Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Primeiro lugar em medicina na UFMT, estudante de 18 anos se preparou sozinho para o Enem

Publicados

MATO GROSSO

Primeiro lugar em medicina da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) pelo sistema de cotas, o estudante de 18 anos, Dhiogo Ramos da Silva, contou em entrevista ao Olhar Direto que passou nove meses estudando sozinho em casa, com seus próprios materiais e conteúdos até ser aprovado e chamado pelo Sistema de Seleção Unificada, o SiSU, com 749,7 na média geral do Exame Nacional de Ensino Médio, o Enem.

Várzea-grandense, Dhiogo estudou no Ensino Fundamental na Escola Estadual Profª Maria Leite Marcoski e no Ensino Médio foi para o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso –IFMT. Tudo indicaria para o jovem estudante uma carreira na área de eletroeletrônica, porém, a pandemia, as práticas apenas no primeiro ano e as aulas em EAD defasaram o aprendizado técnico e Dhiogo preferiu seguir outro rumo.

“Então, apesar de ter o diploma de técnico minha formação foi um pouco deficiente, e eu sabia disso, por isso decidi não tentar procurar emprego na área”, contou.

Foi aí que, buscando uma boa estabilidade financeira e entendendo a ajuda que a área pode proporcionar à sua família e às outras pessoas, Dhiogo cogitou medicina, mesmo que a escolha não fosse um sonho de infância. “Pelas portas que (a medicina) poderia abrir para mim e, assim, mudar um pouco minha realidade e da minha família”.

Leia Também:  VÍDEO: O cantor cuiabano Matheuzinho reuniu garis da prefeitura de Cuiabá, de forma improvisada na rua, para gravar um vídeo com um hit dele

Sem condições de arcar com cursinho, Dhiogo se organizou e começou a estudar sozinho. Entre PDFs, vídeos no Youtube e demais materiais, ele fez a divisão da quantidade de conteúdo pela quantidade de semanas ate o Enem. Em nove meses, ele estudou pelo menos 6h e, aos finais de semana, ele praticava redação e fazia simulados em casa até o dia da prova.

O resultado de sua organização veio com a média geral no Enem de 747,9, garantindo o primeiro lugar para medicina na UFMT na lista de cota que se inscreveu. Na redação, marcou 840 pontos. Em linguagens, 703,7. Matemática 817 pontos. Natureza 648 e Humanas 730,9 pontos.

“Eu fiquei sem reação. Estava na casa de uma tia e abri só por curiosidade, porque a nota era pra sair à noite. Quando vi já estava na chamada regular e não acreditei. Recarreguei as páginas algumas vezes para ter certeza que não era erro. Fiquei ainda mais surpreso por estar em primeiro lugar. Porque durante as parciais eu estava em terceiro”, finalizou o estudante.

Leia Também:  Trump assina tarifa de 50 % sobre todas as importações de produtos brasileiros para os Estados Unidos: confira como isso afeta o Brasil

Enquanto aguarda o início das aulas, agendado para 29 de agosto, Dhiogo está fazendo alguns bicos para tentar tirar a CNH e pretende se formar em medicina pela UFMT.

O SiSU

O resultado do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para o primeiro semestre de 2022 foi divulgado nesta terça-feira (22). A lista de aprovados foi disponibilizada na página do programa.

O Sisu é o meio pelo qual o Ministério da Educação (MEC) seleciona estudantes para vagas em cursos de ensino superior de instituições públicas.

A matrícula para os estudantes que passaram no primeiro semestre começou nesta quarta-feira (23) e deve ir até 8 de março.

Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é realizado anualmente. Em 2021, a prova foi aplicada nos dias 21 e 28 de novembro.O resultado do exame foi disponibilizado no dia 9 deste mês.

FONTE/ REPOST: PEDRO COUTINHO BERTOLINI – OLHAR DIRETO 

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Atletas de Mato Grosso e de Rondônia disputam o cinturão do MT Warriors; confira o card completo

Publicados

em

Os 28 atletas que participarão da segunda edição do MT Warriors Championship já foram definidos, e o card completo contará também com duas lutas femininas. Na disputa pelo cinturão, sobem ao ringue Wesley Almeida (RO) e Mateus Gomes (MT).

O evento, que reúne o melhor do kickboxing profissional em Mato Grosso, será realizado no dia 20 de dezembro, a partir das 19h, no Palácio das Artes Marciais. A entrada é gratuita.

Além da consagração no ringue, os três campeões mais destacados garantirão vagas no WGP Kickboxing, o maior evento da modalidade na América Latina. A premiação total ultrapassa R$ 50 mil, reforçando o caráter profissional e competitivo do campeonato. Participam das lutas atletas de Mato Grosso, Rio de Janeiro, Campo Grande, Pará, Rio Grande do Sul, Rondônia e Santa Catarina. A pesagem oficial será realizada um dia antes do evento.

“Depois do sucesso da primeira edição, os atletas já se preparam para uma nova disputa que vem impulsionando o crescimento do kickboxing em Mato Grosso”, afirmou o presidente da Federação de Kickboxing do Estado de Mato Grosso (FKBEMT), Mateus Wesley Nogueira Noya.

Leia Também:  Trump assina tarifa de 50 % sobre todas as importações de produtos brasileiros para os Estados Unidos: confira como isso afeta o Brasil

O evento tem chancela da Confederação Brasileira de Kickboxing Profissional (CBKB PRO) e da World Association of Kickboxing Organizations Professional (WAKO PRO), garantindo reconhecimento nacional e internacional aos atletas. A iniciativa conta com o apoio do Governo de Mato Grosso.

CARD COMPLETO MATO GROSSO WARRIORS – 2ª EDIÇÃO

CARD PRELIMINAR
Peso Super Leve – até 69 kg
Nathan Brenno (Novo Extremo – Cuiabá/MT) × Paulo Antônio (Strike 0579 – Cuiabá/MT)

Peso Médio – até 75 kg
Augusto Daniel Costa (Ji-Paraná/RO) × Octávio Augusto (Team Noya – Cuiabá/MT)

Peso Super Leve – até 62,200 kg
Antônio Tadeu (Alto Araguaia/MT) × Luis Souza “Samurai” (Strike Top Brothers – Cuiabá/MT)

Peso Leve – até 60 kg
Lery Yuri (Alto Floresta/MT) × Otávio Henrique (Strike Top Brothers – Cuiabá/MT)

Peso Pena – até 58 kg – Feminino
Thamires Conceição (Strike Top Brothers – Cuiabá/MT) × Carol Gonçalves (Campo Grande/MS)

Peso Leve Ligeiro – até 64,500 kg
Murilo Dutra (Sapiranga/RS) × Iago Alves (Porto Velho/RO)

Leia Também:  Polícia Civil realiza busca em Centro de Treinamento de Artes Marciais para apurar crime de pedofilia

CARD PRINCIPAL

Peso Leve – até 65 kg – Feminino
Ana Clara (Ponto 1 – Cambé/PR) × Nadia (LTT – Cuiabá/MT)

Peso Super Médio – até 78,100 kg
Cleyton Gomes Nicacio (RJ) × Silvio Augusto (Strike Top Brothers – Cuiabá/MT)

Peso Meio-Médio – até 71,8 kg
Oscar Schmidt (Casa Fight – Chapada dos Guimarães/MT) × Rodrigo Silva da Rosa (Rosa Team – Rio Grande/RS)

Peso Super Leve – até 69,1 kg
Lucas Peixoto Alves de Assis (RJ) × Jeferson Barbosa (Sinop/MT)

Peso Leve – até 60 kg
Alisson Garrido (Passo Fundo/RS) × Wellyngton “Coringa” (Strike Top Brothers – Diamantino/MT)

Peso Cruzador Leve – até 85 kg
Vinicius Coppolo (RJ) × Daniel Junior (RJ)

Peso Médio – até 75 kg (Peso Combinado)
Vanderlei “Vandy” Fernandes (American Killer – Criciúma/SC) × Rangel “Anaconda” (PA)

Peso Meio-Médio – até 71,8 kg – 🏆 Disputa de Cinturão
Wesley Almeida (RO) × Mateus Gomes (C.T. Black Fight – Primavera do Leste/MT)

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA