MATO GROSSO
Nos pênaltis, São Paulo bate o Palmeiras e avança para as quartas da Copa do Brasil
MATO GROSSO
Não faltou emoção na noite desta quinta-feira, no Allianz Parque. Nos pênaltis, o São Paulo bateu o Palmeiras e garantiu a vaga para as quartas de final da Copa do Brasil. Depois do Tricolor vencer por 1 a 0 no jogo de ida, o Verdão fez 2 a 1 na volta, e o duelo foi decidido nas penalidades, quando brilhou a estrela de Jandrei.
Com a vaga garantida, o São Paulo aguarda agora o sorteio da CBF, marcado para a próxima terça-feira, para saber o adversário das quartas de final. Enquanto isso, o foco volta para o Campeonato Brasileiro, pelo qual a equipe enfrenta o Fluminense no domingo, às 16h (de Brasília), no Morumbi.
Eliminado, o Palmeiras volta a campo apenas na segunda-feira, às 20h (de Brasília), quando recebe o Cuiabá no Allianz Parque, também pelo Brasileirão. O Verdão defende a liderança da competição com 30 pontos.
O jogo – Com a necessidade de reverter a derrota do jogo de ida, o Palmeiras começou com tudo, empurrado pela sua torcida. No primeiro ataque, logo aos 20 segundos, o time alviverde já pisou na área e finalizou com Gustavo Scarpa, que chutou para fora.
A primeira grande oportunidade palmeirense veio na bola parada, aos 7 minutos. Scarpa cruzou na primeira trave e, após desvio de Zé Rafael, Murilo cabeceou rente à trave defendida por Jandrei.
A pressão era toda dos mandantes, que abriram o placar pouco depois, aos 9 minutos. Após roubada de bola pelo lado esquerdo da defesa são-paulina, Scarpa acionou Veron, que cruzou rasteiro. Piquerez apareceu livre na segunda trave e finalizou para colocar o Palmeiras em vantagem. Embalado, o Verdão seguiu em cima e anotou o segundo aos 12 minutos, quando Raphael Veiga entrou pelo meio da área e recebeu de Dudu, ampliando o placar.
Acuado, o São Paulo demorou para entrar no jogo e só conseguiu a primeira finalização aos 17 minutos, quando Calleri pegou a sobra após o cruzamento, mas chutou fraco. O Palmeiras voltou a assustar em ataques velozes. Em um deles, aos 26, Dudu encarou Diego Costa pelo lado esquerdo da área e caiu, pedindo pênalti. A arbitragem, contudo, nada marcou.
A resposta do São Paulo veio aos 32 minutos. Depois de boa trama com Igor Gomes, Igor Vinícius avançou pela direita e cruzou rasteiro. Depois de bate-rebate, Calleri ficou com a sobra e bateu cruzado, mas a bola passou mansa ao lado do gol de Weverton. Pouco depois, aos 39, o Palmeiras voltou a assustar. Em mais um contra-ataque, Veron foi acionado por Zé Rafael e finalizou na saída de Jandrei, que fez boa defesa e impediu o terceiro gol palmeirense.
Para tentar buscar a virada, Rogério Ceni modificou o São Paulo no intervalo, colocando Luciano na vaga de Patrick. A segunda etapa começou com menos emoções. O São Paulo ficava mais com a bola, mas encontrava dificuldade para enfrentar o sistema defensivo palmeirense.
Assim, as boas oportunidades demoraram a aparecer. Em contragolpe rápido, o Palmeiras apareceu com perigo aos 15 minutos, quando Veron foi acionado no mano a mano contra Miranda e chutou cruzado, mas Jandrei defendeu, e Gabriel Neves afastou no rebote.
No minuto seguinte, após cobrança de escanteio, a bola sobrou para Dudu, que finalizou, e a bola pegou no braço de Calleri dentro da área. Vuaden nada marcou inicialmente, mas, após checagem no VAR, mudou de decisão e apontou pênalti. Raphael Veiga foi para a cobrança, mas mandou para por cima do gol.
A resposta do São Paulo veio na mesma moeda, logo na sequência. Calleri recebeu em velocidade e foi derrubado dentro da área. Novamente, o árbitro só assinalou o pênalti após checagem no VAR. Luciano foi para a cobrança, aos 24 minutos, e não desperdiçou.
Com tudo igual no placar agregado, a partida ficou aberta no Allianz Parque. Calleri teve boa chance aos 35, mas finalizou para fora. No minuto seguinte, foi a vez de Dudu aparecer pelo lado esquerdo do ataque palmeirense e finalizar cruzado para boa defesa de Jandrei. Nos minutos finais, as duas equipes demonstraram nervosismo e faltaram boas oportunidades de gol. Assim, o confronto foi para os pênaltis.
Nas penalidades, Jandrei pegou as cobranças de Raphael Veiga e Wesley e garantiu a classificação do São Paulo. Calleri, Nikão, Igor Vinícius e Igor Gomes acertaram as cobranças são-paulinas. Do outro lado, Gustavo Scarpa, Gustavo Gómez e Piquerez converteram para o Palmeiras.
Gazeta Esportiva (foto: César Greco/assessoria)


MATO GROSSO
Mato Grosso exporta 368,8 mil toneladas de carne bovina para 77 países no primeiro semestre

Mato Grosso exportou, de janeiro a junho de 2025, 368,8 mil toneladas de carne bovina para 77 países. Em comparação com o primeiro semestre de 2024, houve um crescimento de 5,7% nas exportações da proteína, que somaram 348,8 mil toneladas no mesmo período do ano passado. Os dados foram divulgados pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).
“Vivemos um momento histórico, com o reconhecimento crescente da cadeia produtiva mato-grossense em qualidade e sustentabilidade. Essa combinação tem gerado confiança nos compradores internacionais e alimentado um otimismo real para batermos recordes ao longo de 2025”, afirma o diretor de Projetos do Instituto Mato-grossense da Carne (Imac), Bruno de Jesus Andrade.
Entre os fatores que contribuíram para esse aumento está a ampliação dos mercados de destino, que passaram de 74 em 2024 para 77 em 2025. Entre os países que adquiriram a carne mato-grossense neste ano estão Chile, Rússia, Egito, Filipinas, Arábia Saudita, México, Itália, Espanha, Israel, Líbano, Holanda, Albânia e Turquia.
A China continua sendo o principal destino da carne bovina do estado, tendo importado 182,7 mil toneladas, o que representa 49,5% do total. Os Estados Unidos aparecem em segundo lugar, com 26,5 mil toneladas, o equivalente a 7,2% das exportações mato-grossenses de carne bovina em 2025.
A carne bovina produzida em Mato Grosso também está mais valorizada no mercado internacional, com aumento no preço pago por tonelada. No primeiro semestre de 2024, o valor médio era de US$ 4,5 mil, subindo para US$ 5,1 mil neste ano.
“A carne bovina segue como a principal proteína animal exportada pelo estado, o que comprova a força da nossa pecuária. Continuaremos trabalhando para a ampliação de novos mercados, especialmente no Leste Asiático e na União Europeia, onde temos boas perspectivas de expansão em médio prazo”, avalia o diretor de Projetos do Imac.
-
MATO GROSSO5 dias atrás
“Churrasco da Construção” une setor de materiais e atrai mais de 600 participantes em Várzea Grande
-
MATO GROSSO5 dias atrás
Especialista dá dicas de como superar escassez de mão de obra na suinocultura
-
MATO GROSSO5 dias atrás
Condomínio residencial clube ganha destaque em meio à valorização do mercado imobiliário em Cuiabá
-
MATO GROSSO4 dias atrás
“Exames simples de raio-X podem ajudar no diagnóstico de câncer ósseo em crianças e adolescentes”, orienta especialista
-
GERAL3 dias atrás
Trump assina tarifa de 50 % sobre todas as importações de produtos brasileiros para os Estados Unidos: confira como isso afeta o Brasil
-
MATO GROSSO2 dias atrás
Roupas, calçados e perfumes lideram intenções de compra para o Dia dos Pais em Mato Grosso
-
MATO GROSSO2 dias atrás
Agora é Lei! Projeto do vereador Alex Rodrigues garante Wi-Fi gratuito nas unidades de saúde de Cuiabá
-
MATO GROSSO18 horas atrás
Dia Internacional da Cerveja: descubra o copo ideal para cada estilo