MATO GROSSO
Operação resulta na prisão de três motoristas e 43 veículos removidos em Várzea Grande
MATO GROSSO
A Operação Lei Seca, realizada na noite de quarta-feira (16h10) na Avenida 31 de Março, em Várzea Grande, resultou na prisão de três motoristas por embriaguez ao volante e na remoção de 43 veículos.
Dois dos motoristas detidos enfrentaram agravantes por não possuírem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Entre os veículos removidos, estavam 25 carros e 18 motos.
Durante a ação, foram lavrados 60 autos de infração de trânsito, incluindo 24 por condução de veículos não licenciados ou sem registro, 10 por dirigir sem CNH, cinco por dirigir sob efeito de álcool e nove pela recusa ao teste de alcoolemia. Além disso, 13 autuações foram feitas por diversas outras infrações.
A operação inspecionou 156 veículos, sendo 45 deles autuados. No total, foram realizados 157 testes de alcoolemia.
A Operação Lei Seca é coordenada pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) e envolve uma colaboração de várias equipes, incluindo o Batalhão de Trânsito (BPMTran), a Polícia Militar, a Delegacia de Trânsito (Deletran) da Polícia Judiciária Civil, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), a Guarda Municipal, o Corpo de Bombeiros (CBM-MT), a Polícia Penal, o Sistema Socioeducativo, a Polícia Rodoviária Federal e Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob).
MATO GROSSO
Nota do Enem amplia acesso ao ensino superior em 2026
A divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no dia 16 de janeiro de 2026, abriu novas possibilidades para estudantes que pretendem ingressar no ensino superior ainda neste ano. Além de ser o principal critério de seleção para universidades públicas, por meio de sistemas como o Sisu, a nota do exame também é amplamente aceita por instituições privadas como forma alternativa de ingresso, dispensando o vestibular tradicional.
Em faculdades particulares, o uso da nota do Enem tem se consolidado como um caminho mais prático para quem deseja iniciar ou retomar a graduação. A modalidade permite concorrer a vagas em diferentes cursos, com processos simplificados e maior agilidade na matrícula.
Outro benefício importante é que o desempenho no Enem é requisito para programas federais de incentivo à educação, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que possibilita o parcelamento das mensalidades, e o Programa Universidade para Todos (Prouni), responsável pela concessão de bolsas integrais e parciais em instituições privadas.
Além das políticas públicas, algumas instituições oferecem condições especiais para novos alunos que utilizam a nota do Enem, como descontos diretos nas mensalidades, facilitando o acesso ao ensino superior e reduzindo o impacto financeiro da graduação.
Segundo a diretora da Faculdade Serra Dourada, Daiane Oliveira, o exame cumpre um papel fundamental na democratização do acesso à educação. “O Enem amplia as possibilidades de ingresso e permite que o estudante escolha a melhor forma de iniciar sua graduação, seja por meio de bolsas, financiamentos ou benefícios institucionais”, ressalta.
A orientação é que os candidatos fiquem atentos aos prazos e busquem informações diretamente nas instituições de interesse para conhecer os cursos disponíveis, as formas de ingresso com a nota do Enem e as condições oferecidas para novos alunos em 2026.