MATO GROSSO
Juara e Pontes e Lacerda abrem segunda etapa dos jogos regionais nesta sexta-feira (28)
MATO GROSSO
Em Juara (695 Km de Cuiabá), que sedia a etapa da região Noroeste, a abertura será no Ginásio de Esportes Ângelo Sinval Riva. Já em Pontes e Lacerda (443 Km da Capital), da etapa da região Sudoeste, o ato acontecerá no Miniestádio Nivaldo Assunção. Em ambos locais a competição segue até 03 de maio.
Nas etapas regionais, as equipes escolares e as seleções dos municípios disputam jogos e o título da região para terem vaga nas suas modalidades das etapas estaduais, programadas para julho. Leia aqui o calendário completo.
Estudantes de 12 a 14 anos participam dos Jogos Escolares Mato-grossenses e aqueles de 15 a 17 anos disputam os Jogos Estudantis de Seleções Mato-grossenses. As duas competições têm equipes masculinas e femininas. As fases regionais dos dois eventos são das modalidades coletivas de basquete, futsal, handebol e vôlei.
O secretário Adjunto de Esporte e Lazer, David Moura, destaca o aumento da participação dos atletas nos jogos e a mobilização feita nos municípios. “Algo muito legal dos Jogos Escolares e Estudantis é que todas as etapas estão com maior número de atletas do que o ano passado. Isso já é um sucesso”, comemorou.
“Nós sabemos como os jogos movimentam os municípios e fazem com que eles se mobilizem e realizem suas etapas municipais para mandarem atletas para os regionais”, lembrou sobre a importância dos jogos para as cidades.
A primeira etapa dos Jogos Escolares e Estudantis de Seleções Mato-grossenses aconteceu simultânea em Arenápolis e Alta Floresta, entre 21 e 26 de abril.
Serviço
Jogos Escolares e Estudantis Juara – Abertura
Data: 28/4/2023
Horário: 19h30
Local: Ginásio de Esportes Ângelo Sinval Riva | Rua Denílson de Brida, 1 – Juara
Jogos Escolares e Estudantis Juara – Pontes e Lacerda
Data: 28/4/2023
Horário: 19h30
Local: Miniestádio Nivaldo Assunção | Endereço: Rua Imbaubas, Morada da Serra – Pontes e Lacerda
Fonte: Governo MT – MT
MATO GROSSO
Nota do Enem amplia acesso ao ensino superior em 2026
A divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no dia 16 de janeiro de 2026, abriu novas possibilidades para estudantes que pretendem ingressar no ensino superior ainda neste ano. Além de ser o principal critério de seleção para universidades públicas, por meio de sistemas como o Sisu, a nota do exame também é amplamente aceita por instituições privadas como forma alternativa de ingresso, dispensando o vestibular tradicional.
Em faculdades particulares, o uso da nota do Enem tem se consolidado como um caminho mais prático para quem deseja iniciar ou retomar a graduação. A modalidade permite concorrer a vagas em diferentes cursos, com processos simplificados e maior agilidade na matrícula.
Outro benefício importante é que o desempenho no Enem é requisito para programas federais de incentivo à educação, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que possibilita o parcelamento das mensalidades, e o Programa Universidade para Todos (Prouni), responsável pela concessão de bolsas integrais e parciais em instituições privadas.
Além das políticas públicas, algumas instituições oferecem condições especiais para novos alunos que utilizam a nota do Enem, como descontos diretos nas mensalidades, facilitando o acesso ao ensino superior e reduzindo o impacto financeiro da graduação.
Segundo a diretora da Faculdade Serra Dourada, Daiane Oliveira, o exame cumpre um papel fundamental na democratização do acesso à educação. “O Enem amplia as possibilidades de ingresso e permite que o estudante escolha a melhor forma de iniciar sua graduação, seja por meio de bolsas, financiamentos ou benefícios institucionais”, ressalta.
A orientação é que os candidatos fiquem atentos aos prazos e busquem informações diretamente nas instituições de interesse para conhecer os cursos disponíveis, as formas de ingresso com a nota do Enem e as condições oferecidas para novos alunos em 2026.