Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Governo apresenta potencial de produção de amendoim e gergelim no 1º Encontro Latino-americano

Publicados

MATO GROSSO


O 1º Encontro Latino-americano do Amendoim e Gergelim (Elage) reúne participantes do Brasil, Paraguai, Argentina e Estados Unidos nesta quinta-feira (14.04), no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá. O evento encerra a programação do 8º Fórum Brasileiro do Feijão, Pulses e Colheitas Especiais, que ocorreu ao longo da semana.

O Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento (Sedec-MT), é um dos expositores do encontro, promovido pelo Instituto Brasileiro do Feijão e Pulses (Ibrafe) em parceria com a Associação dos Produtores de Feijão, Pulses, Grãos Especiais e Irrigantes de Mato Grosso (Aprofir) e instituições apoiadoras.

No estande, a Sedec apresenta o potencial de produção das duas culturas no Estado, as áreas mais propícias para a produção das oleaginosas e prospecção de negócios em Mato Grosso.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso, César Miranda, ser parceiro em eventos dessa proporção só mostra o quanto o Estado tem potencial de crescimento no agronegócio.

“Poder participar de eventos que reúnem as maiores autoridades e pesquisadores dessas culturas na América Latina demonstra o quanto Mato Grosso é reconhecido pela sua produção agropecuária e o quanto tem a contribuir em segurança alimentar para o Brasil e o mundo. São culturas relativamente novas para o Estado, mas estamos em processo de expansão das áreas plantadas”, relata Miranda.

Leia Também:  Pagamento do IPVA 2023 com desconto é prorrogado para o dia 12 junho

Confira abaixo a programação completa de painéis e palestras do 1º Elage:

8h15 às 8h55 – Mercado mundial de amendoim;

9h às 9h30 – Manejo do amendoim no Cerrado – As pesquisas em andamento;

9h35 às 10h05 – A contribuição do Instituto Agro (IAC) para o desenvolvimento da cultura do amendoim no Brasil;

10h10 às 10h45 – A cadeia do amendoim na Argentina;

10h50 às 11h20 – A evolução do amendoim na Argentina – Uma abordagem histórica;

11h25 às 12h15 – Modelo mato-grossense de apoio à pesquisa – Desafios da cadeia do amendoim no Brasil;

12h20 às 13h25 – Almoço;

13h30 às 14h15 – Gergelim – Avanços no melhoramento genético;

14h20 às 14h45 – O mercado mundial e o Brasil;

14h50 às 16h10 – Gergelim – Mercado Mundial;

16h15 às 16h30 – Nematoides em gergelim: oportunidades e desafios.

Saiba mais sobre o evento acessando AQUI.

Fonte: GOV MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Nota do Enem amplia acesso ao ensino superior em 2026

Publicados

em

A divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no dia 16 de janeiro de 2026, abriu novas possibilidades para estudantes que pretendem ingressar no ensino superior ainda neste ano. Além de ser o principal critério de seleção para universidades públicas, por meio de sistemas como o Sisu, a nota do exame também é amplamente aceita por instituições privadas como forma alternativa de ingresso, dispensando o vestibular tradicional.

Em faculdades particulares, o uso da nota do Enem tem se consolidado como um caminho mais prático para quem deseja iniciar ou retomar a graduação. A modalidade permite concorrer a vagas em diferentes cursos, com processos simplificados e maior agilidade na matrícula.

Outro benefício importante é que o desempenho no Enem é requisito para programas federais de incentivo à educação, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que possibilita o parcelamento das mensalidades, e o Programa Universidade para Todos (Prouni), responsável pela concessão de bolsas integrais e parciais em instituições privadas.

Além das políticas públicas, algumas instituições oferecem condições especiais para novos alunos que utilizam a nota do Enem, como descontos diretos nas mensalidades, facilitando o acesso ao ensino superior e reduzindo o impacto financeiro da graduação.

Leia Também:  Pagamento do IPVA 2023 com desconto é prorrogado para o dia 12 junho

Segundo a diretora da Faculdade Serra Dourada, Daiane Oliveira, o exame cumpre um papel fundamental na democratização do acesso à educação. “O Enem amplia as possibilidades de ingresso e permite que o estudante escolha a melhor forma de iniciar sua graduação, seja por meio de bolsas, financiamentos ou benefícios institucionais”, ressalta.

A orientação é que os candidatos fiquem atentos aos prazos e busquem informações diretamente nas instituições de interesse para conhecer os cursos disponíveis, as formas de ingresso com a nota do Enem e as condições oferecidas para novos alunos em 2026.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA