MATO GROSSO
Polícia Civil prende sete suspeitos por tráfico de drogas e estelionato
MATO GROSSO
Policiais civis da Delegacia Especializada de Repressão a Entorpecentes (DRE) desarticulou na quinta-feira (23.02), um endereço no bairro Bordas da Chapada, em Cuiabá, utilizado para cometimentos de tráfico de drogas e estelionato.
Ao todo 7 homens foram detidos e autuados em flagrante por tráfico de drogas, associação criminosa, fraude eletrônica tentado em concurso de agentes. Vários aparelhos celulares e porções de maconha foram apreendidos.
A ação foi realizada pela equipe da DRE em cumprimento de um mandado de busca e apreensão expedido pela Justiça, por meio do Núcleo de Inquéritos Policiais (Nipo), visando combater o tráfico de drogas.
Na casa, alvo da ordem judicial, situada no bairro Bordas da Chapada, os policiais civis localizaram setes indivíduos fazendo uso de maconha. Com eles foram apreendidos com vários celulares e dinheiro.
Ao serem entrevistados, os envolvidos alegaram que todos os dias vão até o local para consumirem entorpecentes e praticarem o crime de estelionato, através da plataforma virtual OLX.
Na ocasião foi constatado que no imóvel funcionava um “escritório” para a prática de golpes, inclusive no momento da abordagem policial, alguns suspeitos quebraram os respectivos celulares.
Diante dos fatos, os aparelhos foram apreendidos e encaminhados junto com os suspeitos para a DRE. Durante análise dos celulares foram verificadas várias fraudes eletrônicas cometidas pelo grupo, inclusive identificando uma vítima no Estado de São Paulo. Contudo não obtiveram êxito no golpe por circunstâncias alheias a vontade dos suspeitos.
Com base no flagrante, os conduzidos foram interrogados e autuados por tráfico de drogas, associação criminosa, fraude eletrônica tentado em concurso de agentes. Após a confecção dos autos, os presos foram colocados à disposição da Justiça.
A vítima do Estado de São Paulo agradeceu o empenho dos policiais civis da DRE, por tirar de circulação suspeitos que causam tantos transtornos para muitas vítimas, principalmente pessoas idosas.
MATO GROSSO
Nota do Enem amplia acesso ao ensino superior em 2026
A divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no dia 16 de janeiro de 2026, abriu novas possibilidades para estudantes que pretendem ingressar no ensino superior ainda neste ano. Além de ser o principal critério de seleção para universidades públicas, por meio de sistemas como o Sisu, a nota do exame também é amplamente aceita por instituições privadas como forma alternativa de ingresso, dispensando o vestibular tradicional.
Em faculdades particulares, o uso da nota do Enem tem se consolidado como um caminho mais prático para quem deseja iniciar ou retomar a graduação. A modalidade permite concorrer a vagas em diferentes cursos, com processos simplificados e maior agilidade na matrícula.
Outro benefício importante é que o desempenho no Enem é requisito para programas federais de incentivo à educação, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que possibilita o parcelamento das mensalidades, e o Programa Universidade para Todos (Prouni), responsável pela concessão de bolsas integrais e parciais em instituições privadas.
Além das políticas públicas, algumas instituições oferecem condições especiais para novos alunos que utilizam a nota do Enem, como descontos diretos nas mensalidades, facilitando o acesso ao ensino superior e reduzindo o impacto financeiro da graduação.
Segundo a diretora da Faculdade Serra Dourada, Daiane Oliveira, o exame cumpre um papel fundamental na democratização do acesso à educação. “O Enem amplia as possibilidades de ingresso e permite que o estudante escolha a melhor forma de iniciar sua graduação, seja por meio de bolsas, financiamentos ou benefícios institucionais”, ressalta.
A orientação é que os candidatos fiquem atentos aos prazos e busquem informações diretamente nas instituições de interesse para conhecer os cursos disponíveis, as formas de ingresso com a nota do Enem e as condições oferecidas para novos alunos em 2026.