Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Manifestantes pedem responsabilização ‘sem anistia’ de golpistas que invadiram prédios públicos em Brasília

Publicados

MATO GROSSO

No fim da tarde desta segunda-feira (9), um grupo de pessoas se reuniu na praça Ulisses Guimarães, em Cuiabá, para cobrar a punição ‘sem anistia’ para os terroristas que invadiram e depredaram prédios públicos em Brasília, neste domingo (8). Além da responsabilização, os presentes também exigiram respeito ao estado democrático de direito. O ato contou com a participação de pedestres que caminhavam pelo local e pararam para ouvir os discursos, além de representantes de movimentos sociais e militantes de partidos políticos. 

Para a servidora pública Tânia Luz, de 54 anos, a participação na manifestação é uma das formas de legitimar a vitória do presidente Lula (PT). Ainda segundo Tânia, as cenas vistas em Brasília foram protagonizadas por ‘fascistas’ que não aceitam o resultado das eleições. 

“A gente precisa ir para a rua apoiar nosso presidente, porque ele foi eleito pelo voto democrático e legítimo e já foi provado que não houve fraude. Então as pessoas que estão depredando Brasília, elas não são manifestantes, elas estão destruindo nosso patrimônio […]. Essas pessoas são fascistas e é nas ruas que a gente vai mostrar a força que tem um voto democrático”, declarou. 

Leia Também:  Polícia Militar realiza formatura de estudantes da Escola Tiradentes de Cuiabá e Várzea Grande

Ao lado da mãe, Jade Luz, estudante de psicologia, de 21 anos, afirmou que os atos de invasão em Brasília são consequência de outros ataques que já vinham acontecendo. Para a estudante, a manifestação pacífica é uma forma de repudiar as ações que ocorreram neste domingo (8) na capital Federal. 

“Acredito que manifestação é muito importante para lutar por qualquer direito que seja. A gente vem enfrentando muitos ataques nos últimos anos e o que aconteceu agora em Brasília é extremo. Apesar de estarmos em Mato Grosso, e sinto que aqui a maioria das pessoas são bolsonaristas, acho que a gente tem que enfrentar esse medo, vir para as ruas e mostrar que eles não tem essa legitimidade”, contou. 

OLHAR DIRETO

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Nota do Enem amplia acesso ao ensino superior em 2026

Publicados

em

A divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no dia 16 de janeiro de 2026, abriu novas possibilidades para estudantes que pretendem ingressar no ensino superior ainda neste ano. Além de ser o principal critério de seleção para universidades públicas, por meio de sistemas como o Sisu, a nota do exame também é amplamente aceita por instituições privadas como forma alternativa de ingresso, dispensando o vestibular tradicional.

Em faculdades particulares, o uso da nota do Enem tem se consolidado como um caminho mais prático para quem deseja iniciar ou retomar a graduação. A modalidade permite concorrer a vagas em diferentes cursos, com processos simplificados e maior agilidade na matrícula.

Outro benefício importante é que o desempenho no Enem é requisito para programas federais de incentivo à educação, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que possibilita o parcelamento das mensalidades, e o Programa Universidade para Todos (Prouni), responsável pela concessão de bolsas integrais e parciais em instituições privadas.

Além das políticas públicas, algumas instituições oferecem condições especiais para novos alunos que utilizam a nota do Enem, como descontos diretos nas mensalidades, facilitando o acesso ao ensino superior e reduzindo o impacto financeiro da graduação.

Leia Também:  Candidato a Federal Eduardo Magalhães recebe apoio da Ministra Damares e General Mourão

Segundo a diretora da Faculdade Serra Dourada, Daiane Oliveira, o exame cumpre um papel fundamental na democratização do acesso à educação. “O Enem amplia as possibilidades de ingresso e permite que o estudante escolha a melhor forma de iniciar sua graduação, seja por meio de bolsas, financiamentos ou benefícios institucionais”, ressalta.

A orientação é que os candidatos fiquem atentos aos prazos e busquem informações diretamente nas instituições de interesse para conhecer os cursos disponíveis, as formas de ingresso com a nota do Enem e as condições oferecidas para novos alunos em 2026.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA