MATO GROSSO
Pai de menina morta em afogamento aponta negligência de clube: “Como uma piscina funda fica sem socorrista?”
MATO GROSSO
O 1º Sargento da Polícia Militar Claudiney Neves, pai de Soraya Camila, 12, que morreu em afogada em uma piscina dentro da Vila Militar em Cuiabá na tarde deste domingo (17), apontou negligência por parte do clube. Ele questionou o fato de uma piscina funda não ter nenhum socorrista a postos.
“Deixo aqui minha nota de repudio à administração do clube que fica dentro de uma vila militar, dentro do exército brasileiro, que trabalha de forma negligente. Como que uma piscina funda não tem salva-vidas presente a todo momento?”, questionou o pai da garota.
Soraya Camila morreu afogada por volta das 14h50, enquanto brincava com a irmã na Associação de Cabos e Soldados do Exército, próximo ao Círculo Militar, na Avenida Miguel Sutil, na capital. À imprensa, a assessoria da Polícia Militar alegou que o salva-vidas estava em horário de almoço no momento do afogamento.
“O próprio clube alegou para a imprensa que os salva-vidas estariam em horário de almoço. Todos que trabalham com salvamento, preservação de vidas, têm consciência que não pode acontecer abandono de posto. Isso é negligência! (…) Espero que o exército brasileiro não seja negligente e tome as providências cabíveis”, completou o sargento. Ele gravou o vídeo enquanto aguardava liberação do corpo da filha.
O presidente da Associação de Cabos e Soldados da Polícia Militar e Bombeiro Militar, Laudicério Machado, informou que está com a assessoria jurídica ao lado do pai da criança para acompanhar o caso.
O acidente
Camila Soraya, de doze anos, morreu afogada na tarde deste domingo (17) em Cuiabá, na Associação de Cabos e Soldados do Exército, próximo ao Círculo Militar. Ela era filha do Sargento Claudiney, da Polícia Militar, conhecido como “Clau Simpatia”, do Corpo Musical da Polícia Militar.
Segundo informações da Polícia Militar, quem atendeu o caso foi o 10° Batalhão de Polícia Militar, por volta das 14h50. Camila estava brincando com a irmã no clube, que fica na Avenida Miguel Sutil, no momento em que o salva-vidas estava no intervalo de almoço.
Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionada para atender a ocorrência. No entanto, a criança já estava em óbito quando as equipes chegaram. Uma equipe da Delegacia de Homicídios e Proteção a Pessoa (DHPP) da Polícia Civil também compareceu ao local e irá investigar o caso.
FONTE/ REPOST: ISABELA MERCURI – OLHAR DIRETO
MATO GROSSO
Nota do Enem amplia acesso ao ensino superior em 2026
A divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no dia 16 de janeiro de 2026, abriu novas possibilidades para estudantes que pretendem ingressar no ensino superior ainda neste ano. Além de ser o principal critério de seleção para universidades públicas, por meio de sistemas como o Sisu, a nota do exame também é amplamente aceita por instituições privadas como forma alternativa de ingresso, dispensando o vestibular tradicional.
Em faculdades particulares, o uso da nota do Enem tem se consolidado como um caminho mais prático para quem deseja iniciar ou retomar a graduação. A modalidade permite concorrer a vagas em diferentes cursos, com processos simplificados e maior agilidade na matrícula.
Outro benefício importante é que o desempenho no Enem é requisito para programas federais de incentivo à educação, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que possibilita o parcelamento das mensalidades, e o Programa Universidade para Todos (Prouni), responsável pela concessão de bolsas integrais e parciais em instituições privadas.
Além das políticas públicas, algumas instituições oferecem condições especiais para novos alunos que utilizam a nota do Enem, como descontos diretos nas mensalidades, facilitando o acesso ao ensino superior e reduzindo o impacto financeiro da graduação.
Segundo a diretora da Faculdade Serra Dourada, Daiane Oliveira, o exame cumpre um papel fundamental na democratização do acesso à educação. “O Enem amplia as possibilidades de ingresso e permite que o estudante escolha a melhor forma de iniciar sua graduação, seja por meio de bolsas, financiamentos ou benefícios institucionais”, ressalta.
A orientação é que os candidatos fiquem atentos aos prazos e busquem informações diretamente nas instituições de interesse para conhecer os cursos disponíveis, as formas de ingresso com a nota do Enem e as condições oferecidas para novos alunos em 2026.