Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Nova Mutum: prefeitura expandirá armazenagem de dados em monitoramento público

Publicados

MATO GROSSO

O poder executivo fará pregão eletrônico, dia 20, tendo como foco o fornecimento de sistemas para retenção de dados em rede e ampliação da armazenamento de imagens registras pelas mais de 400 câmeras de segurança em unidades de serviços públicos e áreas urbanas. O certame contará com investimento de R$ 428 mil em recursos próprios.

Serão beneficiados o setor de escolas, postos de saúde, lar das crianças que integra a secretaria municipal de Assistência Social, Procuradoria de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), abrigo de animais, pátio da secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura, prefeitura e ruas e avenidas sob vigilância dos aparelhos. Serão fornecidos cerca de 423 terabytes de capacidade bruta.

“Devido às características de nossa rede interna de dados, onde cada unidade municipal acessa o servidor de arquivos e a imagens são armazenadas num datacenter que não pode ser ampliado, precisamos suprir a demanda atual e que virá a surgir. Somente para as novas câmeras escolares em cada sala de aula municipal (230), necessitamos de no mínimo 214 terabytes” , detalhou a gestão, no edital.

Leia Também:  Nova unidade do Senac-MT em Cuiabá será inaugurada nesta quinta-feira (31)

O novo sistema deverá entrar em funcionamento no prazo de 60 dias, segundo o documento oficial.

Só Notícias/Guilherme Araújo

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Nota do Enem amplia acesso ao ensino superior em 2026

Publicados

em

A divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no dia 16 de janeiro de 2026, abriu novas possibilidades para estudantes que pretendem ingressar no ensino superior ainda neste ano. Além de ser o principal critério de seleção para universidades públicas, por meio de sistemas como o Sisu, a nota do exame também é amplamente aceita por instituições privadas como forma alternativa de ingresso, dispensando o vestibular tradicional.

Em faculdades particulares, o uso da nota do Enem tem se consolidado como um caminho mais prático para quem deseja iniciar ou retomar a graduação. A modalidade permite concorrer a vagas em diferentes cursos, com processos simplificados e maior agilidade na matrícula.

Outro benefício importante é que o desempenho no Enem é requisito para programas federais de incentivo à educação, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que possibilita o parcelamento das mensalidades, e o Programa Universidade para Todos (Prouni), responsável pela concessão de bolsas integrais e parciais em instituições privadas.

Além das políticas públicas, algumas instituições oferecem condições especiais para novos alunos que utilizam a nota do Enem, como descontos diretos nas mensalidades, facilitando o acesso ao ensino superior e reduzindo o impacto financeiro da graduação.

Leia Também:  Estudantes de 28 escolas estaduais participam do 11º Encontro Indígena "Memória Viva"

Segundo a diretora da Faculdade Serra Dourada, Daiane Oliveira, o exame cumpre um papel fundamental na democratização do acesso à educação. “O Enem amplia as possibilidades de ingresso e permite que o estudante escolha a melhor forma de iniciar sua graduação, seja por meio de bolsas, financiamentos ou benefícios institucionais”, ressalta.

A orientação é que os candidatos fiquem atentos aos prazos e busquem informações diretamente nas instituições de interesse para conhecer os cursos disponíveis, as formas de ingresso com a nota do Enem e as condições oferecidas para novos alunos em 2026.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA