Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

“O melhor programa social que temos em MT é a geração de emprego e renda”, relata governador

Publicados

MATO GROSSO

Durante o Fórum dos Governadores do Consórcio Brasil Central (BrC), o governador Mauro Mendes defendeu a geração de emprego e renda como uma das melhores estratégias para reduzir a desigualdade social e combater a fome. O evento ocorreu em Brasília (DF), nesta terça-feira (23.01).

“Só a estabilidade econômica e um ambiente que estimula investimentos pode erradicar a pobreza e a fome que tanto nos envergonham. O melhor programa social que temos em Mato Grosso é a geração de emprego e renda, que é o verdadeiro caminho para a dignidade e segurança alimentar”, afirmou Mauro, que é presidente do Consórcio.

Mauro e o ministro do Desenvolvimento, Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, assinaram o plano Brasil Sem Fome, em prol da segurança alimentar no país.

O governador também ressaltou a taxa de desemprego de 2,4% no Estado, a segunda menor do país, atrás apenas de Rondônia (2,3%). De acordo com os padrões econômicos mundiais, taxas abaixo de 3% já indicam pleno emprego na região.

Segundo Mauro, um país que é potência mundial na produção de alimentos, como o Brasil, deve colocar a erradicação da fome como meta prioritária.

Leia Também:  Setasc divulga sorteados para assistir a partida do Cuiabá neste sábado (01)

“Pecisamos cuidar daquelas pessoas que não conseguem suprir a necessidade básica, que é a alimentação. O Brasil é uma potência mundial na produção de alimentos e exporta para outras 200 regiões do planeta. É inadmissível que tenhamos dentro do nosso país, pessoas padecendo de fome”, enfatizou.

O ministro Wellington Dias destacou os esforços do Governo Federal em erradicar a insegurança alimentar e a fome até 2030.

“O plano Brasil Sem Fome já começou. Em todos os Estados e no Distrito Federal há um esforço para que a gente possa alcançar cada pessoa que precisa. Nosso governo tem realizado transferências de renda, que é fazer o dinheiro chegar até o cidadão. Temos também a complementação alimentar, por meio da rede de educação de tempo integral, com comida nas escolas, além do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e do Plano Safra”, afirmou.

Também acompanharam o governador Mauro Mendes no Fórum BrC os secretários de Estado César Roveri (Segurança Pública) e Basílio Bezerra (Planejamento e Gestão), e a senadora Margareth Buzetti.

Leia Também:  Deputada envia manifesto ao Senado para que seja votado projeto que transforma atos de pedofilia em crimes hediondos

Sobre o Consórcio BrC

O Consórcio Brasil Central (BrC) é uma cooperação entre os estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Maranhão, Rondônia, Tocantins, e o Distrito Federal.

Criado em 3 de julho de 2015, tem a visão de promover o desenvolvimento econômico e social da região de forma integrada.

É liderado pelo governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, desde 2022.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Nota do Enem amplia acesso ao ensino superior em 2026

Publicados

em

A divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no dia 16 de janeiro de 2026, abriu novas possibilidades para estudantes que pretendem ingressar no ensino superior ainda neste ano. Além de ser o principal critério de seleção para universidades públicas, por meio de sistemas como o Sisu, a nota do exame também é amplamente aceita por instituições privadas como forma alternativa de ingresso, dispensando o vestibular tradicional.

Em faculdades particulares, o uso da nota do Enem tem se consolidado como um caminho mais prático para quem deseja iniciar ou retomar a graduação. A modalidade permite concorrer a vagas em diferentes cursos, com processos simplificados e maior agilidade na matrícula.

Outro benefício importante é que o desempenho no Enem é requisito para programas federais de incentivo à educação, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que possibilita o parcelamento das mensalidades, e o Programa Universidade para Todos (Prouni), responsável pela concessão de bolsas integrais e parciais em instituições privadas.

Além das políticas públicas, algumas instituições oferecem condições especiais para novos alunos que utilizam a nota do Enem, como descontos diretos nas mensalidades, facilitando o acesso ao ensino superior e reduzindo o impacto financeiro da graduação.

Leia Também:  Governo de MT entrega escrituras de imóveis para moradores de Várzea Grande nesta sexta-feira (24)

Segundo a diretora da Faculdade Serra Dourada, Daiane Oliveira, o exame cumpre um papel fundamental na democratização do acesso à educação. “O Enem amplia as possibilidades de ingresso e permite que o estudante escolha a melhor forma de iniciar sua graduação, seja por meio de bolsas, financiamentos ou benefícios institucionais”, ressalta.

A orientação é que os candidatos fiquem atentos aos prazos e busquem informações diretamente nas instituições de interesse para conhecer os cursos disponíveis, as formas de ingresso com a nota do Enem e as condições oferecidas para novos alunos em 2026.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA