Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Páscoa deve movimentar R$ 640,6 milhões na economia local, aponta pesquisa do Sebrae/MT

Publicados

MATO GROSSO

Expectativa dos comerciantes cresce a pouco mais de três semanas para a Páscoa. Pesquisa realizada pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT) aponta que 80% da população ativa planejam festejar a data religiosa, que, neste ano, será celebrada em 20 de abril. A estimativa é que a comemoração movimente R$ 640,6 milhões na economia local, influenciada pela demanda aquecida nos setores de confeitaria, supermercados e artesanato.

Um dos principais símbolos da data, o chocolate terá presença garantida nos festejos dos consumidores mato-grossenses. A intenção de compra do produto oriundo do cacau saltou 26% em comparação ao ano anterior, passando de 36% para 62%. O ticket médio de gastos é de R$ 405,70 e uma parte considerável dos entrevistados disse que deve investir cerca de R$ 250. Produtos industrializados como ovos de chocolate (69%) e caixas de bombons (48%) estão no topo das preferências dos clientes – especialmente entre aqueles que recebem entre dois e cinco salários mínimos.

Produtos da categoria “premium” também têm participação expressiva nas vendas da Páscoa, segundo a pesquisa. Isso porque entre os grupos socioeconômicos mais elevados (que ganham acima de cinco salários mínimos), as principais escolhas são itens artesanais como ovos caseiros recheados (22%), barras de chocolate (18%) e cestas personalizadas com produtos diversos (8%). Especialistas destacam que o forte apelo afetivo e comercial da data também abre oportunidades para o empreendedorismo.

Leia Também:  Misael Galvão fala sobre o assassinato, reforça importância do monitoramento interno do Shopping Popular e cobra investigações

Segundo a analista técnica do Sebrae/MT, Beatriz Jardim, muitas empresas dos segmentos de confeitaria surgiram na Páscoa como uma alternativa para profissionais com vocação para o artesanato e que estavam desempregados ou em busca de renda extra. “O grande destaque da confecção caseira é o toque de customização, que torna o produto mais elaborado. Apostar em sabores sofisticados, receitas saudáveis, embalagens atrativas e edições limitadas pode atrair um público disposto a gastar mais por uma experiência diferenciada”, pontua.

Apesar do interesse em aproveitar a Páscoa, a aquisição de produtos para presentear amigos e familiares tem uma série de desafios. O levantamento do Sebrae/MT revela que a situação financeira e a disponibilidade imediata de produtos em meio à alta demanda são fatores que influenciam o consumo. Para a maioria (60%) dos entrevistados, o preço ainda é determinante na decisão de compra da mercadoria.

“Praticar valores competitivos é importante, mas não é tudo. Nos últimos anos, o perfil do consumidor mudou muito e a exigência por melhores custos-benefícios só aumentou”, comenta Beatriz. Ainda conforme a analista, a pesquisa ressalta a necessidade de se investir em um bom atendimento, qualidade dos produtos, promoções ou descontos atrativos e oferta de condições vantajosas de pagamento. “Essa combinação contribui não só para fidelizar como também para conquistar novos clientes que, eventualmente, não tenham interesse de consumir na data”.

Leia Também:  Projeto Bombeiros do Futuro forma 320 alunos e pais destacam contribuição para o desenvolvimento dos filhos

Apoio

Para auxiliar empreendedores em suas empreitadas durante a Páscoa, o Sebrae Mato Grosso oferece uma gama de serviços voltados ao desenvolvimento de micro e pequenos negócios. A instituição traz soluções de design de embalagens para empresas de pequeno porte, bem como consultorias para a edificação de novos produtos e precificação. “Preparar-se de forma eficaz e antecipada é o primeiro grande passo para fabricar bons produtos e ter sucesso em vendas”, finaliza a analista Beatriz Jardim.

Dados da Pesquisa

O levantamento foi realizado por meio de entrevistas telefônicas entre os dias 18 de fevereiro e 7 de março de 2025 em todo o estado de Mato Grosso. Foram entrevistados 1.089 residentes maiores de 18 anos. Para a sondagem, utilizou-se a metodologia quantitativa, com margem de erro de 5% e índice de confiança de 95%.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Essence Urbanismo apresenta o empreendimento Bella Vita durante a 57ª Expoagro, em Cuiabá

Publicados

em

Durante a programação da 57ª edição da Expoagro – uma das maiores feiras agropecuárias do Centro-Oeste, os visitantes poderão conhecer de perto o mais novo lançamento da Essence Urbanismo: o Essence Bella Vita Home Club. O empreendimento será apresentado e comercializado com condições especiais, exclusivamente na sede da Gouveia Imóveis, parceiro da incorporadora durante o evento.

A programação da Expoagro começa nesta quinta-feira (10) e segue até o dia 20 de julho, no Parque de Exposições Senador Jonas Pinheiro, e reúne empresários, produtores rurais, investidores e o público em geral.

O público também poderá conferir rodeios, shows musicais, o Fórum das Cadeias Produtivas, feira comercial com produtos e serviços voltados ao setor agropecuário, parque de diversões, praça de alimentação, competições hípicas e diversas outras atrações para toda a família.

Localizado em uma área estratégica e promissora de Cuiabá, o Essence Bella Vita promete unir qualidade de vida, infraestrutura moderna e valorização imobiliária, características já reconhecidas nos projetos da Essence Urbanismo.

O condomínio residencial clube conta com 537 lotes, com metragens entre 180m² e 334m². O projeto arquitetônico valoriza a segurança, convivência, e contato com a natureza. Lançado este ano, mais de 160 unidades foram comercializadas em tempo recorde.

Leia Também:  Mário Nadaf pede serviços para oito bairros da capital

“A Expoagro é uma vitrine importante para grandes negócios, e estamos muito felizes em apresentar o Bella Vita ao público durante essa edição, em parceria com a Gouveia Imóveis”, afirmou o diretor comercial da Essence Urbanismo, José Paulo.

Sobre o Essence Bella Vita Home Club

A estrutura apresenta piscina com acquaplay e pool bar, quatro espaços gourmet temáticos, sala de jogos, academia completa, beauty care, brinquedoteca, playground, pet place e pista de caminhada arborizada.

Uma das novidades para os moradores é que além das churrasqueiras, o projeto tem também uma costelaria integrada ao espaço Beach Gourmet, onde é possível fazer churrasco estilo fogo de chão. Mais de 160 unidades foram comercializadas em tempo recorde.

Para mais informações, entre em contato pelo telefone (65) 2121-5960 ou acesse o site: essencebellavita.com.br.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA