Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Primeiro lugar em medicina na UFMT, estudante de 18 anos se preparou sozinho para o Enem

Publicados

MATO GROSSO

Primeiro lugar em medicina da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) pelo sistema de cotas, o estudante de 18 anos, Dhiogo Ramos da Silva, contou em entrevista ao Olhar Direto que passou nove meses estudando sozinho em casa, com seus próprios materiais e conteúdos até ser aprovado e chamado pelo Sistema de Seleção Unificada, o SiSU, com 749,7 na média geral do Exame Nacional de Ensino Médio, o Enem.

Várzea-grandense, Dhiogo estudou no Ensino Fundamental na Escola Estadual Profª Maria Leite Marcoski e no Ensino Médio foi para o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso –IFMT. Tudo indicaria para o jovem estudante uma carreira na área de eletroeletrônica, porém, a pandemia, as práticas apenas no primeiro ano e as aulas em EAD defasaram o aprendizado técnico e Dhiogo preferiu seguir outro rumo.

“Então, apesar de ter o diploma de técnico minha formação foi um pouco deficiente, e eu sabia disso, por isso decidi não tentar procurar emprego na área”, contou.

Foi aí que, buscando uma boa estabilidade financeira e entendendo a ajuda que a área pode proporcionar à sua família e às outras pessoas, Dhiogo cogitou medicina, mesmo que a escolha não fosse um sonho de infância. “Pelas portas que (a medicina) poderia abrir para mim e, assim, mudar um pouco minha realidade e da minha família”.

Leia Também:  Maurício Mattar convida primeira-dama do Estado para ser madrinha do projeto Canta Mato Grosso

Sem condições de arcar com cursinho, Dhiogo se organizou e começou a estudar sozinho. Entre PDFs, vídeos no Youtube e demais materiais, ele fez a divisão da quantidade de conteúdo pela quantidade de semanas ate o Enem. Em nove meses, ele estudou pelo menos 6h e, aos finais de semana, ele praticava redação e fazia simulados em casa até o dia da prova.

O resultado de sua organização veio com a média geral no Enem de 747,9, garantindo o primeiro lugar para medicina na UFMT na lista de cota que se inscreveu. Na redação, marcou 840 pontos. Em linguagens, 703,7. Matemática 817 pontos. Natureza 648 e Humanas 730,9 pontos.

“Eu fiquei sem reação. Estava na casa de uma tia e abri só por curiosidade, porque a nota era pra sair à noite. Quando vi já estava na chamada regular e não acreditei. Recarreguei as páginas algumas vezes para ter certeza que não era erro. Fiquei ainda mais surpreso por estar em primeiro lugar. Porque durante as parciais eu estava em terceiro”, finalizou o estudante.

Leia Também:  Expo Favela MT deve reunir mais de 20 mil pessoas nos dois dias de programação

Enquanto aguarda o início das aulas, agendado para 29 de agosto, Dhiogo está fazendo alguns bicos para tentar tirar a CNH e pretende se formar em medicina pela UFMT.

O SiSU

O resultado do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para o primeiro semestre de 2022 foi divulgado nesta terça-feira (22). A lista de aprovados foi disponibilizada na página do programa.

O Sisu é o meio pelo qual o Ministério da Educação (MEC) seleciona estudantes para vagas em cursos de ensino superior de instituições públicas.

A matrícula para os estudantes que passaram no primeiro semestre começou nesta quarta-feira (23) e deve ir até 8 de março.

Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é realizado anualmente. Em 2021, a prova foi aplicada nos dias 21 e 28 de novembro.O resultado do exame foi disponibilizado no dia 9 deste mês.

FONTE/ REPOST: PEDRO COUTINHO BERTOLINI – OLHAR DIRETO 

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Nota do Enem amplia acesso ao ensino superior em 2026

Publicados

em

A divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no dia 16 de janeiro de 2026, abriu novas possibilidades para estudantes que pretendem ingressar no ensino superior ainda neste ano. Além de ser o principal critério de seleção para universidades públicas, por meio de sistemas como o Sisu, a nota do exame também é amplamente aceita por instituições privadas como forma alternativa de ingresso, dispensando o vestibular tradicional.

Em faculdades particulares, o uso da nota do Enem tem se consolidado como um caminho mais prático para quem deseja iniciar ou retomar a graduação. A modalidade permite concorrer a vagas em diferentes cursos, com processos simplificados e maior agilidade na matrícula.

Outro benefício importante é que o desempenho no Enem é requisito para programas federais de incentivo à educação, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que possibilita o parcelamento das mensalidades, e o Programa Universidade para Todos (Prouni), responsável pela concessão de bolsas integrais e parciais em instituições privadas.

Além das políticas públicas, algumas instituições oferecem condições especiais para novos alunos que utilizam a nota do Enem, como descontos diretos nas mensalidades, facilitando o acesso ao ensino superior e reduzindo o impacto financeiro da graduação.

Leia Também:  Feijoada do Bem une sabor e solidariedade em prol da AACCMT

Segundo a diretora da Faculdade Serra Dourada, Daiane Oliveira, o exame cumpre um papel fundamental na democratização do acesso à educação. “O Enem amplia as possibilidades de ingresso e permite que o estudante escolha a melhor forma de iniciar sua graduação, seja por meio de bolsas, financiamentos ou benefícios institucionais”, ressalta.

A orientação é que os candidatos fiquem atentos aos prazos e busquem informações diretamente nas instituições de interesse para conhecer os cursos disponíveis, as formas de ingresso com a nota do Enem e as condições oferecidas para novos alunos em 2026.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA