MATO GROSSO
Recadastramento das bibliotecas públicas de Mato Grosso pode ser feito até 31 de maio
MATO GROSSO
O Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de Mato Grosso (SEBP/MT) realiza o Recadastramento 2022 para atualização dos dados das bibliotecas públicas estaduais, municipais e comunitárias que estão integradas ao sistema.
O recadastramento segue aberto até 31 de maio. O processo é feito exclusivamente de forma eletrônica, por meio do formulário de atualização cadastral, disponível aqui.
Com o intuído de contribuir com a manutenção e modernização do acervo das bibliotecas públicas, o SEBP/MT vai doar kits de livros composto por exemplares de títulos e gêneros diversos de escritores regionais, com a finalidade de democratizar o acesso à informação, leitura, cultura e educação.
Para receber o kit, a biblioteca deve estar em pleno funcionamento e atender os pré-requisitos abaixo:
- Dados cadastrais atualizados – Recadastramento SEBP/MT 2022;
- Realizar serviços e programas de mediação de leitura para atender a comunidade local;
- Dias e horários de funcionamento;
- Localização geográfica do município em sua região administrativa;
- Participação da equipe da biblioteca nas ações de formação presenciais e/ou virtuais realizadas pelo SEBP/MT em 2019 a 2021 (janeiro a dezembro).
O Sistema Estadual integra as bibliotecas públicas existentes em Mato Grosso.
A coordenação técnico-administrativa atua na integração das bibliotecas públicas, assessoria aos municípios para implantação e modernização dos espaços, capacitações das equipes, apoio na atualização dos acervos e em projetos diversos, dentre outras ações.
Em Mato Grosso, o SEBP/MT é coordenado pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT).
Serviço
Recadastramento SEBP/MT 2022
Quando: até 31 de maio
Onde: https://forms.gle/sVofEiiBAx7XBuJ79
Informações: (65) 3613-9230/9240
MATO GROSSO
Nota do Enem amplia acesso ao ensino superior em 2026
A divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no dia 16 de janeiro de 2026, abriu novas possibilidades para estudantes que pretendem ingressar no ensino superior ainda neste ano. Além de ser o principal critério de seleção para universidades públicas, por meio de sistemas como o Sisu, a nota do exame também é amplamente aceita por instituições privadas como forma alternativa de ingresso, dispensando o vestibular tradicional.
Em faculdades particulares, o uso da nota do Enem tem se consolidado como um caminho mais prático para quem deseja iniciar ou retomar a graduação. A modalidade permite concorrer a vagas em diferentes cursos, com processos simplificados e maior agilidade na matrícula.
Outro benefício importante é que o desempenho no Enem é requisito para programas federais de incentivo à educação, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que possibilita o parcelamento das mensalidades, e o Programa Universidade para Todos (Prouni), responsável pela concessão de bolsas integrais e parciais em instituições privadas.
Além das políticas públicas, algumas instituições oferecem condições especiais para novos alunos que utilizam a nota do Enem, como descontos diretos nas mensalidades, facilitando o acesso ao ensino superior e reduzindo o impacto financeiro da graduação.
Segundo a diretora da Faculdade Serra Dourada, Daiane Oliveira, o exame cumpre um papel fundamental na democratização do acesso à educação. “O Enem amplia as possibilidades de ingresso e permite que o estudante escolha a melhor forma de iniciar sua graduação, seja por meio de bolsas, financiamentos ou benefícios institucionais”, ressalta.
A orientação é que os candidatos fiquem atentos aos prazos e busquem informações diretamente nas instituições de interesse para conhecer os cursos disponíveis, as formas de ingresso com a nota do Enem e as condições oferecidas para novos alunos em 2026.