá no Rio de Janeiro, a tocha passará pelas cidades de Cuiabá, Várzea Grande e Chapada dos Guimarães. O nome dos mato-grossenses que farão parte do revezamento ainda serão definidos e apesar da chama passar por três municípios, representantes do esporte e cultura de todas as regiões mato-grossenses poderão ser escolhidos para fazerem parte deste momento histórico. Nesta quinta-feira (03.12) o Ministro do Esporte, George Hilton, esteve em Cuiabá juntamente com representantes do Comitê Organizador da Rio 16 para discutirem como será organizado o revezamento da tocha. 

A escolha dos participantes será realizada pelos patrocinadores Coca-cola, Nissan e Bradesco, por meio de um cadastro feito nos sites oficiais das empresas. Porém, o ministro explicou que está sendo conversado com o governador e prefeitos para que eles indiquem personalidades do mundo esportivo e da cultura mato-grossense. “A passagem da tocha dará a Mato Grosso a oportunidade de mostrar as belezas naturais e potenciais econômicos para o mundo, um estado que contribui para o crescimento da nação. O Brasil vai mostrar mais uma vez que tem condições de receber eventos esportivos de grande porte. Vamos mostrar que temos metas e objetivos que multiplicam nossos valores e riquezas e que não estamos presos a nenhuma crise. Faremos uma festa bonita, animada que mostra toda a história e paixão de nosso povo”. 

Leia Também:  Fórum de Integração debate novo modelo de atendimento da Sefaz nesta terça-feira (19)

 Aproveitando o clima da festa mundial, o ministro quer nacionalizar as Olimpíadas e levar equipamentos e centros esportivos a todo o país até agosto do próximo ano. Segundo Hilton, o governo Federal planeja entregar cinco centros de iniciação esportiva em Mato Grosso. As cidades contempladas serão Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Sinop e Cáceres. Estas estruturas serão adaptadas para até 20 modalidades, sendo 13 olímpicas, seis paralímpicas e uma não olímpica. “Além dos centros de iniciação esportiva entregaremos a pista de atletismo que está sendo preparada na Universidade Federal e servirá tanto para os atletas treinarem, como para eventos nacionais e internacionais e para o uso de atividade física por parte da população”. 

Serão dois dias de muita festa em que cidadão mato-grossense verá a tocha carregada por personalidades do esporte e figuras significativas para a sociedade, comemorou Taques. O governador afirmou que o evento será importante para mostrar nossa história e diversidade cultural para o mundo.  “As Olimpíadas é um evento de repercussão mundial e com a passagem da tocha mostra que Mato Grosso está sendo cada vez mais reconhecido internacionalmente. Poderemos propagar para o mundo nossas potencialidades”. 

Leia Também:  Ônibus de viagem é baleado em bloqueio na BR-163

No encontro com o ministro, Taques fez dois pedidos especiais. Um é para o que a pista do Centro de Treinamento localizado na Universidade Federal de Mato Grosso possa receber uma prova internacional esportiva, para que o estado mostre a capacidade de organizar eventos de grande porte no atletismo. O outro pedido é que Mato Grosso tenha um espaço para mostrar suas potencialidades durante as Olimpíadas no Rio de Janeiro, ideia elogiada pelo ministro.

Em Chapada será feita uma programação diferenciada para que a tocha passe pelos pontos turísticos locais. O secretário adjunto de turismo Luis Carlos Nigro aproveitará a vinda de representantes do comitê Rio 16 para conversar sobre a possibilidade de a tocha passar pelos municípios de Nobres e Poconé, e na Transpantaneira. Outras reuniões serão realizadas ao longo do desta quinta-feira para discutir a logística e a segurança do revezamento da tocha em Mato Grosso. Também participaram do evento Olavo Noleto, Secretário de Assuntos Federativos da Presidência, General Marco Aurélio Costa Vieira, membro diretor do Comitê Organizador da Rio 2016, Adirson de Castro, paratleta mato-grossense e os prefeitos Mauro Mendes, de Cuiabá, Lucimar Campos, de Várzea Grande e Lisu Koberstain, de Chapada dos Guimarães. 

Fonte: GOV MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Nota do Enem amplia acesso ao ensino superior em 2026

Publicados

em

A divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no dia 16 de janeiro de 2026, abriu novas possibilidades para estudantes que pretendem ingressar no ensino superior ainda neste ano. Além de ser o principal critério de seleção para universidades públicas, por meio de sistemas como o Sisu, a nota do exame também é amplamente aceita por instituições privadas como forma alternativa de ingresso, dispensando o vestibular tradicional.

Em faculdades particulares, o uso da nota do Enem tem se consolidado como um caminho mais prático para quem deseja iniciar ou retomar a graduação. A modalidade permite concorrer a vagas em diferentes cursos, com processos simplificados e maior agilidade na matrícula.

Outro benefício importante é que o desempenho no Enem é requisito para programas federais de incentivo à educação, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que possibilita o parcelamento das mensalidades, e o Programa Universidade para Todos (Prouni), responsável pela concessão de bolsas integrais e parciais em instituições privadas.

Além das políticas públicas, algumas instituições oferecem condições especiais para novos alunos que utilizam a nota do Enem, como descontos diretos nas mensalidades, facilitando o acesso ao ensino superior e reduzindo o impacto financeiro da graduação.

Leia Também:  VÍDEO: Um caminhão pegou fogo na Serra do Mangaval, na região de Cáceres e deixo o trânsito interditado, na manhã deste domingo, na BR 070. Imagens do site @caceresnoticias

Segundo a diretora da Faculdade Serra Dourada, Daiane Oliveira, o exame cumpre um papel fundamental na democratização do acesso à educação. “O Enem amplia as possibilidades de ingresso e permite que o estudante escolha a melhor forma de iniciar sua graduação, seja por meio de bolsas, financiamentos ou benefícios institucionais”, ressalta.

A orientação é que os candidatos fiquem atentos aos prazos e busquem informações diretamente nas instituições de interesse para conhecer os cursos disponíveis, as formas de ingresso com a nota do Enem e as condições oferecidas para novos alunos em 2026.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA