Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Laudo constata DNA nas partes íntimas de vítima de 13 anos e desmente versão de pedreiro

Publicados

MATO GROSSO

Um laudo da Perícia Oficial de Identificação Técnica (Politec) comprovou que o material genético coletado nas partes íntimas da adolescente Manuela Calvi Cardoso, 13 anos, é compatível com a amostra de DNA do pedreiro Gilberto Rodrigues dos Anjos, 32 anos. O resultado desmente a versão apresentada pelo investigado em depoimento de que não teve relação carnal com a vítima.

A mãe e três filhas foram encontradas mortas no dia 27 de novembro. Elas foram brutalmente assassinadas por um pedreiro que trabalhava e morava em uma obra no terreno ao lado da casa delas. Algumas horas após a descoberta do crime, o assassino foi identificado e preso em flagrante, enquanto trabalhava normalmente.

Em depoimento, o criminoso confessou o crime e alegou que não tinha intenção de matar as vítimas e nem abusar delas, mas sim roubar. No interrogatório, o criminoso alegou que teria passado os dedos nas partes íntimas das vítimas enquanto elas agonizavam, e não teria tido conjunção carnal.

No entanto, uma dos laudos realizados pela Politec comprovaram que a alegação do autor do crime não era verídica, pois havia material genético do criminoso nas partes íntimas da vítima. O documento foi anexado no inquérito policial.

Leia Também:  Governo assina 42 convênios para investir R$ 194 milhões na infraestrutura dos municípios

Os laudos periciais da mãe de Manuela, Cleci Calvi Cardoso, 46 anos, e das irmãs Miliani Calvi Cardoso, 19 anos, e Melissa Calvi Cardoso, 10 anos, deverão ficar prontos nos próximos dias, pois ainda estão sendo processadas as amostras de material genético.

Autor: Leia Agora, Eloany Nascimento – Foto: Reprodução

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Nota do Enem amplia acesso ao ensino superior em 2026

Publicados

em

A divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no dia 16 de janeiro de 2026, abriu novas possibilidades para estudantes que pretendem ingressar no ensino superior ainda neste ano. Além de ser o principal critério de seleção para universidades públicas, por meio de sistemas como o Sisu, a nota do exame também é amplamente aceita por instituições privadas como forma alternativa de ingresso, dispensando o vestibular tradicional.

Em faculdades particulares, o uso da nota do Enem tem se consolidado como um caminho mais prático para quem deseja iniciar ou retomar a graduação. A modalidade permite concorrer a vagas em diferentes cursos, com processos simplificados e maior agilidade na matrícula.

Outro benefício importante é que o desempenho no Enem é requisito para programas federais de incentivo à educação, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que possibilita o parcelamento das mensalidades, e o Programa Universidade para Todos (Prouni), responsável pela concessão de bolsas integrais e parciais em instituições privadas.

Além das políticas públicas, algumas instituições oferecem condições especiais para novos alunos que utilizam a nota do Enem, como descontos diretos nas mensalidades, facilitando o acesso ao ensino superior e reduzindo o impacto financeiro da graduação.

Leia Também:  Rotam prende homem e apreende adolescentes com porções de maconha em Várzea Grande

Segundo a diretora da Faculdade Serra Dourada, Daiane Oliveira, o exame cumpre um papel fundamental na democratização do acesso à educação. “O Enem amplia as possibilidades de ingresso e permite que o estudante escolha a melhor forma de iniciar sua graduação, seja por meio de bolsas, financiamentos ou benefícios institucionais”, ressalta.

A orientação é que os candidatos fiquem atentos aos prazos e busquem informações diretamente nas instituições de interesse para conhecer os cursos disponíveis, as formas de ingresso com a nota do Enem e as condições oferecidas para novos alunos em 2026.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA