Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

PEDIDO DE VISTA “Não dá pra dormir mais um dia sabendo que podíamos ajudar”, diz desembargadora sobre intervenção

Publicados

MATO GROSSO

Em seu voto durante a sessão do Órgão Especial do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, a vice-presidente da Corte, desembargadora Maria Erotides Kneip, disse que “perdeu o sono” ao ler o relato da situação da saúde pública de Cuiabá, como descrito no voto do relator da matéria, desembargador Orlando Perri.

“Confesso que li ontem à noite e perdi o sono imaginando que nós do Poder Judiciário já podíamos ter ajudado a população da Grande Cuiabá e a própria gestão municipal a salvar vidas”, ressaltou.

A magistrada, que acompanhou integralmente o voto de Perri, ressaltou ainda que a situação das unidades de saúde de Várzea Grande é igualmente caótica, sobrecarregada por pacientes vindos da Capital. “Isso é público e notório, inclusive consta em matérias jornalísticas anexadas”, disse.

“Penso que não dá para dormir mais um dia sabendo que a gente podia estar ajudando a resolver e não está. Estou convencida do acerto do voto do relator”, concluiu.

 

A votação sobre a intervenção na saúde pública de Cuiabá foi suspensa após os desembargadores Rubens de Oliveira Santos Filho e Juvenal Pereira da Silva pedirem vistas.

Leia Também:  Fórum de Cláudia anuncia seletivo para credenciar profissionais de Fisioterapia

O Ministério Público de Mato Grosso (MPMT) pediu ao Judiciário que o Governo do Estado interviesse na Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá devido à situação caótica em que se encontra a pasta.

Leia Também:  “É o nosso maior patrimônio esportivo”, diz presidente da Câmara durante entrega do Estádio Gaspar Dutra

Em seu voto, Perri descreveu a situação como “um problema crônico que se arrasta há vários anos e que se agrava a cada dia”. Disse que, antes de conceder liminar autorizando a intervenção, ainda em dezembro de 2022, existiam mais de 500 ações na Justiça contra o município.

Perri refutou o argumento da prefeitura de Cuiabá de que entregou várias unidades de saúde e hospitais, ao afirmar que “apesar de toda essa estrutura física, desgraçadamente a saúde do município capenga na provisão de médicos, procedimentos e medicamentos”.

“A sociedade precisa ser medicada e o remédio vai ser buscado na intervenção”, disse.

Com o pedido de vistas, o caso deve voltar a pauta no apenas na segunda quinta-feira de março, dia 9.

FOLHA DO ESTADO ON-LINE

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Nota do Enem amplia acesso ao ensino superior em 2026

Publicados

em

A divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no dia 16 de janeiro de 2026, abriu novas possibilidades para estudantes que pretendem ingressar no ensino superior ainda neste ano. Além de ser o principal critério de seleção para universidades públicas, por meio de sistemas como o Sisu, a nota do exame também é amplamente aceita por instituições privadas como forma alternativa de ingresso, dispensando o vestibular tradicional.

Em faculdades particulares, o uso da nota do Enem tem se consolidado como um caminho mais prático para quem deseja iniciar ou retomar a graduação. A modalidade permite concorrer a vagas em diferentes cursos, com processos simplificados e maior agilidade na matrícula.

Outro benefício importante é que o desempenho no Enem é requisito para programas federais de incentivo à educação, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que possibilita o parcelamento das mensalidades, e o Programa Universidade para Todos (Prouni), responsável pela concessão de bolsas integrais e parciais em instituições privadas.

Além das políticas públicas, algumas instituições oferecem condições especiais para novos alunos que utilizam a nota do Enem, como descontos diretos nas mensalidades, facilitando o acesso ao ensino superior e reduzindo o impacto financeiro da graduação.

Leia Também:  Trânsito no Portão do Inferno está bloqueado das 8h às 14h

Segundo a diretora da Faculdade Serra Dourada, Daiane Oliveira, o exame cumpre um papel fundamental na democratização do acesso à educação. “O Enem amplia as possibilidades de ingresso e permite que o estudante escolha a melhor forma de iniciar sua graduação, seja por meio de bolsas, financiamentos ou benefícios institucionais”, ressalta.

A orientação é que os candidatos fiquem atentos aos prazos e busquem informações diretamente nas instituições de interesse para conhecer os cursos disponíveis, as formas de ingresso com a nota do Enem e as condições oferecidas para novos alunos em 2026.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA