MATO GROSSO
Governador: “Estamos incorporando na administração pública as práticas de excelência do mundo privado, como premiações”
MATO GROSSO
Dois projetos do Governo de Mato Grosso venceram o Prêmio Boas Práticas do Consórcio BrC
O pronunciamento ocorreu durante a 2ª edição do Prêmio Boas Práticas do Consórcio Brasil Central (BrC), em Brasília, nesta terça-feira (23.01). A premiação dá destaque a iniciativas inovadoras na gestão pública dos Estados que fazem parte do Consórcio – Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Maranhão, Rondônia e Tocantins, e o Distrito Federal.
“Estamos incorporando na administração pública as práticas de excelência do mundo privado, como premiar gestores pelo trabalho e competência. A busca pelo reconhecimento e satisfação em saber que seu trabalho faz a diferença no Estado pode trazer melhores resultados para nossa população”, afirmou.
Mauro também destacou a troca de experiências entre os Estados do Consórcio BrC para a melhoria da gestão pública.
“Por meio do compartilhamento de práticas que estão dando certo, não precisamos ficar experimentando alternativas e tentando caminhos diferentes. Podemos cortar caminho e aplicar soluções já implantadas”.
Mauro defendeu o estímulo da competitividade na gestão pública por meio de premiações para garantir mais eficiência e economia aos Estados.
“A competição é algo que leva à evolução, seja no esporte ou na administração pública. Estimular os nossos gestores por meio do reconhecimento de sua produtividade, competência e iniciativas que fazem a diferença, garante a construção de um Estado mais eficiente, que cuida melhor do dinheiro público e traz excelentes resultados. Com eficiência você arrecada, gasta e entrega melhor”, argumentou.
Na 2ª edição do Prêmio Boas Práticas, dois projetos do Governo de Mato Grosso venceram em suas categorias.
A Plataforma Unificada de Serviços Digitais da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) ficou em primeiro lugar na categoria Gestão Pública e na classificação geral.
Já o Projeto Capacitação com Qualidade de Vida e Resultados da Secretaria de Segurança Pública (Sesp) foi o vencedor na categoria Segurança Pública.
Premiação em MT
Durante o Fórum, Mauro citou o Prêmio de Eficiência e Inovação do Governo de Mato Grosso, que dará R$ 5 milhões em prêmios aos primeiros colocados nas categorias de Redução de Custos e Melhoria de Receita Pública, Satisfação do Cidadão e Transformação Digital.
“É uma demonstração do quanto nós acreditamos nessa motivação da competição e produção de resultados. No fim das contas, os servidores são os que executam as importantes tarefas e missões que nós, governadores, idealizamos. Alguns podem dizer que é muito dinheiro, mas uma única ação da Secretaria de Educação de Mato Grosso deu uma economia de R$ 300 milhões aos cofres”, explicou.
O governador do Maranhão, Carlos Brandão, demonstrou interesse em aplicar a mesma premiação em seu Estado.
“Nós criamos a Secretaria de Redução de Custos, que conseguiu economizar cerca de meio bilhão de reais, mas não houve o estímulo da premiação. Mauro está fazendo uma grande gestão em Mato Grosso e trouxe sua experiência ao nosso consórcio. Quero replicar este prêmio lá”, disse.
MATO GROSSO
Nota do Enem amplia acesso ao ensino superior em 2026
A divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no dia 16 de janeiro de 2026, abriu novas possibilidades para estudantes que pretendem ingressar no ensino superior ainda neste ano. Além de ser o principal critério de seleção para universidades públicas, por meio de sistemas como o Sisu, a nota do exame também é amplamente aceita por instituições privadas como forma alternativa de ingresso, dispensando o vestibular tradicional.
Em faculdades particulares, o uso da nota do Enem tem se consolidado como um caminho mais prático para quem deseja iniciar ou retomar a graduação. A modalidade permite concorrer a vagas em diferentes cursos, com processos simplificados e maior agilidade na matrícula.
Outro benefício importante é que o desempenho no Enem é requisito para programas federais de incentivo à educação, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que possibilita o parcelamento das mensalidades, e o Programa Universidade para Todos (Prouni), responsável pela concessão de bolsas integrais e parciais em instituições privadas.
Além das políticas públicas, algumas instituições oferecem condições especiais para novos alunos que utilizam a nota do Enem, como descontos diretos nas mensalidades, facilitando o acesso ao ensino superior e reduzindo o impacto financeiro da graduação.
Segundo a diretora da Faculdade Serra Dourada, Daiane Oliveira, o exame cumpre um papel fundamental na democratização do acesso à educação. “O Enem amplia as possibilidades de ingresso e permite que o estudante escolha a melhor forma de iniciar sua graduação, seja por meio de bolsas, financiamentos ou benefícios institucionais”, ressalta.
A orientação é que os candidatos fiquem atentos aos prazos e busquem informações diretamente nas instituições de interesse para conhecer os cursos disponíveis, as formas de ingresso com a nota do Enem e as condições oferecidas para novos alunos em 2026.