Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Museu de História Natural realiza 11º Encontro Indígena e atividades em comemoração ao aniversário de Cuiabá

Publicados

MATO GROSSO

O Museu de História Natural de Mato Grosso traz neste mês uma programação com eventos que celebram importantes datas para a população: o aniversário de Cuiabá (8 de abril) e o Dia dos Povos Indígenas (19 de abril). Além das atividades e oficinas gratuitas, o espaço cultural ainda realizará a 11ª edição do Encontro Indígena, dos dias 17 a 19 de abril.

Para comemorar os 305 anos da Capital de Mato Grosso, o Museu oferecerá atividades como contação de histórias sobre mitos cuiabanos e oficinas de pintura e desenho, nos dias 7, 13, 20 e 27 de abril.  Também será aberta a exposição temporária ‘Urban Sketchers Cuiabá: Celebrando os 305 Anos da Cidade’, que apresenta desenhos e ilustrações de prédios e patrimônios históricos de Cuiabá. A mostra ficará aberta ao público entre os dias 7 de abril e 5 de maio.

O 11° Encontro Indígena, que reúne povos originários de todo Estado no Museu de História Natural, será realizado dos dias 17 a 19 de abril. O tema do evento será ‘Memória Viva: Difusão de Saberes e Tradições’, com rodas de conversa, oficinas de pintura corporal, vivências e outras atividades. A programação ainda será divulgada pela organização. Escolas e grupos interessados em participar podem fazer o agendamento diretamente com a equipe do Museu.

As inscrições são feitas via link disponibilizado na biografia do Instagram do Museu (@museuhistorianaturalmt), e as vagas são abertas às 17h das quartas-feiras que antecedem às atividades. As oficinas ocorrem aos finais de semana, pela manhã, na área verde do Museu.

Divulgação

Programação de eventos do mês de abril

6 de abril – Projeto Eu sou da Paz – com Silvana Nistal e Beatriz Berruska
Projeto da Sahaja Yoga, que oferecerá uma experiência com contação de histórias, relaxamento e exploração criativa com argila. Uma oportunidade para expressão, autodescoberta e bem-estar.
Horário: 9h às 11h

Leia Também:  Seduc reúne mais de 1,2 mil profissionais da educação para debater planejamento escolar

7 de abril – Contos atarracados da Baixada Cuiabana – com Danilo Barreto
Esta atividade, que celebra os 305 anos de Cuiabá, destaca a cultura local, por meio de mitos mato-grossenses que se entrelaçam com as vivências ribeirinhas. Além de conhecer contos da baixada cuiabana, os participantes também vão poder criar personagens por meio de atividades lúdicas e contação coletiva de histórias.
Horário: 9h às 11h

7 de abril – Urban Sketchers Cuiabá: Comemorando os 305 anos da Cidade – com curadoria de Isabel Araujo
Exposição temporária ‘Urban Sketchers Cuiabá: Celebrando os 305 Anos da Cidade’, que apresenta diferentes perspectivas dos patrimônios da cidade, ilustrados pelo coletivo Urban Sketchers Cuiabá. A exposição estará aberta gratuitamente ao público até 5 de maio de 2024.
Dia da inauguração: 07 de abril (domingo)
Horário: 14h às 15h
Sala de Exposição Temporária do Museu de História Natural de MT

13 de abril – Reutilização Criativa – com Cecilia Lozano
Na oficina, a doutora em Ecologia Cecilia Lozano apresenta noções de reutilização, e os participantes participam de uma atividade de criação de um quadro artístico usando sementes, folhas, areia, entre outros.
Horário: 9h às 11h

13, 20 e 27 de abril – Oficinas do Coletivo Urban Sketchers Cuiabá – Com Isabel Araujo, Camila Pereira e José Maria Andrade
Serão três oficinas, alinhadas com a exposição temporária do Museu, que celebra os 305 anos de Cuiabá. As atividades incluem técnicas de aquarela para sketcher em ambientes abertos, sketches em giz pastel oleoso e aplicação de hachuras nos sketches.
Horário: 15h às 17h

Leia Também:  Escolas estaduais têm até 1º de novembro para se inscreverem no projeto Hortas Escolares

17, 18 e 19 de abril – 11° Encontro Indígena
O tema é ‘Memória Viva: Difusão de Saberes e Tradições’, com rodas de conversa, oficinas de pintura corporal, narrativas indígenas e outras atividades. A programação completa ainda será divulgada.
Horário: 8h às 18h
Escolas e grupos interessados em participar podem fazer o agendamento pelos telefones (65) 3634-4858 e (65) 99686-7701.

20 de abril – Danças Circulares – com Danni Mello
As danças circulares têm como objetivo elevar a qualidade de vida das pessoas. Durante a oficina, os participantes serão orientados a dançar juntos, em círculos, internalizando os movimentos.
Horário: 9h às 11h

27 de abril – Hatha Yoga e Sahaja Yoga – com Amanda Cristie e Silvana Nistal
Neste dia, ocorre a tradicional aula gratuita de Hatha Yoga. Em seguida, haverá oficina de Sahaja Yoga, uma meditação de relaxamento e despertar da energia interior que leva ao bem-estar.
Horário: 8h às 11h

Fachada do Museu de História Natural
Créditos: Thiago Zina

Serviço
O Museu de História Natural de Mato Grosso é um dos equipamentos culturais da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), que funciona em gestão compartilhada com o Instituto Ecossistemas e Populações Tradicionais (Instituto Ecoss).
Endereço: Avenida Manoel José de Arruda (Beira Rio), nº 2000, bairro Jardim Europa, Cuiabá/MT.
Funcionamento: Quarta a domingo, das 8h às 18h.
Entrada para visitar exposições de longa duração: R$ 12,00 (inteira) e R$ 6,00 (meia). Entrada gratuita aos domingos e feriados. Área verde, parquinho, café e atrações: gratuito.

Inscrições para oficinas AQUI

Mais informações: Instagram @museuhistorianaturalmt

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Nota do Enem amplia acesso ao ensino superior em 2026

Publicados

em

A divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no dia 16 de janeiro de 2026, abriu novas possibilidades para estudantes que pretendem ingressar no ensino superior ainda neste ano. Além de ser o principal critério de seleção para universidades públicas, por meio de sistemas como o Sisu, a nota do exame também é amplamente aceita por instituições privadas como forma alternativa de ingresso, dispensando o vestibular tradicional.

Em faculdades particulares, o uso da nota do Enem tem se consolidado como um caminho mais prático para quem deseja iniciar ou retomar a graduação. A modalidade permite concorrer a vagas em diferentes cursos, com processos simplificados e maior agilidade na matrícula.

Outro benefício importante é que o desempenho no Enem é requisito para programas federais de incentivo à educação, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que possibilita o parcelamento das mensalidades, e o Programa Universidade para Todos (Prouni), responsável pela concessão de bolsas integrais e parciais em instituições privadas.

Além das políticas públicas, algumas instituições oferecem condições especiais para novos alunos que utilizam a nota do Enem, como descontos diretos nas mensalidades, facilitando o acesso ao ensino superior e reduzindo o impacto financeiro da graduação.

Leia Também:  VÍDEO: Flagrante de imprudência na BR 163, na região Norte de Mato Grosso. Depois jogam a culpa dos acidentes na estrada.

Segundo a diretora da Faculdade Serra Dourada, Daiane Oliveira, o exame cumpre um papel fundamental na democratização do acesso à educação. “O Enem amplia as possibilidades de ingresso e permite que o estudante escolha a melhor forma de iniciar sua graduação, seja por meio de bolsas, financiamentos ou benefícios institucionais”, ressalta.

A orientação é que os candidatos fiquem atentos aos prazos e busquem informações diretamente nas instituições de interesse para conhecer os cursos disponíveis, as formas de ingresso com a nota do Enem e as condições oferecidas para novos alunos em 2026.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA