MATO GROSSO
Prefeito cita risco de colapso na Saúde, promete mais testes e lamenta que governo não reabra Centro de Triagem
MATO GROSSO
O prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) pontuou, na manhã desta segunda-feira (10), ao tomar a sua terceira dose da vacina contra a Covid-19, que o sinal de alerta já foi ligado na Saúde do município. Ele citou risco de que a rede entre em colapso, prometeu a compra de mais testes para melhorar o atendimento à população e lamentou o fato de o governo do Estado não reabrir o Centro de Triagem novamente.
“Nós estamos monitorando. Está sendo feito o atendimento em unidades básicas de Saúde. Montamos um plano de ação e, esta ação conjunta da nossa rede está funcionando neste primeiro momento, em que houve aumento de casos de síndrome gripal. Já determinei que as unidades não parem no almoço”, disse o prefeito.
Nos próximos dias, Emanuel prometeu continuar monitorando a situação e, se for necessário, determinará a abertura das unidades no fim de semana. “Tudo o que tiver que ser feito, vamos fazer”.
“Há ameaça de colapso na rede, no sistema. Mas ainda estamos em um nível que não é preocupante. A prefeitura de Cuiabá faz tudo com planejamento”, pontua Emanuel.
O prefeito ainda lamentou o fato de o governador do estado decidir não reabrir o Centro de Triagem. “Ouvi o governador dizendo isto. Fiquei preocupado, pois entendo ser o momento adequado para novamente abrir o centro de triagem, em parceria, somar esforços para combater a pandemia e estes surtos”.
Questionado sobre os problemas enfrentados pela população nas unidades de saúde, que estão lotadas e com número de testagens baixas, o emedebista comentou que tudo se deve ao comportamento do surto. “Tínhamos toda a estrutura para aquela demanda. De uma hora para outra, ela aumentou muito. Estamos tomando medidas para adquirir mais testes rápidos, com urgência, para melhorar o atendimento”.
Via Crucis
Quem depende do Sistema Único de Saúde (SUS) há tempos enfrenta diversas dificuldades para conseguir consultas, exames e medicamentos. Acrescente a isto uma pandemia, junto a um surto de gripe. O resultado é o que a população tem enfrentado atualmente em Cuiabá, com pouca capacidade para atendimentos e realização de testes de Covid-19.
Com o fechamento do Centro de Triagem, por conta do arrefecimento da pandemia naquela época, restou aos moradores de Cuiabá procurar as unidades básicas de saúde, o que vinha funcionando até então.
Porém, no fim do ano passado, a variante Ômicron fez aumentar o número de infectados pela Covid-19 e um surto de gripe, também com uma nova cepa da H3N2, trouxe um acréscimo exacerbado de pessoas procurando atendimento médico.
Na quinta-feira (06), a reportagem procurou atendimento na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Quilombo. Durante a manhã, a primeira negativa. A atendente disse que existe um limite de apenas dez testes de Covid-19 por perído. O pedido foi para o retorno na parte da tarde. Chegado o momento, no horário combinado, a resposta foi a mesma: “não há vagas”.
A orientação repassada foi a de que aguardasse o próximo dia ou procurasse outra unidade de saúde. Ao seguir até uma, no bairro Ribeirão do Lipa, a informação repassada por uma das enfermeiras era de que “o atendimento é prioritário para os moradores da região”. Além disto, os insumos estavam escassos e, provavelmente, não durariam nem até o fim de semana.
Na sexta-feira (07), o mesmo trajeto até a UBS do Quilombo, com a promessa de atendimento pela manhã. Ao chegar, 30 minutos antes do combinado, a mesma atendente informou que a unidade estava sem médico e que as consultas e testes seriam feitos somente na segunda-feira (10).
A nova recomendação foi procurar o Centro de Saúde Ana Poupina, no bairro Dom Aquino, desta vez, sem nenhuma promessa, pois a informação era de que “está lotado”. O trajeto de quatro quilômetros foi feito, mas ao chegar na porta da unidade, a mesma resposta: “As fichas para atendimento já foram encerradas, pois o limite foi alcançado”. A recomendação: voltar durante a tarde.
Tal situação expõe o que está sendo chamado de “apagão de casos”. Isso acontece porque, a pessoa que não tem as mesmas condições de deslocamento ou financeira para pagar um teste particular, tem apenas duas opções: retornar para tentar a sorte no dia seguinte ou não fazer o exame e continuar na dúvida. Com a vacinação avançada e os casos da Ômicron sendo leves, muitos acabam desistindo de procurar atendimento médico, o que – consequentemente – não leve aos números a realidade enfrentada.
A epopéia em busca de um teste da Covid-19 na rede municipal tem sido comum. No aguardo de atendimento e pouco depois das negativas, a reportagem visualizou várias pessoas passando pela mesma situação.
Para melhorar o fluxo de atendimento aos usuários, a Secretaria Municipal de Saúde lançou o Plano de Enfrentamento à Síndrome Gripal e Síndrome Respiratória Aguda Grave, que começou a valer no dia 27 de dezembro do ano passado.
Na nova metodologia, todas as unidades básicas de saúde (UBS) passaram a atender aos pacientes com sintomas gripais leves em livre demanda, ou seja, sem necessidade de agendamento. Isso significa que pessoas com sintomas como coriza, mal-estar, febre, diarreia e tosse, devem procurar a unidade de saúde da família mais próxima de sua casa.
Já ao sentir um desconforto respiratório ou aumento da frequência respiratória, por exemplo, o indicado é procurar a unidade de pronto atendimento. Os casos que necessitarem de internação serão encaminhados para o Hospital Referência à Covid-19 (antigo Pronto Socorro) ou para o Hospital são Benedito, de acordo com o Plano de Enfrentamento.
FONTE/REPOST: Wesley Santiago/Max Aguiar – OLHAR DIRETO


MATO GROSSO
Sebrae/MT promove AI Tour para capacitar líderes e empreendedores em Inteligência Artificial

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT) e a plataforma StartSe promovem a AI Tour, uma jornada prática de capacitação voltada para líderes e empreendedores interessados em aplicar a Inteligência Artificial (IA) em seus negócios. O evento conta com imersões sobre ferramentas como ChatGPT, Gemini, Leonardo AI e Promptly, abordando fundamentos, boas práticas e aplicações reais para acelerar estratégias e otimizar processos. A Inteligência Artificial é uma das prioridades da instituição.
De acordo com o diretor técnico do Sebrae/MT, André Schelini, a iniciativa realizada entre os dias 28 e 29 de agosto representa uma oportunidade única para que empresários adquiram diferenciais competitivos. “O objetivo é preparar gestores para atuar com inovação, otimizando processos e garantindo maior competitividade e vantagens estratégicas para seus negócios”, destacou. Entre os principais benefícios estão a redução de custos, aumento da produtividade e a automatização de tarefas, liberando gestores para decisões mais estratégicas.
A capacitação permite que os participantes compreendam o impacto da IA na gestão operacional, aprendam a criar agentes autônomos, desenvolvam projetos com o AI Canvas e descubram como proteger modelos de IA. Segundo o gerente de Inovação do Sebrae/MT, Lucas Moreira, a metodologia foi pensada para gerar resultados imediatos. “Será uma imersão prática e de alto impacto, com aplicações que empresários poderão implementar já durante a jornada”, afirma.
Assessoria especializada
Além do AI Tour, o Sebrae/MT mantém outras iniciativas de apoio à transformação digital dos pequenos negócios. Em Cuiabá, a Sala de Inteligência Artificial, instalada na Agência Sebrae Cuiabá, no Goiabeiras Shopping, oferece atendimento especializado, consultorias e acesso a tecnologias aplicáveis ao dia a dia das empresas. A estrutura faz parte da estratégia de inovação do Sebrae, que busca democratizar o acesso às ferramentas digitais e estimular uma cultura de experimentação entre empreendedores.
O Sebrae/MT já capacitou 199 professores e atendeu cerca de 1.600 clientes em ações voltadas ao uso da Inteligência Artificial em diferentes áreas de negócios. Até o momento, foram realizadas 10 palestras sobre IA aplicada ao marketing digital, vendas, atendimento e gestão, que reuniram aproximadamente 1.000 participantes, além de cinco workshops voltados ao aumento de vendas no ambiente digital e à gestão multissetorial, com mais de 100 empreendedores.
A programação segue até novembro, com a oferta de 13 novos workshops multissetoriais que devem envolver cerca de 300 pessoas.
Fenômeno em expansão
Conforme aponta pesquisa do Setor de Inteligência de Dados do Sebrae/MT, 17% dos empreendimentos em Mato Grosso já utilizam alguma solução baseada em IA, principalmente em áreas de impacto rápido e mensurável. O atendimento ao cliente lidera as aplicações, com 85% das empresas usuárias automatizando interações, seguido pela gestão financeira (56%) e pelo marketing com análise de dados (54%). Outras áreas, como controle de qualidade (25%), automação de processos (19%) e desenvolvimento de produtos (15%), também começam a ganhar espaço.
O estudo também identificou as principais barreiras para a popularização da tecnologia. A falta de conhecimento técnico foi apontada por 67% dos empresários, seguida da resistência à mudança (55%), da ausência de dados para treinar sistemas (52%) e dos altos custos (42%). Essas dificuldades são mais frequentes em setores como logística, recursos humanos e qualidade, que, apesar do alto potencial de ganhos, ainda são pouco explorados.
Outro desafio está na qualificação. Apesar de metade dos empresários se declarar otimista com o futuro da IA, apenas 6% afirmam ter uma estratégia definida para adotá-la, e 26% pretendem investir em treinamentos. Para enfrentar esse cenário, o Sebrae/MT tem ampliado sua oferta de capacitações, consultorias e soluções práticas.
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