Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Operação realiza 143 mandados contra quadrilha de tráfico de drogas e comércio ilegal de armas em Sinop

Publicados

MATO GROSSO

A Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Sinop (Derf) deflagrou na manhã desta quinta-feira (24.10) a Operação Codinome Fantasma, que visa combater um grupo envolvido em tráfico de drogas, lavagem de dinheiro e venda ilegal de armas de fogo ligadas a uma organização criminosa.

Estão sendo cumpridas 143 ordens judiciais decretadas pela 5ª Vara Criminal da Comarca de Sinop, incluindo 63 mandados de prisão, 65 de busca e apreensão, 14 bloqueios de contas bancárias e a suspensão de atividade de uma pessoa jurídica.

As investigações foram obtidas em fevereiro deste ano, após a Polícia Civil identificar um esquema de tráfico de drogas associado à lavagem de dinheiro e ao comércio ilegal de armas.

Para lavar o dinheiro obtido com o tráfico, os suspeitos usavam uma distribuidora de gás e água mineral localizada na Avenida André Maggi, em Sinop. O dinheiro foi transferido para contas de diversas pessoas, a maioria mulheres ligadas a um dos principais alvos da investigação, identificado como AJG Posteriormente, esses valores foram repassados ​​para a distribuidora, que os converteram em dinheiro aparentemente lícito para a organização criminosa.

Leia Também:  Politec procura familiares de vítima para liberação de corpo

A operação, que está sendo realizada em cinco cidades de Mato Grosso – Sinop, Sorriso, Cuiabá, Colíder e São José do Rio Claro – envolve 250 policiais civis e conta com o apoio da Diretoria do Interior, da Diretoria de Atividades Especiais e do Centro Integrado de Operações Aéreas de Segurança Pública (Ciopaer).

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Nota do Enem amplia acesso ao ensino superior em 2026

Publicados

em

A divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no dia 16 de janeiro de 2026, abriu novas possibilidades para estudantes que pretendem ingressar no ensino superior ainda neste ano. Além de ser o principal critério de seleção para universidades públicas, por meio de sistemas como o Sisu, a nota do exame também é amplamente aceita por instituições privadas como forma alternativa de ingresso, dispensando o vestibular tradicional.

Em faculdades particulares, o uso da nota do Enem tem se consolidado como um caminho mais prático para quem deseja iniciar ou retomar a graduação. A modalidade permite concorrer a vagas em diferentes cursos, com processos simplificados e maior agilidade na matrícula.

Outro benefício importante é que o desempenho no Enem é requisito para programas federais de incentivo à educação, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que possibilita o parcelamento das mensalidades, e o Programa Universidade para Todos (Prouni), responsável pela concessão de bolsas integrais e parciais em instituições privadas.

Além das políticas públicas, algumas instituições oferecem condições especiais para novos alunos que utilizam a nota do Enem, como descontos diretos nas mensalidades, facilitando o acesso ao ensino superior e reduzindo o impacto financeiro da graduação.

Leia Também:  Doses da vacina contra a dengue serão liberadas a municípios de MT nesta quinta-feira (02)

Segundo a diretora da Faculdade Serra Dourada, Daiane Oliveira, o exame cumpre um papel fundamental na democratização do acesso à educação. “O Enem amplia as possibilidades de ingresso e permite que o estudante escolha a melhor forma de iniciar sua graduação, seja por meio de bolsas, financiamentos ou benefícios institucionais”, ressalta.

A orientação é que os candidatos fiquem atentos aos prazos e busquem informações diretamente nas instituições de interesse para conhecer os cursos disponíveis, as formas de ingresso com a nota do Enem e as condições oferecidas para novos alunos em 2026.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA