"BRIGA NA JUSTIÇA"
Moradores de VG tentam na justiça desativação da graxaria da Marfrig; “efeitos nocivos à população”
MATO GROSSO
Moradores de Várzea Grande estão reclamando do mau cheiro gerado pela graxaria da Marfrig Global Foods S.A, em Várzea Grande. O problema foi parar na justiça e é objeto de uma Ação Popular e de outra ação movida pela advogada Amanda Pires Costa com objetivo de desativar o empreendimento.
Inicialmente, em março de 2022 moradores ingressaram com Ação Popular tentando suspender as obras para instalação da graxaria. O processo segue em tramitação. Na época, a ação foi proposta após a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) ter revogado a suspensão da obra, alegando que após nova fiscalização, foram cumpridos os critérios para emissão da licença com o Plano de Trabalho.
Na última segunda-feira (05.06), a advogada Amanda Pires impetrou no Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) com Agravo de Instrumento, com pedido de antecipação de tutela da pretensão recursal, argumentando que a Marfrig não comprovou que “o empreendimento é isento de causar riscos ao meio ambiente, e nem poderiam, porque um funcionamento com 10% da capacidade e em condições controladas de equipe especializada se mostra ineficaz para demonstrar qualquer tipo de prevenção nesse sentido”.
“A colocação do assistente técnico (da agravante) Sidney Ramos ao pontuar que por mais arrojada e moderna seja a estrutura, ela não é capaz de eliminar 100% do odor e dos efeitos nocivos provocados por poluição do ar e por meio de efluentes, razão pela qual esse tipo de empreendimento deve ser instalado longe dos centros urbanos”, diz trecho da ação.
Afiançou que, “ainda que os testes fossem capazes de demonstrar que não há risco, não há credibilidade suficiente nos documentos apresentados dada o falho registro do processo realizado durante o período de testagem. […] a par de toda a discussão sobre se a atividade causa ou não risco ao meio ambiente, existe ainda a vedação legal contida na legislação urbanística do município de Várzea Grande”.
Além disso, afirmou a advogada que o Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV) é indispensável e sua substituição por outro documento técnico não pode ser acolhida, “sobretudo porque sequer existe consideração aos impactos que a população local poderá sofrer”.
Ao final, requereu antecipação de tutela para cassar “a decisão do 1º grau e a licença de operação emitida, e mantendo-se hígida a liminar que impede a concessão de licença de operação à Marfring, até que a ação popular seja devidamente instruída e julgada, sob pena da ocorrência de dano grave, de difícil ou impossível reparação”.
Outro Lado – Por meio de nota enviada ao VGN Jur a Marfrig disse que começou a operar em maio deste ano a graxaria de sua planta industrial em Várzea Grande, e que a licença foi concedida pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente depois de uma autorização judicial.
“Após a Marfrig apresentar evidências técnicas e ambientais adequadas, e realizar testes nos equipamentos da instalação da graxaria, com a presença de técnicos da Sema, do Ministério Público e de assistente técnico da parte autora da ação judicial. Os resultados dos testes indicaram que o sistema de exaustão de gases da graxaria tem capacidade e eficácia para eliminar até 100% da presença de gases odoríferos resultantes do processo produtivo. Desta forma, o empreendimento não gera mau cheiro ou outro tipo de incômodo para a população”, diz trecho extraído da nota.
Nota da Marfrig
A Marfrig, líder global na produção de hambúrgueres e uma das maiores empresas de carne bovina do mundo, começou a operar, em maio, a graxaria localizada em sua planta industrial em Várzea Grande, no Mato Grosso.
A licença foi concedida pela SEMA (Secretaria de Estado do Meio Ambiente) depois de uma autorização judicial e após a Marfrig apresentar evidências técnicas e ambientais adequadas, e realizar testes nos equipamentos da instalação da graxaria, com a presença de técnicos da SEMA, do Ministério Público e de assistente técnico da parte autora da ação judicial.
Os resultados dos testes indicaram que o sistema de exaustão de gases da graxaria tem capacidade e eficácia para eliminar até 100% da presença de gases odoríferos resultantes do processo produtivo. Desta forma, o empreendimento não gera mau cheiro ou outro tipo de incômodo para a população.
