MATO GROSSO
Lúdio diz que nova operação contra Prefeitura “envergonha Cuiabá”
MATO GROSSO
Pré-candidato a prefeito de Cuiabá, o deputado estadual Lúdio Cabral (PT) afirmou que a 20ª operação policial contra a gestão do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) “envergonha os cuiabanos”.
Na terça-feira (28), a Polícia Federal deflagrou a Operação Miasma, contra um esquema de fraude à licitação e peculato na Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
Entre os alvos dos 32 mandados de busca e apreensão estão Antonio Kuhn e Ernani Rezende Kuhn, que são irmão e sobrinho da primeira-dama de Cuiabá, Márcia Pinheiro.
“É lamentável que mais uma vez recursos da Saúde Municipal sejam objeto de questionamento e investigação em uma operação policial”, afirmou.
“É muito triste. [Espero] que esses processos de investigação se aprofundem, que haja o amplo direito de defesa dos acusados, mas que isso nos envergonha e nos entristece é fato”, acrescentou.
Para Lúdio, a Saúde de Cuiabá vive um problema estrutural que vem se agravando pelo uso indevido de recursos públicos que poderiam estar sendo utilizados para resolver a demanda da população.
Com o período eleitoral se aproximando, o deputado acredita que essa crise da Saúde irá exigir um preparo ainda maior dos candidatos à sucessão do Palácio Alencastro.
“Vai exigir de quem se apresentar para a disputa das eleições um compromisso da mais severa e cuidadosa gestão possível dos recursos da saúde para que a gente dê conta de superar os problemas”, disse.
Aproximação com o Estado
Novamente o petista se mostrou favorável a uma aproximação com o Governo do Estado para, segundo ele, superar os problemas que ocorrem na Capital.
Lúdio afirmou que, caso seja eleito, uma de suas prioridades será construir esse diálogo e boa relação entre o Estado e o Município, que hoje não existe.
“A minha disposição é para imediatamente, antes mesmo da posse, construir uma agenda de diálogo com o governador, com o presidente da República, com o ministério das áreas críticas, para já ir encaminhando propostas”, disse.
“Para que quando assumir o mandato como prefeito a gente já possa colocar em prática essas medidas”, completou.
MATO GROSSO
Nota do Enem amplia acesso ao ensino superior em 2026
A divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no dia 16 de janeiro de 2026, abriu novas possibilidades para estudantes que pretendem ingressar no ensino superior ainda neste ano. Além de ser o principal critério de seleção para universidades públicas, por meio de sistemas como o Sisu, a nota do exame também é amplamente aceita por instituições privadas como forma alternativa de ingresso, dispensando o vestibular tradicional.
Em faculdades particulares, o uso da nota do Enem tem se consolidado como um caminho mais prático para quem deseja iniciar ou retomar a graduação. A modalidade permite concorrer a vagas em diferentes cursos, com processos simplificados e maior agilidade na matrícula.
Outro benefício importante é que o desempenho no Enem é requisito para programas federais de incentivo à educação, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que possibilita o parcelamento das mensalidades, e o Programa Universidade para Todos (Prouni), responsável pela concessão de bolsas integrais e parciais em instituições privadas.
Além das políticas públicas, algumas instituições oferecem condições especiais para novos alunos que utilizam a nota do Enem, como descontos diretos nas mensalidades, facilitando o acesso ao ensino superior e reduzindo o impacto financeiro da graduação.
Segundo a diretora da Faculdade Serra Dourada, Daiane Oliveira, o exame cumpre um papel fundamental na democratização do acesso à educação. “O Enem amplia as possibilidades de ingresso e permite que o estudante escolha a melhor forma de iniciar sua graduação, seja por meio de bolsas, financiamentos ou benefícios institucionais”, ressalta.
A orientação é que os candidatos fiquem atentos aos prazos e busquem informações diretamente nas instituições de interesse para conhecer os cursos disponíveis, as formas de ingresso com a nota do Enem e as condições oferecidas para novos alunos em 2026.