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Municípios de Ponte Branca, Araguainha e São José do Povo recebem Mutirão da Cidadania nesta semana

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MATO GROSSO

Os municípios de Ponte Branca, Araguainha e São José do Povo recebem, nos próximos dias, o Mutirão da Cidadania, idealizado pela primeira-dama de MT, Virginia Mendes, e realizado pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), com apoio municipal. A ação oferece acesso a diversos serviços sociais e de cidadania aos moradores da região.

O primeiro município a receber o Mutirão da Cidadania esta semana é Ponte Branca, distante aproximadamente 500 quilômetros de Cuiabá. Na cidade, o mutirão acontece nesta terça-feira (13.06), no Centro de Referência de Assistência Social (Cras), localizado na Avenida 7 de setembro, 405, Centro. Na quarta-feira (14.06) será a vez do município de Araguainha, distante 464 quilômetros de Cuiabá. Lá, a ação será realizada no CRAS, localizado na avenida Couto Magalhães, nº 569.

O município de São José do Povo receberá o Mutirão da Cidadania no dia 16 de junho, próxima sexta-feira, na Creche Municipal Padre Miguel Ortiz, localizada na rua Castelo Branco. A cidade está localizada na região sul do Estado e fica distante cerca de 270 quilômetros de Cuiabá e 46 quilômetros de Rondonópolis.

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Nos três municípios o Mutirão da Cidadania será realizado das 8 às 17 horas. Os serviços de cidadania e sociais que serão oferecidos aos moradores dos municípios e região são: atendimentos pela equipe do Sistema Nacional de Emprego (Sine); orientação jurídica pelo Procon estadual; roda de conversa e palestras voltadas para a prevenção e o combate à violência doméstica; emissão de carteira do idoso; foto 3×4; plastificação de documentos e requerimento de segunda via de documentos pessoais.

Desde o dia 8 de maio, a equipe da Setasc tem visitado alguns municípios levando os serviços do Mutirão da Cidadania, como São Pedro da Cipa, Juscimeira, Dom Aquino, Sorriso, Tapurah,  Conquista D’Oeste e Jauru.

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CONCEEL-EMT reforça orientações sobre a nova identificação das Unidades Consumidoras

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O Conselho de Consumidores da Energisa Mato Grosso (CONCEEL-EMT) está reforçando as orientações sobre a nova forma de identificação das Unidades Consumidoras (UCs), implantada recentemente pelas distribuidoras em diversas regiões do país. A atualização tem como objetivo padronizar os cadastros, aumentar a precisão nos atendimentos e aprimorar o controle das informações no setor elétrico.

A mudança foi determinada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), como parte de um processo mais amplo de modernização dos serviços de distribuição e digitalização do relacionamento com o consumidor. Uma das medidas adotadas pelo conselho é entrega de folder informativo com as orientações sobre a mudança. O prazo de conclusão para a padronização é 31 de dezembro.

Essa padronização traz benefícios diretos para os clientes e para o setor como um todo. Entre eles, está a melhoria no processo de cadastramento no CadÚnico – Cadastro Único, feito pelas prefeituras municipais, para que famílias de baixa renda possam receber o benefício da Tarifa Social. Além disso, a atualização simplifica os atendimentos ao cliente e agiliza a resolução de demandas relacionadas ao fornecimento de energia

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O que muda?

O código da sua Unidade Consumidora (UC), que aparece na fatura de energia, passará a ter 15 dígitos, estruturados da seguinte forma:

10 primeiros: número sequencial da distribuidora

3 seguintes: identificação da distribuidora, definida pela ANEEL

2 finais: dígitos verificadores para conferir se o número está correto

O novo número de identificação será exibido nas faturas a partir de 01/12/2025 e a atualização será feita de forma automática, sem necessidade de qualquer ação por parte dos clientes da Energisa.

Segundo o vice-presidente do CONCEEL-EMT, Benedito Paulo de Abreu, a nova identificação representa um avanço na modernização do setor. “Estamos em um momento em que a digitalização e a segurança dos dados são essenciais. A padronização das UCs contribui para reduzir erros, garantir mais agilidade no atendimento e proporcionar uma melhor experiência para o consumidor”, afirmou.

Sobre o CONCEEL-EMT

O conselho tem como objetivo orientar, analisar e opinar sobre questões relacionadas ao fornecimento, às tarifas e à adequação dos serviços prestados ao consumidor final. O conselho não possui relação de subordinação com a distribuidora Energisa/MT e é composto por representantes das seguintes classes de consumo: residencial, comercial, industrial, rural e poder público.

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