Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Mãe e filha, empresárias presas em operação lavavam dinheiro do tráfico de drogas em restaurante

Publicados

MATO GROSSO

As empresárias Lilian Filomena da Silva, 50 anos, e Larissa Rita da Silva Batista, 24, foram presas na manhã desta quarta-feira (7), durante a Operação Efialtes deflagrada pela Corregedoria da Polícia Civil. Mãe e filha, elas seriam responsáveis por lavar dinheiro da venda do entorpecente subtraído de uma delegacia. A droga era substituída por tijolo, gesso, isopor e areia e a polícia descobriu a alteração do material durante uma incineração realizada em abril deste ano em Cáceres (220 km de Cuiabá).

Leia também:
Policiais roubavam droga apreendida para vender a traficantes desde 2015 e já teriam subtraído uma tonelada de entorpecentes

Lilian é professora, ex-servidora da Câmara Municipal e ex-candidata a vereadora pelo Cidadania. Ela e a filha são proprietárias de um restaurante na avenida Tancredo Neves, na rua Tiradentes, no Centro. 

Em agosto deste ano, Lilian protagonizou um caso de ameaça praticado pelo policial civil Luismar Castrilon, 50 anos, preso por crime de agiotagem na operação Loan Shark e também alvo da Operação Efialtes.

Leia Também:  Garcia: "Saúde não será palco de palanque político de ninguém"

O servidor teria ameaçado matar a professora e em depoimento à Polícia Civil, Lilian disse que teria contraído empréstimo de R$ 150 mil com Luismar. Porém, segundo a versão da professora, Luismar teria passado a cobrar R$ 1 milhão como pagamento. O policial chegou a enviar um áudio para a filha dizendo que ela iria ver a mãe “morta e estendida”.

Diferente da versão de empréstimo, a polícia teria descoberto que elas lavavam dinheiro do esquema e que a confusão teria sido causada porque Lilian não teria devolvido a Luismar uma certa quantia em dinheiro. 

Outros alvos

Uma faxineira da Central de Flagrantes (Cisc) e a filha dela estão entre os presos. Maria Lúcia da Silva e Ariane da Silva Almeida seriam os auxiliares de policiais civis do Cisc (1ª DP) e da Defron que desviavam drogas apreendidas na fronteira entre Mato Grosso e Bolívia. Leia mais AQUI

Também foram identificados como alvos cinco policiais civis. São eles: Antônio Mamedes (também é suplente de vereador e está foragido), Luismar Castrillon Ramos, de 50 anos, Ariovaldo Marques Aguilar, Sérgio Amâncio da Cruz e Paulo Sérgio Alonso. Outros envolvidos na organização criminosa são: Túlio Senabio do Carmo, a esposa de Mamedes e Larissa Rita da Silva Batista, 24 anos.

Leia Também:  Kalil rebate acusações sobre máfia de caminhões-pipas e diz que problema é crônico na cidade

OLHAR DIRETO 

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Nota do Enem amplia acesso ao ensino superior em 2026

Publicados

em

A divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no dia 16 de janeiro de 2026, abriu novas possibilidades para estudantes que pretendem ingressar no ensino superior ainda neste ano. Além de ser o principal critério de seleção para universidades públicas, por meio de sistemas como o Sisu, a nota do exame também é amplamente aceita por instituições privadas como forma alternativa de ingresso, dispensando o vestibular tradicional.

Em faculdades particulares, o uso da nota do Enem tem se consolidado como um caminho mais prático para quem deseja iniciar ou retomar a graduação. A modalidade permite concorrer a vagas em diferentes cursos, com processos simplificados e maior agilidade na matrícula.

Outro benefício importante é que o desempenho no Enem é requisito para programas federais de incentivo à educação, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que possibilita o parcelamento das mensalidades, e o Programa Universidade para Todos (Prouni), responsável pela concessão de bolsas integrais e parciais em instituições privadas.

Além das políticas públicas, algumas instituições oferecem condições especiais para novos alunos que utilizam a nota do Enem, como descontos diretos nas mensalidades, facilitando o acesso ao ensino superior e reduzindo o impacto financeiro da graduação.

Leia Também:  Garcia: "Saúde não será palco de palanque político de ninguém"

Segundo a diretora da Faculdade Serra Dourada, Daiane Oliveira, o exame cumpre um papel fundamental na democratização do acesso à educação. “O Enem amplia as possibilidades de ingresso e permite que o estudante escolha a melhor forma de iniciar sua graduação, seja por meio de bolsas, financiamentos ou benefícios institucionais”, ressalta.

A orientação é que os candidatos fiquem atentos aos prazos e busquem informações diretamente nas instituições de interesse para conhecer os cursos disponíveis, as formas de ingresso com a nota do Enem e as condições oferecidas para novos alunos em 2026.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA