Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Museu de História Natural apresenta exposição “Árvore-ser” em Cuiabá

Publicados

MATO GROSSO

A nova exposição temporária do Museu de História Natural de Mato Grosso “Árvore-Ser” une pinturas da artista Tânia Pardo com poemas de Manoel de Barros em um ambiente sensorial que propõe a experiência de se tornar parte da natureza. A mostra está aberta ao público até 11 de outubro, das 8h às 18h, com entrada gratuita.

Tanto a artista Tânia Pardo quanto o poeta Manoel de Barros têm a natureza como inspiração, e o trabalho dos dois é integrado na exposição “Árvore-Ser” para proporcionar a sensação de adentrar em uma floresta. Ela pinta com os dedos das mãos, e escolhe especialmente as árvores para retratar, sempre com movimentos dinâmicos e cores vibrantes. Na mostra, estão presentes poemas como Árvore, Aprendimentos, Antissalmo por um Desherói e Deus Disse, do mato-grossense Manoel de Barros. Aliado a isso, estímulos visuais, sonoros e táteis completam a instalação, que também permite refletir sobre a relação dos seres humanos com o meio ambiente.

“Os visitantes são transportados para um universo onde a materialidade e a imaginação se entrelaçam de maneira mágica. A essência da mostra é provocar uma reflexão sobre nossa capacidade de existir e coexistir no mundo”, revela a curadora do Museu e responsável pela exposição, Vitória Ramirez Zanquetta.

Leia Também:  VÍDEO: Carros, caminhões e ônibus passam por tábuas frágeis em MT

O Museu de História Natural de Mato Grosso é um equipamento cultural da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) que funciona em regime de gestão compartilhada com o Instituto Ecossistemas e Populações Tradicionais (Instituto Ecoss).

Oficinas do final de semana

Além das exposições permanentes e temporárias abertas ao público, o Museu de História Natural de Mato Grosso também oferece uma programação de atividades gratuitas aos fins de semana, no jardim do espaço cultural. Neste sábado (26.08), terá prática de ioga com a instrutora Amanda Cristhie, e também a oficina ‘Folclore em cena’, com Daya Cruz.

A prática de ioga será das 8h às 9h, e a instrutora recomenda levar tapete ou toalha e almofada para maior conforto dos participantes.

A atividade “Folclore em Cena” traz uma linguagem teatral para explorar expressões corporais e recontar a famosa lenda mato-grossense do “Minhocão do Pari”. Jogos e brincadeiras vão fazer parte da atividade, promovendo a socialização, criatividade e o reconhecimento das potencialidades das expressões corporais. A oficina ocorre das 9h às 11h.

Leia Também:  Conselheiro Antonio Joaquim defende tratamento diferenciado para o Fundeb e apoia nota conjunta

As inscrições das duas atividades podem ser feitas por este link: https://linktr.ee/mhnmt

Serviço:
Exposição: Árvore-Ser
Data e horário: Até 11 de outubro, de quarta a sábado, as 8h às 18h
Entrada: Gratuita
Local: Museu de História Natural de Mato Grosso. Endereço: Avenida Manoel José de Arruda (Beira Rio), nº 2000, bairro Jardim Europa, Cuiabá.
Mais informações: (65) 99686-7701 ou Instagram @museuhistorianaturalmt

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Nota do Enem amplia acesso ao ensino superior em 2026

Publicados

em

A divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no dia 16 de janeiro de 2026, abriu novas possibilidades para estudantes que pretendem ingressar no ensino superior ainda neste ano. Além de ser o principal critério de seleção para universidades públicas, por meio de sistemas como o Sisu, a nota do exame também é amplamente aceita por instituições privadas como forma alternativa de ingresso, dispensando o vestibular tradicional.

Em faculdades particulares, o uso da nota do Enem tem se consolidado como um caminho mais prático para quem deseja iniciar ou retomar a graduação. A modalidade permite concorrer a vagas em diferentes cursos, com processos simplificados e maior agilidade na matrícula.

Outro benefício importante é que o desempenho no Enem é requisito para programas federais de incentivo à educação, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que possibilita o parcelamento das mensalidades, e o Programa Universidade para Todos (Prouni), responsável pela concessão de bolsas integrais e parciais em instituições privadas.

Além das políticas públicas, algumas instituições oferecem condições especiais para novos alunos que utilizam a nota do Enem, como descontos diretos nas mensalidades, facilitando o acesso ao ensino superior e reduzindo o impacto financeiro da graduação.

Leia Também:  Conselheiro Antonio Joaquim defende tratamento diferenciado para o Fundeb e apoia nota conjunta

Segundo a diretora da Faculdade Serra Dourada, Daiane Oliveira, o exame cumpre um papel fundamental na democratização do acesso à educação. “O Enem amplia as possibilidades de ingresso e permite que o estudante escolha a melhor forma de iniciar sua graduação, seja por meio de bolsas, financiamentos ou benefícios institucionais”, ressalta.

A orientação é que os candidatos fiquem atentos aos prazos e busquem informações diretamente nas instituições de interesse para conhecer os cursos disponíveis, as formas de ingresso com a nota do Enem e as condições oferecidas para novos alunos em 2026.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA