MATO GROSSO
Nova Mutum: prefeitura expandirá armazenagem de dados em monitoramento público
MATO GROSSO
O poder executivo fará pregão eletrônico, dia 20, tendo como foco o fornecimento de sistemas para retenção de dados em rede e ampliação da armazenamento de imagens registras pelas mais de 400 câmeras de segurança em unidades de serviços públicos e áreas urbanas. O certame contará com investimento de R$ 428 mil em recursos próprios.
Serão beneficiados o setor de escolas, postos de saúde, lar das crianças que integra a secretaria municipal de Assistência Social, Procuradoria de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), abrigo de animais, pátio da secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura, prefeitura e ruas e avenidas sob vigilância dos aparelhos. Serão fornecidos cerca de 423 terabytes de capacidade bruta.
“Devido às características de nossa rede interna de dados, onde cada unidade municipal acessa o servidor de arquivos e a imagens são armazenadas num datacenter que não pode ser ampliado, precisamos suprir a demanda atual e que virá a surgir. Somente para as novas câmeras escolares em cada sala de aula municipal (230), necessitamos de no mínimo 214 terabytes” , detalhou a gestão, no edital.
O novo sistema deverá entrar em funcionamento no prazo de 60 dias, segundo o documento oficial.
Só Notícias/Guilherme Araújo
MATO GROSSO
CONCEEL-EMT participa de evento que discute o futuro da energia no Brasil
Os conselheiros do Conselho de Consumidores da Energisa Mato Grosso (CONCEEL-EMT estão participando nesta quinta e sexta-feira (28) do XXV Encontro Nacional de Conselhos de Consumidores de Energia Elétrica, realizado em Belém. A cidade, que recentemente sediou a COP 30, volta a receber importantes debates sobre energia, sustentabilidade e justiça social. O evento está sendo realizado no Hotel Princesa Louçã.
A participação dos conselheiros do CONCEEL-EMT tem como objetivo acompanhar de perto as discussões e painéis da programação, que este ano tem como tema central: “Mudanças climáticas e justiça energética: desafios e propostas para acesso à energia limpa e preços justos”.
Durante o encontro, os representantes do conselho estão presentes em mesas redondas, apresentações técnicas e diálogos que abordam temas essenciais para o setor elétrico. A iniciativa reúne representantes de todo o país.
“Participar do encontro nacional é fundamental para aprofundar o debate sobre direitos dos consumidores, acompanhar tendências do setor elétrico e contribuir para propostas que promovam justiça energética, sustentabilidade e preços mais equilibrados”, ressaltou o Benedito Paulo de Abreu, vice-presidente do CONCEEL-EMT.
Sobre o CONCEEL-EMT
O conselho tem como objetivo orientar, analisar e opinar sobre questões relacionadas ao fornecimento, às tarifas e à adequação dos serviços prestados ao consumidor final. O conselho não possui relação de subordinação com a distribuidora Energisa/MT e é composto por representantes das seguintes classes de consumo: residencial, comercial, industrial, rural e poder público.