FIM DO FEUDO
Oposição surpreende e vence eleição CRM-MT com 62% dos votos
MATO GROSSO
A Chapa 1 – Mudança Já! Venceu as eleições do Conselho Regional de Medicina de Mato Grosso (CRM-MT) e comandará a autarquia pelos próximos cinco anos. A vitória veio com o voto de mais de 3,1 mil médicos, 62,33% dos votos válidos.
A chapa é formada por 40 conselheiros, sendo 20 titulares e 20 suplentes, que tomarão posse no dia 1° de outubro. A chapa de situação, derrotada no pleito, recebeu 37,67% dos votos válidos.
Pouco mais de 5,4 mil médicos votaram na eleição deste ano. Formada por médicos de Cuiabá e do interior, a
Chapa 1 apresentou aos médicos o lema “Defendendo a medicina e apoiando o médico”.
Pela primeira vez na história, a eleição do CRM-MT contou com uma chapa de oposição, criada pelo sentimento dos profissionais de que o Conselho pode e deve ser mais presente na rotina dos médicos. Ao longo das semanas que antecederam as eleições, os integrantes da Chapa 1 visitaram dezenas de unidades de Saúde, ocasião em que puderam apresentar o grupo, as propostas e ouvir as demandas dos profissionais.
Entre as propostas da Chapa 1, está a criação de um canal de comunicação exclusivo para que os médicos denunciem problemas estruturais nas unidades de saúde e atrasos salariais; fazer o CRM cumprir seu papel de defender a medicina sob todos os seus aspectos; integrar os médicos do interior ao conselho; e criar uma comissão do jovem médico, para apoiar e ouvir os profissionais em início de carreira.
Confira abaixo o nome dos médicos eleitos:
Conselheiros efetivos
Adriano Bastos Pinho – Cuiabá
Alessandro Gonçalves da Silva – Cuiabá
Anderson Aires Luiz da Silva – Cuiabá
Aurélio Abdias Sampaio Ferreira – Cuiabá
Cláudia Maria Gonçalves Preza – Cuiabá
Danilo Augusto Oliani Giroto – Tangará da Serra
Diogo Leite Sampaio – Cuiabá
Fábio Yonamine – Cuiabá
Liliane Rodrigues Brianeze – Cuiabá
Lucas Bertolin – Matupá
Luciano Aquino de Faria – Sinop
Luciano Florisbelo da Silva – Cuiabá
Luiz Gustavo Barcelos – Cuiabá
Magno Stefani Cezar – Cuiabá
Maria Luisa Trabachin Gimenes – Cuiabá
Mirella de Figueiredo Abreu Prado – Cuiabá
Orestes Borges – Cuiabá
Conselheiros suplentes
Alessandro Henrique Previde Campos – Cuiabá
Antônia Carlos Magalhães Novais – Cuiabá
Eduardo Garcia de Arruda – Cuiabá
Elaine Patrícia Souza Silva – Cuiabá
Evandro Martins de Souza – Lucas do Rio Verde
Giovani Mendes Ferreira – Cuiabá
Ian Ribeiro da Rocha – Cuiabá
Jacqueline Jéssica De Marchi – Sinop
José Alfredo Loureiro Granja – Cuiabá
Luiz Fernando Galesso Seror – Cuiabá
Maikon Adriano Ticianel – Cuiabá
Marco Aurélio de Barros Silva – Várzea Grande
Marcos Khalaf Farah Albeny – Rondonópolis
Michele Coutinho Neto – Juína
Neimar de Souza – Nova Mutum
Oscar Vanderlei de Miranda – Alta Floresta
Paulo Diniz Clausen de Araújo – Nova Mutum
Paulo Henrique Nesi de Campos – Sinop
Renata Machado Barbosa Lima de Miranda – Cuiabá
Thales Santana Damante – Cuiabá

MATO GROSSO
Nota do Enem amplia acesso ao ensino superior em 2026
A divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no dia 16 de janeiro de 2026, abriu novas possibilidades para estudantes que pretendem ingressar no ensino superior ainda neste ano. Além de ser o principal critério de seleção para universidades públicas, por meio de sistemas como o Sisu, a nota do exame também é amplamente aceita por instituições privadas como forma alternativa de ingresso, dispensando o vestibular tradicional.
Em faculdades particulares, o uso da nota do Enem tem se consolidado como um caminho mais prático para quem deseja iniciar ou retomar a graduação. A modalidade permite concorrer a vagas em diferentes cursos, com processos simplificados e maior agilidade na matrícula.
Outro benefício importante é que o desempenho no Enem é requisito para programas federais de incentivo à educação, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que possibilita o parcelamento das mensalidades, e o Programa Universidade para Todos (Prouni), responsável pela concessão de bolsas integrais e parciais em instituições privadas.
Além das políticas públicas, algumas instituições oferecem condições especiais para novos alunos que utilizam a nota do Enem, como descontos diretos nas mensalidades, facilitando o acesso ao ensino superior e reduzindo o impacto financeiro da graduação.
Segundo a diretora da Faculdade Serra Dourada, Daiane Oliveira, o exame cumpre um papel fundamental na democratização do acesso à educação. “O Enem amplia as possibilidades de ingresso e permite que o estudante escolha a melhor forma de iniciar sua graduação, seja por meio de bolsas, financiamentos ou benefícios institucionais”, ressalta.
A orientação é que os candidatos fiquem atentos aos prazos e busquem informações diretamente nas instituições de interesse para conhecer os cursos disponíveis, as formas de ingresso com a nota do Enem e as condições oferecidas para novos alunos em 2026.