Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Levantamento aponta que quase 140 mil pessoas estão sem assistência médica em Cuiabá

Publicados

MATO GROSSO

O Gabinete de Intervenção do governo de Mato Grosso divulgou nesta quarta-feira (4) que cerca de 139 mil moradores estão desassistidos em Cuiabá devido à falta de médicos nos postos de saúde. Conforme o levantamento, há falta de 31 médicos de saúde da família. Cada equipe deveria ser responsável pelo cuidado de, em média, 4,5 mil pessoas.

A prefeitura informou, em nota, que entrou em contato com os ex-gestores da pasta, Suellen Alencar e Gilmar, que citaram que a situação possui como causa uma série de eventos que fogem ao âmbito da administração e elencaram que, em cumprimento a um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), firmado junto ao Tribunal de Justiça, foi realizada a substituição de profissionais de saúde da rede contratados por profissionais que passaram no processo seletivo simplificado.

“Entre os exonerados, há muitos médicos que trabalhavam em unidades básicas de saúde. Foram realizados dois processos seletivos, mesmo assim as vagas não foram preenchidas. Ato contínuo, a SMS convocou a realização de concurso público a ser realizado no final deste mês”, explicou.

Leia Também:  Conselheiro destaca ações do TCE-MT em reunião técnica com Governo de Minas Gerais

Além da falta de profissionais de saúde, o boletim divulgado pelo estado aponta ainda a ausência de medicamentos de uso contínuo para tratamento de doenças crônicas, como diabetes e hipertensão, além de insumos, nas unidades de saúde do município.

Ainda durante levantamento preliminar, foi encontrado um rombo financeiro de mais de R$ 356 milhões. As dívidas encontradas são referentes aos anos de 2020 a 2022 com fornecedores, despesas sem contratos, INSS e FGTS. Os ex-gestores, no entanto, afirmam que os números foram apresentados de forma indiscriminada, sem apontamentos detalhados, e que divulgarão um levantamento criterioso sobre restos a pagar.

A intervenção do estado na Saúde de Cuiabá foi determinada pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso, no dia 28 de dezembro, atendendo pedido do Ministério Público Estadual.

O governador Mauro Mendes nomeou como interventor o procurador do Estado Hugo Fellipe Lima, que assumiu a função no dia 29 de dezembro. O período da intervenção é de 6 meses ou até que sejam cumpridos os quesitos previstos na representação proposta pelo MP.

Leia Também:  Número de alunos matriculados em escolas estaduais militares aumenta 23,5% em 2023

 

Fonte: O Documento

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Nota do Enem amplia acesso ao ensino superior em 2026

Publicados

em

A divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no dia 16 de janeiro de 2026, abriu novas possibilidades para estudantes que pretendem ingressar no ensino superior ainda neste ano. Além de ser o principal critério de seleção para universidades públicas, por meio de sistemas como o Sisu, a nota do exame também é amplamente aceita por instituições privadas como forma alternativa de ingresso, dispensando o vestibular tradicional.

Em faculdades particulares, o uso da nota do Enem tem se consolidado como um caminho mais prático para quem deseja iniciar ou retomar a graduação. A modalidade permite concorrer a vagas em diferentes cursos, com processos simplificados e maior agilidade na matrícula.

Outro benefício importante é que o desempenho no Enem é requisito para programas federais de incentivo à educação, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que possibilita o parcelamento das mensalidades, e o Programa Universidade para Todos (Prouni), responsável pela concessão de bolsas integrais e parciais em instituições privadas.

Além das políticas públicas, algumas instituições oferecem condições especiais para novos alunos que utilizam a nota do Enem, como descontos diretos nas mensalidades, facilitando o acesso ao ensino superior e reduzindo o impacto financeiro da graduação.

Leia Também:  VÍDEO: Foi inaugurada na manhã desta quarta-feira, a reforma do complexo esportivo do bairro Cidade Verde, em Cuiabá.

Segundo a diretora da Faculdade Serra Dourada, Daiane Oliveira, o exame cumpre um papel fundamental na democratização do acesso à educação. “O Enem amplia as possibilidades de ingresso e permite que o estudante escolha a melhor forma de iniciar sua graduação, seja por meio de bolsas, financiamentos ou benefícios institucionais”, ressalta.

A orientação é que os candidatos fiquem atentos aos prazos e busquem informações diretamente nas instituições de interesse para conhecer os cursos disponíveis, as formas de ingresso com a nota do Enem e as condições oferecidas para novos alunos em 2026.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA