MATO GROSSO
Politec de Cáceres participa de feira de iniciação científica em colégio
MATO GROSSO
A Gerência Regional de Criminalística da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) de Cáceres participou, neste final de semana, da 3ª Feira de Iniciação Científica do Colégio Salesiano Santa Maria de Cáceres.
O convite foi realizado pelo diretor-geral do Colégio. Antônio Teixeira, para a participação da perícia criminal com o tema: “A luz forense como ferramenta eficaz e prática na resolução de crimes”, para os alunos do ensino fundamental II e ensino médio.
O perito oficial criminal Uyre Barros fez apresentações técnicas, esclareceu dúvidas e ainda fez com que os alunos participassem de forma lúdica de momentos inspirados na série norte-americana “C.S.I”.![]()
A direção da escola, Ana Paula Ceccatto, destacou que foi uma experiência única na vida dos alunos e demonstrou grande interesse pela profissão. Ela ponderou ainda que pretende firmar uma parceria com a Gerência de Criminalística no intuito de levar novos saberes aos seus alunos, despertando-os para novas possibilidades de qualificação.
As luzes forenses são equipamentos baseados na emissão de luz que, na presença de filtros ajustáveis, emitem luzes em faixas de comprimento de onda específicos, permitindo a detecção de vestígios invisíveis a olho nu.
São utilizadas para o levantamento de vestígios latentes no local de crime e de vestígios biológicos em laboratório, tais como sêmen e saliva, com o intuito de revelar essas evidências por fluorescência ou por contraste com o substrato de fundo.
A fluorescência é um fenômeno físico-químico no qual um objeto absorve a luz de determinado comprimento de onda e emite uma cor diferente.
Fonte: Governo MT – MT
MATO GROSSO
Nota do Enem amplia acesso ao ensino superior em 2026
A divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no dia 16 de janeiro de 2026, abriu novas possibilidades para estudantes que pretendem ingressar no ensino superior ainda neste ano. Além de ser o principal critério de seleção para universidades públicas, por meio de sistemas como o Sisu, a nota do exame também é amplamente aceita por instituições privadas como forma alternativa de ingresso, dispensando o vestibular tradicional.
Em faculdades particulares, o uso da nota do Enem tem se consolidado como um caminho mais prático para quem deseja iniciar ou retomar a graduação. A modalidade permite concorrer a vagas em diferentes cursos, com processos simplificados e maior agilidade na matrícula.
Outro benefício importante é que o desempenho no Enem é requisito para programas federais de incentivo à educação, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que possibilita o parcelamento das mensalidades, e o Programa Universidade para Todos (Prouni), responsável pela concessão de bolsas integrais e parciais em instituições privadas.
Além das políticas públicas, algumas instituições oferecem condições especiais para novos alunos que utilizam a nota do Enem, como descontos diretos nas mensalidades, facilitando o acesso ao ensino superior e reduzindo o impacto financeiro da graduação.
Segundo a diretora da Faculdade Serra Dourada, Daiane Oliveira, o exame cumpre um papel fundamental na democratização do acesso à educação. “O Enem amplia as possibilidades de ingresso e permite que o estudante escolha a melhor forma de iniciar sua graduação, seja por meio de bolsas, financiamentos ou benefícios institucionais”, ressalta.
A orientação é que os candidatos fiquem atentos aos prazos e busquem informações diretamente nas instituições de interesse para conhecer os cursos disponíveis, as formas de ingresso com a nota do Enem e as condições oferecidas para novos alunos em 2026.