Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Quarta edição de Sarau Literomusical celebra povos indígenas e Cuiabá

Publicados

MATO GROSSO

Nominada como Ikuiapá, a quarta edição do Sarau Literomusical 100 + 1 celebra os povos indígenas e a cidade de Cuiabá, nesta quarta-feira (19.04). O evento, que é uma realização da Academia Mato-grossense de Letras (AML) em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), contará com a participação de representantes dos povos indígenas de Mato Grosso.

“Fico muito feliz quando uma ação como essa acontece de forma efetiva, principalmente com a participação de nossos povos originários. Tenho certeza que vai ser um evento magnífico com a parceria da Academia Mato-grossense de Letras”, expressa o secretário da Secel, Jefferson Carvalho Neves.

A programação está dividida em três partes, com palestra e oficina das 15h às 17h; seguido por um “Papo Cabeça” envolvendo questões pertinentes aos povos indígenas, das 17 às 18h; e finalizando com um show musical que ocorre das 19h30 às 21h.

A palestra e oficina vão explorar o tema “Línguas e Culturas de Povos Indígenas de MT” e serão conduzidas por Marcelo Munduruku, Marcio Monzilar Corezamaé (Balatiponé-Umutina) e Agnaldo Rodrigues, que também integra a Academia Mato-grossense de Letras. Os três convidados são representantes dos povos indígenas de Mato Grosso e possuem trajetórias acadêmicas.

Leia Também:  Governador recebe comitiva da Indonésia, Congo e Banco Mundial nesta quarta-feira (3)

“A Academia tem atuado bastante no sentido de abrir suas portas para a sociedade, de uma forma cada vez mais inclusiva. Ao trazer representantes dos povos indígenas que ocupam espaços importantes dentro das universidades, valorizamos a participação deles no contexto cultural mato-grossense”, destaca a presidente da AML, Sueli Batista.

Durante a noite, a produtora cultural Deize Águena, responsável pela produção das apresentações musicais dos saraus, selecionou a experiente musicista mato-grossense Estela Ceregatti. No repertório, canções autorais que reverenciam os povos indígenas e dialogam com Cuiabá e mulheres desta cidade. Com músicas dos álbuns “Cacica” e “Terra Força Mulher”, Estela será acompanhada pelos músicos Jhon Stuart e Augusto Krebs.

Como nas edições anteriores, o 4º Sarau Literomusical terá formato híbrido. Poderá ser acompanhado pela internet, no canal do youtube da AML ou presencialmente, na Casa Barão, sede da Academia, situada na rua Barão de Melgaço, 3869.

As vagas para acompanhar presencialmente são limitadas e a inscrição deve ser feita antecipadamente via WhatsApp, pelos celulares (65) 9 8412 9090 (Zilda Carracedo) e (65) 9 9227 6215 (Ronaldo Silva).

Leia Também:  Ciopaer divulga doares de sangue contemplados com voo panorâmico de helicóptero

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Nota do Enem amplia acesso ao ensino superior em 2026

Publicados

em

A divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no dia 16 de janeiro de 2026, abriu novas possibilidades para estudantes que pretendem ingressar no ensino superior ainda neste ano. Além de ser o principal critério de seleção para universidades públicas, por meio de sistemas como o Sisu, a nota do exame também é amplamente aceita por instituições privadas como forma alternativa de ingresso, dispensando o vestibular tradicional.

Em faculdades particulares, o uso da nota do Enem tem se consolidado como um caminho mais prático para quem deseja iniciar ou retomar a graduação. A modalidade permite concorrer a vagas em diferentes cursos, com processos simplificados e maior agilidade na matrícula.

Outro benefício importante é que o desempenho no Enem é requisito para programas federais de incentivo à educação, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que possibilita o parcelamento das mensalidades, e o Programa Universidade para Todos (Prouni), responsável pela concessão de bolsas integrais e parciais em instituições privadas.

Além das políticas públicas, algumas instituições oferecem condições especiais para novos alunos que utilizam a nota do Enem, como descontos diretos nas mensalidades, facilitando o acesso ao ensino superior e reduzindo o impacto financeiro da graduação.

Leia Também:  Governador recebe comitiva da Indonésia, Congo e Banco Mundial nesta quarta-feira (3)

Segundo a diretora da Faculdade Serra Dourada, Daiane Oliveira, o exame cumpre um papel fundamental na democratização do acesso à educação. “O Enem amplia as possibilidades de ingresso e permite que o estudante escolha a melhor forma de iniciar sua graduação, seja por meio de bolsas, financiamentos ou benefícios institucionais”, ressalta.

A orientação é que os candidatos fiquem atentos aos prazos e busquem informações diretamente nas instituições de interesse para conhecer os cursos disponíveis, as formas de ingresso com a nota do Enem e as condições oferecidas para novos alunos em 2026.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA