MATO GROSSO
Prefeito Abilio Brunini assina decreto que declara calamidade financeira em Cuiabá
MATO GROSSO
O prefeito de Cuiabá Abilio Brunini (PL) afirmou, nesta segunda-feira (6), que o ex-prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) deixou uma dívida de R$ 1 bilhão a curto prazo para ser quitada pela nova gestão.
Na última sexta-feira (3), Abilio decretou estado de calamidade financeira devido ao rombo no caixa da Prefeitura.
A medida, que tem prazo de 180 dias, permitirá ao gestor realizar cortes radicais em despesas e buscar recursos externos para pagamento de salários afim de manter os serviços no município.
“Por que a gente está estabelecendo a calamidade financeira? Porque a dívida é muito maior do que as condições que a gente tem de pagar. E a dívida que a gente está falando não é a longo prazo, estamos falando de dívida a curto prazo”, disse.
“Dentro disso, a gente tem uma dívida a curto prazo de mais de R$ 1 bilhão. É R$ 1,6 bilhão a curto e longo prazo”, acrescentou.
Para Abilio, a dívida bilionária acumulada por Emanuel foi algo intencional, com o objetivo de prejudicar a gestão do novo prefeito no Palácio Alencastro.
O gestor alegou que muitos serviços foram contratados e compromissos financeiros foram firmados nos últimos deis meses de gestão de Emanuel.
“A gente não tem capacidade de pagar de imediato. Muita nota foi emitida, muita ordem de serviço foi emitida em contratos que já eram existentes, mas não eram essenciais e não eram emergenciais, mas foram inchados para gerar dívidas para próxima gestão”, afirmou.
“Esse é o nosso entendimento, porque se você contrata no fim da gestão, manda ordem de serviço no fim da gestão para muitas empresas, acima do que é a média prevista, a gente entende que tinha uma intenção de enviar recursos para outros lugares”, disse.
Comissão
O prefeito explicou que uma de suas ações para conter o avanço da dívida é criar a Comissão de Apoio Técnico de Renegociação de Contratos, que será presidida por Murilo Bianchini. O objetivo é rever contratos firmados pela gestão anterior.
“Nós estamos formando uma comissão para renegociar todos os contratos do município. Aquilo que for essencial, a gente vai renegociar para dar continuidade. Aquilo que não for, vamos renegociar para que o pagamento das dívidas fique em um determinado processo e para arcar com os custos do que for possível”, completou.


MATO GROSSO
Crystal celebra 30 anos com embalagem comemorativa e reforça sua conexão com o interior do Brasil
Para celebrar seus 30 anos de história, a Crystal, marca do Grupo Petrópolis – maior cervejaria com capital 100% nacional – lança uma embalagem comemorativa, disponível até o final do ano nos principais pontos de venda do país. Presente na rotina e nas celebrações de milhões de brasileiros, a marca ocupa a 13ª posição entre as cervejas mais vendidas no Brasil, além de ser a terceira maior de seu segmento e líder de consumo dentro dos lares brasileiros, segundo dados da Nielsen Retail Index.
Reconhecida por uma forte conexão com o público que valoriza a tradição, autenticidade e a simplicidade que a marca oferece, a Crystal foi criada em 1995 e adquirida pelo Grupo Petrópolis em 1998, onde conquistou consumidores de todos os cantos do Brasil, especialmente nas regiões do interior de São Paulo e Mato Grosso do Sul, onde é líder de segmento.
“Celebrar os 30 anos da Crystal é reconhecer a importância de uma cerveja que representa o Brasil real, que valoriza o que é simples, acessível e de qualidade. A Crystal tem orgulho de ser uma marca que contribui para democratização do consumo, movimentando a economia nacional e carregando história com autenticidade e proximidade”, afirma Cristiane Rosa, Head de Marketing de Categorias e Consumer Insights do Grupo Petrópolis.
Ao longo de sua trajetória, a marca protagonizou inovações importantes no setor. Foi a primeira cerveja do Brasil a adotar o selo de proteção no bocal – ficando conhecida como a “seladinha” do Brasil, em 2022. Além disso, lançou produtos como Crystal sem álcool (2006) e Crystal Premium (2010). A marca também esteve presente em grandes eventos culturais e musicais e, em 2021, reforçou seu posicionamento com a assinatura “A cerveja do nosso jeito”, reafirmando sua conexão com o público. No ano seguinte, conquistou a medalha de ouro na Beer Cup na categoria American-Style Lager.
A inovação também marca a fase atual de Crystal. Em 2024, se destacou como a única do segmento a possuir uma linha de RTDs (Ready to Drink), a Crystal Ice, vem superando as expectativas de desempenho, vendendo 3 vezes acima da meta planejada de volume. Disponível nos sabores limão, frutas vermelhas e frutas amarelas, e feita com saquê e vodka, a linha se destaca pelo sabor equilibrado e alta carbonatação, que dá maior sensação de refrescância.
Como parte da celebração de seus 30 anos de história, a Crystal também patrocina a Expô Fernandópolis 2025, que ocorre até o dia 25 de maio, na Arena Crystal, na cidade Fernandópolis – uma das regiões mais estratégicas para a marca e símbolo de sua conexão com o interior do Brasil.
SOBRE A CRYSTAL – Lançada em 1995 e adquirida pelo Grupo Petrópolis em 1998, a cerveja Crystal é uma marca reconhecida por sua leveza, refrescância e forte conexão com o público do interior do Brasil. Produzida com ingredientes selecionados, a marca mantém um alto padrão de qualidade, comprovado com a medalha de ouro no Beer Cup 2022. Em 2024 a marca lançou a linha Crystal Ice — a única RTD do segmento —, disponível em três sabores, sendo eles, limão, frutas vermelhas e frutas amarelas. Saiba mais em www.cervejacrystal.com.br
SOBRE O GRUPO PETRÓPOLIS – O Grupo Petrópolis é a única grande empresa do setor cervejeiro com capital 100% nacional. Produz as marcas de cerveja Itaipava, Petra, Black Princess, Cacildis, Cabaré, Weltenburger, Crystal e Lokal; a cachaça Cabaré; a vodca Nordka; as bebidas mistas Cabaré Ice, Crystal Ice e Blue Spirit Ice; os energéticos TNT Energy e Magneto; os refrigerantes It!, Tik Tok e a Tônica Petra; a bebida esportiva TNT Sport; e a água mineral Petra. O Grupo possui oito fábricas em seis Estados e mais de 140 Centros de Distribuição em todo o País, sendo responsável pela geração de mais de 22 mil empregos diretos. Saiba mais no link e em @grupo.petropolis nas redes sociais.
Para mais informações:
Néctar Comunicação Corporativa – grupopetropolis@nectarc.com.br
-
AGRONEGÓCIO6 dias atrás
Contagem regressiva para a “noite das patroas” na 57ª Expoagro de Cuiabá: Ana Castela e Maiara & Maraísa prometem show inesquecível
-
MATO GROSSO6 dias atrás
Fórum Agro MT solicita suspensão do sistema CAR 2.0
-
MATO GROSSO6 dias atrás
DIA MUNDIAL DA PELE: SUA PELE FALA, E MERECE SER OUVIDA
-
MATO GROSSO6 dias atrás
Visitantes e trabalhadores da Expoagro contarão com estrutura de atendimento médico avançada do Hospital H.Bento
-
MATO GROSSO5 dias atrás
Inteligência Artificial avança entre os pequenos negócios em MT, mas ainda enfrenta barreiras
-
MATO GROSSO4 dias atrás
Essence Urbanismo apresenta o empreendimento Bella Vita durante a 57ª Expoagro, em Cuiabá
-
MATO GROSSO3 dias atrás
Conselheiros do Conceel-EMT recebem capacitação sobre a nova Tarifa Social de energia elétrica
-
EDUCAÇÃO3 dias atrás
Literatura para crianças ganha novos voos com Cintia Barreto: escola, arte e representatividade negra