MATO GROSSO
Médicos veterinários do Indea participam de capacitação sobre sanidade animal
MATO GROSSO
A capacitação ocorre nos períodos matutino e vespertino, e contará com 25 palestras técnicas que visam o aprimoramento dos conhecimentos dos médicos veterinários, na área de sanidade animal.
A palestra de abertura abordará a “Educação Sanitária: Ferramenta indispensável da Defesa Agropecuária”, com a especialista em educação sanitária do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), Terezinha Cléa Signorini. Em seguida, a consultora nacional de nutrição de bovinos de corte e médica veterinária Daniele Chefer falará sobre o assunto ‘Bem-estar animal’.
A “Experiência do Espírito Santo no enfrentamento da influenza aviária” será tema da palestra do coordenador de Sanidade Avícola do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (IDAF-ES), Leandro Marinho. Depois, o pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Suínos e Aves, Luizinho Caron, abordará “Biosseguridade em criações comerciais de aves e suínos”.
A programação segue com Fernando Ferreira, professor titular da Universidade de São Paulo (USP), que irá falar sobre a “Situação da influenza aviária em aves do Brasil e os critérios para a vigilância adotados pelo serviço veterinário oficial”. Depois dele, a médica veterinária e fiscal do Indea Daniella Schettino vai apresentar “Os modelos epidemiológicos para informar o desenho e avaliação de planos oficiais para vigilância baseada em riscos de febres hemorrágicas dos suínos”.
O ciclo de palestras do primeiro dia encerra com Marcelo Luiz Barros, fiscal do Indea, que abordará a “Análise retrospectiva de benefício-custo do controle de brucelose bovina em Mato Grosso: 2003 a 2014”.
Confira abaixo a programação para o segundo e terceiro dia de capacitação.
Quarta-feira (13):
- “Biologia de Morcegos”, ministrada pelo biólogo e professor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) Rogério Rossi;
- “Análise da Etapa de Atualização de Estoques”, pela médica veterinária e fiscal do Indea Ana Beatriz Castilho;
- “Doenças de Notificação Obrigatória em Animais Aquáticos”, ministrada por Henrique Cesar Pereira Figueiredo, coordenador do Laboratório de Doenças de Animais Aquáticos (Aquavet) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG);
- “Jornada do Desenvolvimento: missão, visão e valores do serviço de defesa agropecuária” e “A importância da Gestão da Ética no Serviço Público”, com Isabel Thommen Sartor, fiscal do Indea, integrante do Núcleo de Gestão Estratégica para Resultados;
- “Invasão e controle populacional do javali: Implicações em defesa sanitária animal e saúde Única”, com a pesquisadora da Embrapa de Santa Catarina (SC) Virgínia Santiago Silva;
- “Avaliação e proposta de reestruturação dos sistemas de vigilância epidemiológica da febre aftosa para Mato Grosso”, ministrada pela fiscal do Indea e médica veterinária Ana Carolina Schmidt
- “Genotipagem de amostras positivas para raiva em Mato Grosso e Rondônia, captura e identificação de morcego hematófogo em Paranaíta (MT)”, com a fiscal do Indea e médica veterinária Maria Fernanda Pimentel.
- “Atendimento inicial em emergência zoossanitárias – complementos para o diagnóstico diferencial”, com Edson Colodel, professor da UFMT;
- Mesa redonda com debates de casos: coccidiose, diarreia viral bovina, rinite atrófica e mortandade de abelhas;
- “Avaliação Clínica no Diagnóstico de Mormo”, palestra com Flávio Gomes de Oliveira, do Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV) do Rio Grande do Sul (RS) e assessor especial do Governo de RS;
- “Ações de vigilância em Sanidade das Abelhas”, com Ana Maria Mitidiero, presidente da Comissão de Ética, Bioética e Bem-estar Animal do Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV) de Santa Catarina (SC);
- “Estratégia de ação para vigilância veterinária e fiscalização do transito na área de vigilância de fronteira com a Bolívia”, com a médica veterinária e fiscal do Indea Josiane Silva;
- “Análise dos componentes do sistema de vigilância para a febre aftosa no ano de 2022”, com a fiscal do Indea Ana Carolina Schmidt;
- “Estratégia de ação unificada – vigilância baseada no risco”, com Ana Carolina Schmidt.


MATO GROSSO
Kickboxing Profissional em Cuiabá: Allysson Campos e Adriano Oliveira conquistam o cinturão no MT Warriors Championship

Os atletas Allysson Campos (PR) e Adriano Oliveira (MT) conquistaram o cinturão no MT Warriors Championship, o primeiro campeonato de kickboxing 100% profissional de Mato Grosso.
As lutas foram realizadas neste sábado (27), no Palácio das Artes Marciais Iusso Sinohara, anexo à Arena Pantanal, em Cuiabá.
Allysson venceu por nocaute ainda no primeiro round, enfrentando José Carlos “Carlão”, de Cuiabá, na categoria peso pesado (94,1 kg).
Já na categoria peso cruzador (85,1 kg), Adriano, natural do Acre e morador de Cuiabá, venceu Gabriel Pérola, de Barra do Garças.
Com o Palácio das Artes Marciais lotado e uma estrutura de alto nível, o evento foi marcado por fortes emoções e muita adrenalina, prendendo a atenção do público do início ao fim. Ao todo, foram 11 lutas, incluindo as disputas de cinturão.
“Treinei muito e é muito gratificante poder levar esse cinturão. Só agradeço a Deus e a todos que me apoiaram para chegar até aqui”, ressaltou Allysson Campos.
Adriano Oliveira retornou às competições após oito anos afastado.
“A preparação foi difícil, porque eu estava há 8 anos sem lutar em campeonatos e me desdobrando em dois empregos. Recebi muito apoio para voltar e me dediquei ao máximo para conquistar esse título. A nossa família sabe o que a gente passa, e o meu maior prêmio é ter eles comigo aqui hoje”, destacou Adriano.
Com uma premiação total de R$ 50 mil, a maior já registrada em competições da modalidade no estado, o MT Warriors Championship chega para marcar uma nova era no esporte regional. O evento contou com o apoio do Governo de Mato Grosso, Queen Fight, Sicredi, Movido Açaí, Ligraf, Prominas, TMF Engenharia e Construções, Visagro, Grupo FG, deputado estadual Beto Dois a Um, e deputado federal Fábio Garcia.
“Com a realização e o ótimo resultado deste evento, mostramos que podemos chegar ainda mais longe e estamos preparados para grandes competições nacionais e internacionais no Palácio das Artes, que foi reinaugurado esta semana já recebendo um campeonato profissional e com estrutura de ponta”, reforçou o secretário adjunto de Esporte e Lazer, Beto Corrêa.
Além dos títulos, três dos 11 campeões também garantem vagas no WGP Kickboxing, o maior evento da modalidade na América Latina. Os nomes serão divulgados após avaliação técnica da arbitragem.
“Fizemos questão de valorizar tanto os atletas daqui como os de outros estados, para abrilhantar a competição e elevar o nível de Mato Grosso nessa modalidade. Deu tudo certo e estamos felizes com a repercussão. O empenho dos atletas e a presença do grande público foram essenciais”, afirmou o presidente da Federação de Kickboxing do Estado de Mato Grosso (FKBEMT), Mateus Wesley Nogueira Noya.
Uma das novidades desta edição foi a estreia da disputa feminina: Ana Clara Montini, do Paraná, enfrentou e venceu Luany Rocha, de Mato Grosso, no card preliminar da categoria peso-pena (até 65 kg).
O MT Warriors Championship tem a chancela da Confederação Brasileira de Kickboxing Profissional (CBKB PRO) e da World Association of Kickboxing Organizations Professional (WAKO PRO), conferindo reconhecimento nacional e internacional aos atletas participantes.
Confira abaixo os resultados de todas as lutas do 1º MT Warriors:
Peso Leve (60 kg): Leri Yuri X Wellyngton “Coringa” – Vencedor: Wellyngton
Peso Super Leve (69 kg): Otávio da Silva Barreto X Felippe Kenpfer – Vencedor – Fellipe
Peso Super Leve (69 kg): Murilo Galvão X Nathan Breno – vencedor: Murilo
Peso Médio (75 kg): Kallel de França X Paulo Antônio – Vencedor: Paulo Antônio
Peso Meio-Médio (71,8 kg): Lázaro Júnior X Oscar Schmidt – Vencedor: Lázaro
Peso super leve (69,1 kg): Augusto Almeida X Bruno Splenger – Vencedor : Bruno
Peso Combinado (até 78 kg): Rodrigo da Silva X Caio – Vencedor: Caio
Peso Combinado (até 82 kg) : Matheus Gomes X Augusto – Vencedor: Matheus
Peso Cruzador (85,1 kg): Gabriel Pérola de Araújo X Adriano de Oliveira Souza (Cinturão) – Vencedor – Adriano
Peso Pesado (94,1 kg): José Carlos “Carlão” X Allyson Campos (PR) (Cinturão) – Vencedor: Allyson
Feminino Peso Pena (até 65kg): Ana Clara Montini X Luany Rocha – Vencedora: Ana Clara
-
MATO GROSSO6 dias atrás
Alta valorização aquece mercado imobiliário de Cuiabá e impulsiona empreendimentos em pontos estratégicos
-
MATO GROSSO5 dias atrás
MT Warriors traz lutas 100% profissionais de kickboxing com entrada gratuita; saiba como retirar o ingresso
-
MATO GROSSO7 dias atrás
CONCEEL-EMT marca presença no CITEENEL 2025, um dos principais eventos do setor elétrico nacional
-
MATO GROSSO4 dias atrás
MT Warriors tem card completo com 12 lutas profissionais de kickboxing e disputa de cinturão neste sábado, em Cuiabá
-
MATO GROSSO23 horas atrás
Estudo revela déficit de 5 milhões de hectares de Reserva Legal no Mato Grosso e alerta para risco de embargos
-
MATO GROSSO29 minutos atrás
Kickboxing Profissional em Cuiabá: Allysson Campos e Adriano Oliveira conquistam o cinturão no MT Warriors Championship