Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

MPE: Cunhado de Célio atestou notas fiscais para desvio de verba

Publicados

MATO GROSSO

O Ministério Público do Estado (MPE) revelou que João Batista de Deus Júnior, cunhado do ex-secretário de Saúde de Cuiabá Célio Rodrigues, foi quem assinou as notas fiscais atestando a suposta entrada dos medicamentos comprados da empresa Remocenter, apontada como “fantasma”, à Empresa Cuiabana de Saúde Pública.

João Batista foi um dos denunciados do MPE por participar do esquema de fraude e desvio milionário de dinheiro público na aquisição do medicamento Midazolam 15mg, que ocasionou a prisão de Célio durante a Operação Hypnos.

A denúncia, assinada pelo promotor de Justiça Carlos Roberto Zarour Cesar, aponta que o cunhado do ex-secretário atuava como fiscal de contratos na Central de Abastecimento de Farmácia da Empresa Cuiabana na época do desvio, em 2021.

João Batista de Deus Júnior foi identificado como parte do “grupo de apoio” que auxiliou Célio, à época diretor-geral da Empresa Cuiabana, a receber, conferir e atestar fisicamente as notas fiscais confirmando o recebimento dos medicamentos entregues pela Remocenter.

As assinaturas de João Batista constam nas notas fiscais 2 e 3, referentes aos medicamentos entregues pela Remocenter (veja abaixo).

Leia Também:  PM apreende três adolescentes com armas e recupera veículo roubado

Segundo o MPE, os procedimentos administrativos necessários foram feitos a “toque de caixa” para dar aparência lícita aos desvios de dinheiro público.

“Os denunciados realizaram a inserção de dados falsos em sistema de informação denominado ‘Sistema TI Med’. utilizado pela ECSP; facilitaram a aquisição simulada através de compra direta, incorrendo no crime de contratação direta ilegal e peculato em coautoria com os demais denunciados, além de, praticar crimes de lavagem de dinheiro em coautoria com os outros denunciados”, afirmou o promotor.

Ao final da denúncia, o promotor pede a condenação de João Batista junto com os outros investigados pela prática de crime de associação criminosa; contratação direta indevida; peculato majorado; lavagem de capitais e falsidade ideológica majorada.

A operação

A Policia Civil prendeu o ex-secretário de Saúde de Cuiabá, Célio Rodrigues durante a Operação Hypnos, deflagrada no dia 9 de fevereiro.

Ele é suspeito de participação em esquema de corrupção instalado na Empresa Cuiabana de Saúde Pública (ECSP) no ano de 2021.

Na operação, foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão domiciliar, sendo eles: Célio Rodrigues da Silva, Eduardo Pereira Vasconcelos, Nadir Ferreira Soares Camargo Da Silva, Mônica Cristina Miranda Dos Santos, Maurício Miranda De Mello e João Bosco Da Silva.

Leia Também:  Trânsito no Portão do Inferno está bloqueado das 9h às 11h

Também houve dois afastamentos cautelares de exercício da função pública contra Nadir Ferreira Soares Camargo Da Silva e Eduardo Pereira Vasconcelos. E o sequestro de bens móveis, imóveis e de valores nas contas da empresa Remocenter, do ex-secretário de Saúde e de Vasconcelos.

Veja trecho:

 

Print denúncia

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Nota do Enem amplia acesso ao ensino superior em 2026

Publicados

em

A divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no dia 16 de janeiro de 2026, abriu novas possibilidades para estudantes que pretendem ingressar no ensino superior ainda neste ano. Além de ser o principal critério de seleção para universidades públicas, por meio de sistemas como o Sisu, a nota do exame também é amplamente aceita por instituições privadas como forma alternativa de ingresso, dispensando o vestibular tradicional.

Em faculdades particulares, o uso da nota do Enem tem se consolidado como um caminho mais prático para quem deseja iniciar ou retomar a graduação. A modalidade permite concorrer a vagas em diferentes cursos, com processos simplificados e maior agilidade na matrícula.

Outro benefício importante é que o desempenho no Enem é requisito para programas federais de incentivo à educação, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que possibilita o parcelamento das mensalidades, e o Programa Universidade para Todos (Prouni), responsável pela concessão de bolsas integrais e parciais em instituições privadas.

Além das políticas públicas, algumas instituições oferecem condições especiais para novos alunos que utilizam a nota do Enem, como descontos diretos nas mensalidades, facilitando o acesso ao ensino superior e reduzindo o impacto financeiro da graduação.

Leia Também:  Estudantes quilombolas matriculados na UFMT recebem bolsa de R$ 900

Segundo a diretora da Faculdade Serra Dourada, Daiane Oliveira, o exame cumpre um papel fundamental na democratização do acesso à educação. “O Enem amplia as possibilidades de ingresso e permite que o estudante escolha a melhor forma de iniciar sua graduação, seja por meio de bolsas, financiamentos ou benefícios institucionais”, ressalta.

A orientação é que os candidatos fiquem atentos aos prazos e busquem informações diretamente nas instituições de interesse para conhecer os cursos disponíveis, as formas de ingresso com a nota do Enem e as condições oferecidas para novos alunos em 2026.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA