MATO GROSSO
Presidente do TCE cria Secretaria de Relações Institucionais e amplia alcance de projetos nacionais
MATO GROSSO
O presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), conselheiro José Carlos Novelli, amplia o alcance dos projetos desenvolvidos pelo órgão com a criação da Secretaria de Relações Institucionais. A proposta de resolução normativa, levada ao Plenário na sessão ordinária desta terça-feira (19), foi aprovada por unanimidade.
Agora, a Secretaria vai concentrar o trabalho realizado pelo órgão junto ao Sistema Tribunais de Contas, dando mais efetividade às ações desenvolvidas com parceiros como a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) e o Instituto Rui Barbosa (IRB), além de diversas Cortes de Contas pelo país.
Foi o que explicou Novelli. “São muitos os setores do TCE envolvidos neste trabalho de importantíssima relevância, que será centralizado para gerar mais eficiência. Fico satisfeito em ter criado esta Secretaria, que é fruto de proposição e da visão estratégica do conselheiro Valter Albano.”
Na ocasião, o intercâmbio institucional foi exemplificado pelo ouvidor-geral da Corte de Contas, conselheiro Antonio Joaquim, que coordena duas iniciativas realizadas em âmbito nacional que surgiram no TCE-MT: o Projeto Nacional de Transparência Pública e o Ouvidoria Para Todos.
“Cumprimento vossa excelência porque agora está formalizando uma realidade que já existe, mas que estava sem coordenação. O TCE-MT tem tradicionalmente, há anos, várias parcerias com outros Tribunais do Brasil, no sentido de oferecer expertise e contribuição a projetos”, concluiu.
Secretaria de Comunicação/TCE-MT
E-mail: imprensa@tce.mt.gov.br
Flickr: clique aqui
MATO GROSSO
Nota do Enem amplia acesso ao ensino superior em 2026
A divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no dia 16 de janeiro de 2026, abriu novas possibilidades para estudantes que pretendem ingressar no ensino superior ainda neste ano. Além de ser o principal critério de seleção para universidades públicas, por meio de sistemas como o Sisu, a nota do exame também é amplamente aceita por instituições privadas como forma alternativa de ingresso, dispensando o vestibular tradicional.
Em faculdades particulares, o uso da nota do Enem tem se consolidado como um caminho mais prático para quem deseja iniciar ou retomar a graduação. A modalidade permite concorrer a vagas em diferentes cursos, com processos simplificados e maior agilidade na matrícula.
Outro benefício importante é que o desempenho no Enem é requisito para programas federais de incentivo à educação, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que possibilita o parcelamento das mensalidades, e o Programa Universidade para Todos (Prouni), responsável pela concessão de bolsas integrais e parciais em instituições privadas.
Além das políticas públicas, algumas instituições oferecem condições especiais para novos alunos que utilizam a nota do Enem, como descontos diretos nas mensalidades, facilitando o acesso ao ensino superior e reduzindo o impacto financeiro da graduação.
Segundo a diretora da Faculdade Serra Dourada, Daiane Oliveira, o exame cumpre um papel fundamental na democratização do acesso à educação. “O Enem amplia as possibilidades de ingresso e permite que o estudante escolha a melhor forma de iniciar sua graduação, seja por meio de bolsas, financiamentos ou benefícios institucionais”, ressalta.
A orientação é que os candidatos fiquem atentos aos prazos e busquem informações diretamente nas instituições de interesse para conhecer os cursos disponíveis, as formas de ingresso com a nota do Enem e as condições oferecidas para novos alunos em 2026.