MATO GROSSO
Lucas do Rio Verde é a 4ª cidade que mais gera empregos no Brasil; primeira em MT
MATO GROSSO
Lucas do Rio Verde é a 4º cidade que mais gera empregos no Brasil, relativos aos municípios com até 80 mil habitantes, ficando atrás somente de Itapema (SC), Lençóis Paulista (SP) e Cristalina (GO). Em MT, o município luverdense lidera, seguido das cidades de Barra do Garças e Primavera do Leste. Os dados foram computados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).
Segundo o Sistema Nacional de Emprego (Sine), 1.546 pessoas foram inseridas no mercado de trabalho por intermédio do departamento em 2022 na cidade mato-grossense. De acordo com o Caged, o município teve 22.021 admissões e 19.572 desligamentos, gerando assim um saldo positivo de 2.449 na geração de empregos.
O saldo foi de 267.791 na região Centro-Oeste, enquanto no estado de Mato Grosso foi de 65.890. O saldo de empregos é quando o número de admissões supera o número de desligamentos no período avaliado.
Conforme mostra o painel da Caged, o maior setor de crescimento nas contratações foi de construção, seguido pelo de serviços, comércio, agropecuária e indústria em Lucas do Rio Verde. Já no estado, o setor de serviços lidera o crescimento, seguido comércio, construção, agropecuária e indústria.
“Nos últimos meses do ano, notamos uma queda na geração de empregos, bem diferente dos anos anteriores. Acreditamos que isso foi causado também por conta do cenário político no país. Mas, apesar disso, ainda somos a primeira cidade do estado em geração de emprego e o cenário deve melhorar. Esse ano, além das novas indústrias que já vão se instalar no município, também entregaremos uma nova área do Espaço do Empreender (Industrial VI), destinada às empresas”, explicou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Cidade, Welligton Souto.
Sobre o SINE
O Sine é uma ferramenta do Ministério do Trabalho que facilita a intermediação da mão de obra com o empregador. Por meio das vagas captadas junto a empregadores, o sistema reduz o tempo de espera. Além disso, o Sine realiza o intermédio entre a vaga e o candidato, facilitando a seleção ao empregador.
O atendimento é gratuito tanto para a empresa como para o trabalhador. Para anunciar vagas, as empresas devem procurar o Sine e realizar o preenchimento do formulário.
Em Lucas do Rio Verde, o Sine está localizado na Galeria Central de Serviços, na Avenida Paraná, nº 766 S, próximo à Avenida Goiás, no Centro. O horário de atendimento é de segunda a quinta-feira, das 7h às 15h, e sexta-feira, das 7h às 13h.
Os candidatos devem apresentar documentos pessoais: RG, CPF, carteira de trabalho e levar também currículo atualizado. Estão sendo disponibilizadas 100 senhas por dia.
MATO GROSSO
CONCEEL-EMT participa de evento que discute o futuro da energia no Brasil
Os conselheiros do Conselho de Consumidores da Energisa Mato Grosso (CONCEEL-EMT estão participando nesta quinta e sexta-feira (28) do XXV Encontro Nacional de Conselhos de Consumidores de Energia Elétrica, realizado em Belém. A cidade, que recentemente sediou a COP 30, volta a receber importantes debates sobre energia, sustentabilidade e justiça social. O evento está sendo realizado no Hotel Princesa Louçã.
A participação dos conselheiros do CONCEEL-EMT tem como objetivo acompanhar de perto as discussões e painéis da programação, que este ano tem como tema central: “Mudanças climáticas e justiça energética: desafios e propostas para acesso à energia limpa e preços justos”.
Durante o encontro, os representantes do conselho estão presentes em mesas redondas, apresentações técnicas e diálogos que abordam temas essenciais para o setor elétrico. A iniciativa reúne representantes de todo o país.
“Participar do encontro nacional é fundamental para aprofundar o debate sobre direitos dos consumidores, acompanhar tendências do setor elétrico e contribuir para propostas que promovam justiça energética, sustentabilidade e preços mais equilibrados”, ressaltou o Benedito Paulo de Abreu, vice-presidente do CONCEEL-EMT.
Sobre o CONCEEL-EMT
O conselho tem como objetivo orientar, analisar e opinar sobre questões relacionadas ao fornecimento, às tarifas e à adequação dos serviços prestados ao consumidor final. O conselho não possui relação de subordinação com a distribuidora Energisa/MT e é composto por representantes das seguintes classes de consumo: residencial, comercial, industrial, rural e poder público.
-
MATO GROSSO7 dias atrásEm júri popular, movimentos sociais condenam empresas por danos à Amazônia e seus povos
-
MATO GROSSO6 dias atrásCONCEEL-EMT participa de evento que discute o futuro da energia no Brasil
-
MATO GROSSO7 dias atrásCampeonato de kickboxing 100% profissional reúne 14 lutas e disputa de cinturão no Palácio das Artes Marciais
-
MATO GROSSO7 dias atrásAssembleia Legislativa homenageia Intermat pelos 50 anos e SINTAP-MT destaca legado dos servidores na construção fundiária do Estado
-
ARTIGOS6 dias atrásNova técnica de biópsia de próstata oferece mais segurança e precisão