MATO GROSSO
Polícia Militar homenageia 85 autoridades militares e civis com medalha Mérito 4º Batalhão
MATO GROSSO
O 4º Batalhão da Polícia Militar de Mato Grosso realizou, na noite desta quarta-feira (02.08), a entrega da medalha “Mérito 4º BPM”. A solenidade foi realizada em Cuiabá, no auditório do Comando-Geral da PMMT, e contou com a presença de 85 autoridades militares e civis, que foram contempladas pela honraria.
A Medalha Mérito 4º BPM foi instituída via decreto, em outubro de 2020, e destina-se a agraciar policiais militares e demais autoridades que tenham desempenhado relevantes serviços no âmbito do 4º Batalhão de PMMT, bem como em prol da Segurança Pública de Mato Grosso.
O comandante-geral da Polícia Militar de Mato Grosso, coronel Alexandre Corrêa Mendes, agradeceu a presença dos homenageados e destacou que todos os agraciados foram escolhidos pelas suas histórias de contribuições com o 4º Batalhão da PM.
“Quero que os senhores se sintam honrados por esta homenagem, vocês são pessoas que possuem história com Várzea Grande e com o 4º Batalhão, que é atuante na cidade. Aos nossos oficiais e praças, saibam que este é um reconhecimento em virtude do trabalho que os senhores têm desempenhado em prol da sociedade várzea-grandense”, destacou.
O comandante do 4º Batalhão da PM, tenente-coronel Gleber Candido Moreno, ressaltou que a unidade possui mais de 130 policiais militares, responsáveis pelo patrulhamento na região central de Várzea Grande e distritos rurais. O tenente-coronel Candido também lembrou o papel social do Batalhão, com projetos que integram crianças e jovens, retirando-as do caminho da criminalidade.
“Estamos reconhecendo aqui, aqueles responsáveis por acreditarem na instituição Polícia Militar e nos trabalhos desenvolvidos por esta unidade. Meus sinceros agradecimentos a todos aqui e recebam esta medalha com grande agradecimento por toda essa contribuição ao nosso nobre trabalho”, destacou.
O deputado estadual Júlio Campos, um dos homenageados da noite, lembrou que o 4º Batalhão da PMMT foi criado no ano de 1984, enquanto era governador do Estado, e ressaltou o excelente trabalho prestado pela unidade e pela Polícia Militar.
“Fico muito feliz de receber esta honraria, de um Batalhão que tive o privilégio de criar enquanto governador de Mato Grosso, uma unidade que nos dá segurança na cidade industrial e também nos municípios próximos. Quero agradecer a Polícia Militar, pelo excelente trabalho prestado no governo Mauro Mendes, que tem valorizado muito a segurança pública do Estado, com muito avanço para bem servir a população mato-grossense”, pontuou.
Entre os agraciados com a medalha “Mérito 4º BPM” estão o secretário-chefe de Governo, tenente-coronel PM Jordan Espíndola; o secretário-adjunto de Segurança Pública, coronel PM RR Heverton Mourett de Oliveira; a primeira-dama de Várzea Grande e promotora de Justiça, Januária Dorilêo Baracat; o desembargador Rui Ramos Ribeiro; os juízes de direito Ana Cristina Silva Mendes e Luis Otávio Pereira Marques; a secretária municipal de assistência social de Várzea Grande, Ana Cristina Vieira e Silva; e o vereador de Várzea Grande, Paulo Cézar Oliveira.
Também foram homenageados com a medalha, os professores do projeto 4º Bravo Lutas, Valtemir Chocolate, Leopoldo Rafael Neto, Francisco Fernandes e Francisco Fernandes Júnior; o diretor da Central de Inteligência da PMMT, coronel Ronaldo Roque da Silva; o comandante do 4º Comando Regional da PMMT, coronel Fernando Augustinho de Oliveira Galindo; o comandante do 11º Comando Regional da PMMT, coronel Fábio Bastos; o coronel PM Paulo César da Silva, entre demais autoridades militares e civis reconhecidas pelo 4º Batalhão.

Fonte: Governo MT – MT


MATO GROSSO
Conselheiros do Conceel-EMT recebem capacitação sobre a nova Tarifa Social de energia elétrica

Nesta quinta-feira (10), os conselheiros do Conselho de Consumidores da Energisa Mato Grosso (Conceel-EMT) participaram de uma capacitação sobre a nova Tarifa Social de Energia Elétrica, que entrou em vigor no dia 5 de julho. A Medida Provisória nº 1.300/2025 ampliou o alcance do benefício em todo o país, permitindo que famílias de baixa renda tenham acesso a descontos de até 100% no consumo de energia elétrica.
Durante o encontro, foram apresentados os critérios atualizados para o enquadramento na Tarifa Social, os benefícios garantidos pela nova regulamentação, além de orientações sobre como realizar o cadastro e tirar dúvidas dos usuários. A capacitação foi ministrada pelo gerente comercial da Energisa, Roberto Vieira de Carvalho.
“Foi muito importante estar com o time de conselheiros falar sobre a ampliação da desta isenção – somente em Mato Grosso 209 mil famílias já têm direito a esse benefício e ainda há mais 200 mil que podem fazer parte, desde que estejam com os dados do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), atualizado”, disse.
De acordo com as novas regras, clientes com renda por pessoa de até meio salário-mínimo e consumo de até 80 KW/h podem ter isenção total no consumo de energia. A medida alcança também famílias indígenas, quilombolas e clientes com direito ao Benefício de Prestação Continuada (BPC). Em todos os casos, os clientes só serão cobrados pelo consumo de energia que exceder os 80 KW/h.
Para o vice-presidente do Conceel-EMT, Benedito Paulo de Abreu, a capacitação é fundamental para garantir que a população tenha acesso a informações claras e corretas sobre seus direitos.
“A nova Tarifa Social é um avanço importante para a população mais vulnerável. Nosso papel como conselho é fiscalizar, orientar e garantir que esse benefício chegue a quem realmente precisa”, destacou.
A Tarifa Social de Energia Elétrica é um programa do Governo Federal que concede descontos na conta de luz para famílias de baixa renda, indígenas, quilombolas e beneficiários de programas sociais. Com a atualização das regras, o objetivo é ampliar o acesso ao benefício e garantir maior justiça social na cobrança de energia elétrica.
Sobre o Conceel-EMT
O Conceel-EMT tem como objetivo orientar, analisar e opinar sobre questões relacionadas ao fornecimento, às tarifas e à adequação dos serviços prestados ao consumidor final. O conselho não possui relação de subordinação com a distribuidora Energisa/MT e é composto por representantes das seguintes classes de consumo: residencial, comercial, industrial, rural e poder público.
-
AGRONEGÓCIO5 dias atrás
Contagem regressiva para a “noite das patroas” na 57ª Expoagro de Cuiabá: Ana Castela e Maiara & Maraísa prometem show inesquecível
-
MATO GROSSO5 dias atrás
Fórum Agro MT solicita suspensão do sistema CAR 2.0
-
MATO GROSSO5 dias atrás
DIA MUNDIAL DA PELE: SUA PELE FALA, E MERECE SER OUVIDA
-
MATO GROSSO5 dias atrás
Visitantes e trabalhadores da Expoagro contarão com estrutura de atendimento médico avançada do Hospital H.Bento
-
MATO GROSSO4 dias atrás
Inteligência Artificial avança entre os pequenos negócios em MT, mas ainda enfrenta barreiras
-
MATO GROSSO3 dias atrás
Essence Urbanismo apresenta o empreendimento Bella Vita durante a 57ª Expoagro, em Cuiabá
-
EDUCAÇÃO2 dias atrás
Literatura para crianças ganha novos voos com Cintia Barreto: escola, arte e representatividade negra
-
MATO GROSSO2 dias atrás
Conselheiros do Conceel-EMT recebem capacitação sobre a nova Tarifa Social de energia elétrica