Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Primeira-dama de MT recebe título de ‘mãe dos migrantes’ em visita à Pastoral do Migrante em Cuiabá

Publicados

MATO GROSSO

A primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, visitou, nesta quinta-feira (08.02), a Pastoral do Migrante, sob a gestão do padre Mauro Verzeltti, para a entrega oficial de R$ 1,3 milhão e um veículo novo à entidade.

Ela foi acompanhada dos secretários de Estado de Assistência Social e Cidadania, Grasielle Bugalho; de Segurança Pública, coronel Cesar Roveri; do secretário-adjunto de Direitos Humanos da Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp), Kennedy Dias, e do deputado estadual Max Russi.

O recurso destinado para a Pastoral do Migrante é oriundo da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), por meio da Secretaria Adjunta de Direitos Humanos, para a formalização do Termo de Colaboração com a entidade sem fins lucrativos, com o objetivo de implementar ações para apoiar refugiados e migrantes. Já o carro foi adquirido com emenda parlamentar na ordem de R$ 119,4 mil.
Padre Mauro Verzeltti disse que primeira-dama tem ajudado e cuidado dos mais necessitados

Padre Mauro destacou a atenção da primeira-dama Virginia Mendes com a Pastoral e a reconheceu como ‘mãe dos migrantes’.

“A partir de hoje a senhora vai ser considerada a mãe dos migrantes, não madrinha, mas mãe, porque mãe tem um significado muito profundo. A mãe é aquela que cuida, que sabe das necessidades, que olha, acompanha e que está em todos os momentos da vida das pessoas”, declarou.

Virginia Mendes agradeceu o reconhecimento. “Agradeço pela confiança, podem contar comigo que vou me esforçar para ser uma boa mãe, já que o senhor me deu essa missão. Esse recurso é uma demonstração de respeito e carinho que o Governo tem pelas pessoas. Eu sei, padre, que o senhor vai fazer um excelente trabalho com sua equipe e nós estamos aqui para ajudar”, afirmou.
Primeira-dama Virginia Mendes ressaltou a importância do trabalho em parceria para ajudar o próximo

Leia Também:  Moradora denuncia morte de gatos por envenenamento em Várzea Grande

A primeira-dama ainda agradeceu o apoio e ressaltou o importante trabalho da entidade para apoiar os migrantes.

“Agradeço ao coronel Roveri pela parceria, à secretária Grasielle pelo brilhante trabalho no social, ao secretário adjunto de Direitos Humanos Kennedy, nosso parceiro do social, e ao deputado Max Russi pelo recurso para aquisição desse veículo. Aqui nós vemos a demonstração de amor por meio das parcerias. Não importa o credo religioso, a raça, ser brasileiro ou estrangeiro. A gente tem que amar as pessoas, e nós temos esse sentimento neste lugar. Temos que amar as pessoas como Jesus nos ensinou”, pontuou.

O deputado Max Russi ressaltou a necessidade de olhar para o próximo e citou a primeira-dama como uma inspiração.

“A nossa primeira-dama Virginia Mendes é extraordinária. É uma primeira-dama preocupada com os índios, com as crianças, com os idosos, com os migrantes, com os autistas, ou seja, ela está presente em várias causas e ações fazendo muito além da sua obrigação, porque tem um coração gigante e é um ser humano diferenciado”, disse.

Além das famílias que moram na Casa do Migrante, mais de 80 crianças são atendidas em um centro educacional infantil em período integral mantido pela entidade e mais de 100 migrantes de forma rotativa, com cestas de alimentos, atendimento médico e regularização de documentos.
Veículo foi entregue à Pastoral do Migrante

Leia Também:  Escola de Governo abre segunda turma do curso presencial Análise de Riscos na Nova Lei de Licitações

A secretária Grasielle Bugalho também destacou a atuação da primeira-dama do Estado voltada aos migrantes, a partir da experiência que ela teve enquanto primeira-dama de Cuiabá.

“Ela tem esse olhar completo, foi primeira-dama de município e sabe que as pessoas precisam desse acolhimento quando chegam na cidade, e a Pastoral sempre fez esse trabalho. Esse recurso vai servir para a manutenção com a contratação de profissionais para atendimentos especializados, a exemplo de tradutor juramentado, conforme orientação da Polícia Federal, na alimentação e em toda parte estrutural”, afirmou.

Recentemente, a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) concluiu a reforma de quatro salas da Casa do Migrante, instalou energia solar e a rede elétrica do prédio, por meio da Comissão Estadual de Erradicação do Trabalho Escravo (Coetrae), em parceria com a Setasc.

“Para nós é uma honra poder contribuir com as ações mobilizadas pela primeira-dama Virginia Mendes. As salas construídas melhoraram a estrutura do espaço, a energia solar vai ajudar a diminuir o custo da energia, e, com essa economia, a entidade terá mais condições de desenvolver as atividades diárias, completou o secretário Cesar Roveri.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Nota do Enem amplia acesso ao ensino superior em 2026

Publicados

em

A divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no dia 16 de janeiro de 2026, abriu novas possibilidades para estudantes que pretendem ingressar no ensino superior ainda neste ano. Além de ser o principal critério de seleção para universidades públicas, por meio de sistemas como o Sisu, a nota do exame também é amplamente aceita por instituições privadas como forma alternativa de ingresso, dispensando o vestibular tradicional.

Em faculdades particulares, o uso da nota do Enem tem se consolidado como um caminho mais prático para quem deseja iniciar ou retomar a graduação. A modalidade permite concorrer a vagas em diferentes cursos, com processos simplificados e maior agilidade na matrícula.

Outro benefício importante é que o desempenho no Enem é requisito para programas federais de incentivo à educação, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que possibilita o parcelamento das mensalidades, e o Programa Universidade para Todos (Prouni), responsável pela concessão de bolsas integrais e parciais em instituições privadas.

Além das políticas públicas, algumas instituições oferecem condições especiais para novos alunos que utilizam a nota do Enem, como descontos diretos nas mensalidades, facilitando o acesso ao ensino superior e reduzindo o impacto financeiro da graduação.

Leia Também:  Jovem bate em árvore, capota várias vezes e morre em MT

Segundo a diretora da Faculdade Serra Dourada, Daiane Oliveira, o exame cumpre um papel fundamental na democratização do acesso à educação. “O Enem amplia as possibilidades de ingresso e permite que o estudante escolha a melhor forma de iniciar sua graduação, seja por meio de bolsas, financiamentos ou benefícios institucionais”, ressalta.

A orientação é que os candidatos fiquem atentos aos prazos e busquem informações diretamente nas instituições de interesse para conhecer os cursos disponíveis, as formas de ingresso com a nota do Enem e as condições oferecidas para novos alunos em 2026.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA