MATO GROSSO
Polícia Militar, Gefron e PF apreendem 39 tabletes de cocaína avaliados em R$ 750 mil
MATO GROSSO
Policiais militares do 7º Batalhão, com apoio do Grupo Especial de Fronteira (Gefron) e a Polícia Federal de Cáceres, apreenderam, nesta quarta-feira (09.11), 39 tabletes de de cocaína escondidos em um veículo na rodovia MT-246, entre os municípios de Barra do Bugres e Jangada.
Na ação, dois homens, de 30 e 42 anos, foram presos por tráfico de ilícito de drogas. A carga, que está avaliada em R$ 750 mil, pesa aproximadamente 40 quilos.
A Polícia Militar recebeu informações das equipes do Gefron e PF de que dois homens, em um veículo modelo Toyota Corolla, preto, estaria trafegando pela rodovia carregando entorpecentes.
Por volta das 12 horas, os militares realizaram rondas no local e identificaram um carro com as mesmas características. Os policiais, então, realizaram abordagem dos ocupantes e em seguida, uma varredura veicular.
A equipe encontrou um compartimento escondido atrás do banco traseiro do veículo, contendo 26 tabletes de pasta base de cocaína. Foram encontrados ainda 13 tabletes dentro do airbag do carro.
Os entorpecentes e os suspeitos foram conduzidos à delegacia para registro do boletim de ocorrência e demais providências que o caso requer.
Disque-denúncia
A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190, ou disque-denúncia 0800.065.3939.
Fonte: GOV MT
MATO GROSSO
Nota do Enem amplia acesso ao ensino superior em 2026
A divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no dia 16 de janeiro de 2026, abriu novas possibilidades para estudantes que pretendem ingressar no ensino superior ainda neste ano. Além de ser o principal critério de seleção para universidades públicas, por meio de sistemas como o Sisu, a nota do exame também é amplamente aceita por instituições privadas como forma alternativa de ingresso, dispensando o vestibular tradicional.
Em faculdades particulares, o uso da nota do Enem tem se consolidado como um caminho mais prático para quem deseja iniciar ou retomar a graduação. A modalidade permite concorrer a vagas em diferentes cursos, com processos simplificados e maior agilidade na matrícula.
Outro benefício importante é que o desempenho no Enem é requisito para programas federais de incentivo à educação, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que possibilita o parcelamento das mensalidades, e o Programa Universidade para Todos (Prouni), responsável pela concessão de bolsas integrais e parciais em instituições privadas.
Além das políticas públicas, algumas instituições oferecem condições especiais para novos alunos que utilizam a nota do Enem, como descontos diretos nas mensalidades, facilitando o acesso ao ensino superior e reduzindo o impacto financeiro da graduação.
Segundo a diretora da Faculdade Serra Dourada, Daiane Oliveira, o exame cumpre um papel fundamental na democratização do acesso à educação. “O Enem amplia as possibilidades de ingresso e permite que o estudante escolha a melhor forma de iniciar sua graduação, seja por meio de bolsas, financiamentos ou benefícios institucionais”, ressalta.
A orientação é que os candidatos fiquem atentos aos prazos e busquem informações diretamente nas instituições de interesse para conhecer os cursos disponíveis, as formas de ingresso com a nota do Enem e as condições oferecidas para novos alunos em 2026.