A Marfrig investiu cerca de 50 milhões de reais na modernização da unidade, que foi totalmente remodelada em linha com as políticas e diretrizes de sustentabilidade da empresa. Com essa estrutura, mais de 1.200 viagens de caminhões deixarão de ser feitas, o que reduz as emissões de CO2, o tráfego viário na região, o risco de acidentes e a deterioração das vias públicas.
Além disso, a graxaria irá gerar aproximadamente 60 empregos diretos e 180 indiretos, bem como aumentar a arrecadação de impostos para o município. Hoje, a Marfrig é a maior empresa empregadora privada da região, com cerca de 3.300 colaboradores. Desde 2019, a companhia já investiu cerca de R$ 300 milhões de reais na unidade de Várzea Grande.
“Com a obtenção da licença e o início da operação da graxaria em Várzea Grande, a Marfrig reafirma seu compromisso com a sustentabilidade e com a geração de emprego e renda para a comunidade local”, diz Renato Lopes, diretor jurídico da companhia.
Lucione Nazareth/VGN Jur
MATO GROSSO
Lojas Bebel apresenta sua primeira coleção de fabricação própria regional no Cuiabá Fashion Week
A moda Plus Size de Cuiabá ganha um novo e importante capítulo neste sábado (15), com a participação das Lojas Bebel no Cuiabá Fashion Week, evento que acontece às 19h30, na Sala VIP da Arena Pantanal.
Desta vez, a Bebel vai subir à passarela com um motivo a mais para comemorar: a marca vai apresentar ao público sua primeira coleção de fabricação própria em Cuiabá, um marco para o segmento Plus Size e para a moda local.
Durante anos, a empresária Herika Nayllon, fundadora e proprietária das Lojas Bebel, precisou viajar constantemente para São Paulo e Goiânia em busca de peças exclusivas e com o caimento ideal para o público Plus Size. Em algumas ocasiões, chegou até a fabricar parte das coleções fora do estado, sempre com o objetivo de oferecer qualidade e estilo às suas clientes.
Agora, esse sonho se tornou realidade. A produção própria da Bebel foi instalada em Cuiabá, dentro da loja localizada na Rua Pedro Celestino, consolidando um passo importante na história da marca.
“Trazer nossa fabricação para dentro de casa é uma conquista enorme. Sempre quis produzir em Cuiabá, gerar oportunidades aqui e oferecer às nossas clientes peças únicas, com o carinho e o olhar de quem entende o universo Plus Size”, destaca Herika Nayllon.
A coleção que será desfilada no Cuiabá Fashion Week é totalmente desenvolvida e confeccionada em Cuiabá, marcando uma nova fase da Bebel, mais próxima, mais autêntica e ainda mais conectada às mulheres reais.
Além de ser um momento de celebração da moda, o desfile também apresenta ao público as novidades que chegam às vitrines da loja para o fim de ano, com looks exclusivos e pensados especialmente para valorizar todos os corpos e estilos.
Com essa conquista, a Bebel reforça seu compromisso em representar e empoderar o público Plus Size, mostrando que a moda inclusiva também é sinônimo de elegância, atitude e autoestima.
Mais informações:
Evento: Cuiabá Fashion Week
Data: Sábado, 15 de novembro
Horário: 20h
Local: Sala VIP – Arena Pantanal
Coleção: Fabricação própria das Lojas Bebel (Cuiabá – MT)
-
MATO GROSSO4 dias atrásVila Bela da Santíssima Trindade recebe primeiro evento itinerante de afroturismo de MT
-
MATO GROSSO4 dias atrásGrupo Petrópolis lança o ReCiclo, veículo elétrico que visa ampliar a margem de reciclagem de garrafas de vidro
-
MATO GROSSO4 dias atrásAACCMT lança campanha para arrecadar alimentos e presentes para crianças em tratamento contra o câncer
-
MATO GROSSO3 dias atrásGoverno Federal publica decreto que atende pedido da Acrismat e flexibiliza contratação de veterinários para inspeção em frigoríficos
-
MATO GROSSO3 dias atrásFrederico Tannure Filho é reeleito presidente da Acrismat para o triênio 2026–2028
-
MATO GROSSO2 dias atrásAtletas de Mato Grosso e de Rondônia disputam o cinturão do MT Warriors; confira o card completo
-
MATO GROSSO1 dia atrásLojas Bebel apresenta sua primeira coleção de fabricação própria regional no Cuiabá Fashion Week
-
ARTIGOS1 dia atrásO avanço dos condomínios tipo clube em Cuiabá