MATO GROSSO
Lavagem das escadarias da Igreja do Rosário e São Benedito será neste sábado (25)
MATO GROSSO
A 6ª edição da lavagem das escadarias da Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, em Cuiabá, será realizada neste sábado (25.06). O evento é um ato cultural de tradição, lembranças, memória que reverencia os ancestrais e louva o santo negro São Benedito.
A abertura será às 5h, no Museu de Imagem e Som de Cuiabá (MISC), localizado na rua 7 de setembro, nº 349, Centro Norte. Os participantes sairão às 7h, em uma caminhada com cânticos, louvores e hinos religiosos, toque de tambores, danças e água de cheiro, e seguirão até a Igreja do Rosário e São Benedito, para a lavagem das escadarias.
“O ato de lavar as escadarias e saudar seus antepassados marca um movimento de congregação e compartilhamento de crenças, sentimentos de paz, amor e fé. Um encontro que celebra as nossas diferenças e constrói uma ponte para uma sociedade baseada no respeito e na união entre as múltiplas visões de mundo”, destaca o secretário adjunto de Cultura da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), Jan Moura.
A lavagem das escadarias tem como objetivo promover a igualdade racial e cultural dizendo não a todas as formas de racismo, violência, discriminação e intolerância religiosa, bem como dar visibilidade às ações culturais das comunidades quilombolas, povos de terreiros e religiões de matrizes africanas.
“Para nós da Secel-MT, se fazer presente é manifestar nosso respeito, mas também a afirmação que as práticas religiosas são manifestações culturais milenares e que merecem a nossa atenção e fomento”, ressalta Jan.
Programação
05h – Abertura no Museu de Imagem e Som de Cuiabá (MISC)
05h45 – Café da Manhã
06h30 – Entrega das quartinhas
07h – Inicio do deslocamento para a Igreja do Rosário e São Benedito
08h – Concentração na Igreja
09h – Inicio da caminhada por uma cultura de Paz
12h – Encerramento
12h15 – Recolhimento do Patrimônio (quartinhas, vassouras e adornos)
12h30 – Deslocamento para o Clube
13h – Feijoada de Confraternização
17h – Encerramento do evento
MATO GROSSO
Nota do Enem amplia acesso ao ensino superior em 2026
A divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no dia 16 de janeiro de 2026, abriu novas possibilidades para estudantes que pretendem ingressar no ensino superior ainda neste ano. Além de ser o principal critério de seleção para universidades públicas, por meio de sistemas como o Sisu, a nota do exame também é amplamente aceita por instituições privadas como forma alternativa de ingresso, dispensando o vestibular tradicional.
Em faculdades particulares, o uso da nota do Enem tem se consolidado como um caminho mais prático para quem deseja iniciar ou retomar a graduação. A modalidade permite concorrer a vagas em diferentes cursos, com processos simplificados e maior agilidade na matrícula.
Outro benefício importante é que o desempenho no Enem é requisito para programas federais de incentivo à educação, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que possibilita o parcelamento das mensalidades, e o Programa Universidade para Todos (Prouni), responsável pela concessão de bolsas integrais e parciais em instituições privadas.
Além das políticas públicas, algumas instituições oferecem condições especiais para novos alunos que utilizam a nota do Enem, como descontos diretos nas mensalidades, facilitando o acesso ao ensino superior e reduzindo o impacto financeiro da graduação.
Segundo a diretora da Faculdade Serra Dourada, Daiane Oliveira, o exame cumpre um papel fundamental na democratização do acesso à educação. “O Enem amplia as possibilidades de ingresso e permite que o estudante escolha a melhor forma de iniciar sua graduação, seja por meio de bolsas, financiamentos ou benefícios institucionais”, ressalta.
A orientação é que os candidatos fiquem atentos aos prazos e busquem informações diretamente nas instituições de interesse para conhecer os cursos disponíveis, as formas de ingresso com a nota do Enem e as condições oferecidas para novos alunos em 2026.