MATO GROSSO
Polícia Civil cumpre 10 ordens judiciais contra autores de assassinato de irmão de PM em Cuiabá
MATO GROSSO
A Delegacia Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) deflagrou, na manhã desta terça-feira (02.07), a Operação Lei e Ordem para cumprimento de 10 ordens judiciais, contra integrantes de uma organização criminosa envolvidos no homicídio do irmão de um sargento da Polícia Militar.
Os mandados, sendo cinco de prisão temporária e cinco de busca e apreensão domiciliar, são cumpridos em Cuiabá e na cidade de Campo Grande (MS). A operação conta com apoio da Delegacia Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Campo Grande.
Os alvos são investigados pelos crimes de homicídio qualificado pelo motivo torpe, emprego de meio cruel e recurso que impossibilitou a defesa da vítima, por integrar organização criminosa e impedir investigação de organização criminosa.
O crime que vitimou Rogério Ricard Santos, 44 anos, ocorreu no dia 17 de fevereiro de 2022, no bairro 1º de março em Cuiabá, ocasião em que a vítima foi cruelmente espancada por integrantes de uma organização criminosa. A vítima chegou a ser socorrida para o Hospital Municipal de Cuiabá, onde não resistiu aos ferimentos e foi a óbito.
As investigações da DHPP apontaram que o verdadeiro alvo dos criminosos era o policial, irmão da vítima. O crime seria uma tarefa dada a um dos membros da facção, que precisava se reabilitar com a organização criminosa e recebeu a incumbência de matar um policial. Diante da dificuldade da tarefa, o irmão da policial foi a vítima da execução.
Durante os trabalhos de apuração dos fatos, um policial da DHPP que atuava em diligências na região do bairro 1º de março foi ameaçado por membros do grupo criminoso para que a investigação fosse encerrada, “Ficou bem nítida a ação da facção criminosa no intuito de acabar com a investigação que em curso, caracterizando além dos demais crimes, a conduta de impedir investigação de organização criminosa”, disse o delegado responsável pelas investigações, Maurício Maciel.
A operação parte de um planejamento adotado pela DHPP na repressão qualificada da força policial no enfrentamento para esclarecer os crimes e chegar às prisões dos autores. O planejamento estratégico teve início com a análise criminal e mapeamento dos inquéritos policiais que reuniam indícios de autoria de crimes praticados a mando de facções criminosas na região metropolitana de Cuiabá.
Há cerca de 20 dias, a DHPP deflagrou a Operação Sicários com 16 mandados de prisões e buscas e apreensões contra integrantes de facções criminosas envolvidos em homicídios nas cidades de Cuiabá e Várzea Grande.
“DHPP tem feito esse planejamento para reprimir crimes violentos, com atuação repressiva qualificada, impactando, diretamente, na prevenção a delitos com as prisões dos executores”, pontuou o titular da unidade especializada, delegado Rodrigo Azem.
Atendimento à imprensa
O delegado titular da DHPP, Rodrigo Azem, e o delegado responsável pela operação, Maurício Maciel Pereira Júnior, falarão com a imprensa em coletiva às 09h30 desta terça-feira (02.07), na sede da DHPP (Av. Tenente-coronel Duarte, 1044 – Centro/Cuiabá).
MATO GROSSO
Nota do Enem amplia acesso ao ensino superior em 2026
A divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no dia 16 de janeiro de 2026, abriu novas possibilidades para estudantes que pretendem ingressar no ensino superior ainda neste ano. Além de ser o principal critério de seleção para universidades públicas, por meio de sistemas como o Sisu, a nota do exame também é amplamente aceita por instituições privadas como forma alternativa de ingresso, dispensando o vestibular tradicional.
Em faculdades particulares, o uso da nota do Enem tem se consolidado como um caminho mais prático para quem deseja iniciar ou retomar a graduação. A modalidade permite concorrer a vagas em diferentes cursos, com processos simplificados e maior agilidade na matrícula.
Outro benefício importante é que o desempenho no Enem é requisito para programas federais de incentivo à educação, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que possibilita o parcelamento das mensalidades, e o Programa Universidade para Todos (Prouni), responsável pela concessão de bolsas integrais e parciais em instituições privadas.
Além das políticas públicas, algumas instituições oferecem condições especiais para novos alunos que utilizam a nota do Enem, como descontos diretos nas mensalidades, facilitando o acesso ao ensino superior e reduzindo o impacto financeiro da graduação.
Segundo a diretora da Faculdade Serra Dourada, Daiane Oliveira, o exame cumpre um papel fundamental na democratização do acesso à educação. “O Enem amplia as possibilidades de ingresso e permite que o estudante escolha a melhor forma de iniciar sua graduação, seja por meio de bolsas, financiamentos ou benefícios institucionais”, ressalta.
A orientação é que os candidatos fiquem atentos aos prazos e busquem informações diretamente nas instituições de interesse para conhecer os cursos disponíveis, as formas de ingresso com a nota do Enem e as condições oferecidas para novos alunos em 2026.