MATO GROSSO
Reestruturação da unidade de Sinop garante agilidade na atuação do Corpo de Bombeiros
MATO GROSSO
A nova unidade do 3º Comando Regional do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso, na cidade de Sinop, distante 503 km de Cuiabá, possui moderna instalação e é o primeiro quartel do Estado com estrutura modular de contêiner. Além da construção do novo prédio, a unidade também ganhou reforço com a chegada de novas viaturas.
A reestruturação da unidade vai melhorar a qualidade de trabalho e atuação dos militares nas diversas missões de combate ao fogo, além dos atendimentos à sociedade nas ocorrências de urgência e emergência.
A estrutura sustentável, entregue na quinta-feira (10.03), gerou economicidade aos cofres públicos com os custos da obra, além de eficiente pela rapidez na finalização da construção, que durou apenas sete meses. O investimento total da obra foi de R$ 591 mil, resultado da parceria entre Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), Prefeitura de Sinop, Ministério Público e Conselho de Segurança Pública, união que deu mais celeridade ao projeto.
O comandante-geral da corporação, coronel Alessandro Borges, destacou que a entrega desta nova unidade assegura a operacionalidade das ações nos diversos atendimentos.
“Estamos materializando o resultado dos grandes investimentos na corporação, como essa entrega que realizamos aqui e as demais em todo o Estado de Mato Grosso. Isso é importante, pois aumenta a nossa capacidade de atendimento às demandas da sociedade”, declarou o coronel.
Para construção da estrutura, dentro do terreno de 5 m², foram usadas quatros peças de contêiner, que se transformou em um prédio de 200 m², com salas administrativas, sala de convivência, copa, cozinha, três alojamentos, vestiários, sala de almoxarifado e banheiros. Além disso, a parte externa foi totalmente murada e possui garagem coberta para o estacionamento da frota de viaturas.
No canteiro de obras, todo o processo de trabalho foi executado pela equipe de militares dos bombeiros. Ação social também foi marca deste projeto com a ressocialização de reeducandos que foram inseridos na ação durante construção da unidade.
Novas viaturas
A nova unidade também ganhou o reforço com a chegada de novas viaturas para o trabalho das guarnições nos atendimentos das ocorrências de urgência e emergência. Foram entregues quatro carros, sendo que três são do tipo unidade resgate do tipo ambulância (viaturas utilizadas no transporte de vítimas em atendimento pré-hospitalar.
Além disso, foi entregue um caminhão modelo auto tanque comprados com recursos de R$ 10 milhões do Governo de Mato Grosso, por meio do Programa Mais MT. Conforme plano de ação, as unidades estão sendo entregues nos Quartéis dos municípios para reforçar o trabalho das equipes no combate aos incêndios nos biomas Amazônia, Cerrado e Pantanal, durante o intenso período de estiagem em 2022.
O veículo zero quilômetro conta com recurso tecnológico de combate aos incêndios, bomba que permite o rápido enchimento do tanque, com capacidade para armazenar e transportar 10 mil litros d’água, em apenas 30 minutos. Além disso, possui tração 4×4, que garante força para que o veículo tenha excelente desempenho em solo irregular, podendo chegar em locais de difícil acesso. Outro importante recurso é o canhão para o lançamento d´água diretamente nas chamas mais distantes.
Serviço
A nova unidade do Comando Regional Bombeiro Militar III – 1° CIA/4°, fica na Av. Das Figueiras, S/N, no bairro Jardim Europa, Sinop-MT


MATO GROSSO
CONCEEL-EMT reforça orientações sobre a nova identificação das Unidades Consumidoras

O Conselho de Consumidores da Energisa Mato Grosso (CONCEEL-EMT) está reforçando as orientações sobre a nova forma de identificação das Unidades Consumidoras (UCs), implantada recentemente pelas distribuidoras em diversas regiões do país. A atualização tem como objetivo padronizar os cadastros, aumentar a precisão nos atendimentos e aprimorar o controle das informações no setor elétrico.
A mudança foi determinada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), como parte de um processo mais amplo de modernização dos serviços de distribuição e digitalização do relacionamento com o consumidor. Uma das medidas adotadas pelo conselho é entrega de folder informativo com as orientações sobre a mudança. O prazo de conclusão para a padronização é 31 de dezembro.
Essa padronização traz benefícios diretos para os clientes e para o setor como um todo. Entre eles, está a melhoria no processo de cadastramento no CadÚnico – Cadastro Único, feito pelas prefeituras municipais, para que famílias de baixa renda possam receber o benefício da Tarifa Social. Além disso, a atualização simplifica os atendimentos ao cliente e agiliza a resolução de demandas relacionadas ao fornecimento de energia
O que muda?
O código da sua Unidade Consumidora (UC), que aparece na fatura de energia, passará a ter 15 dígitos, estruturados da seguinte forma:
10 primeiros: número sequencial da distribuidora
3 seguintes: identificação da distribuidora, definida pela ANEEL
2 finais: dígitos verificadores para conferir se o número está correto
O novo número de identificação será exibido nas faturas a partir de 01/12/2025 e a atualização será feita de forma automática, sem necessidade de qualquer ação por parte dos clientes da Energisa.
Segundo o vice-presidente do CONCEEL-EMT, Benedito Paulo de Abreu, a nova identificação representa um avanço na modernização do setor. “Estamos em um momento em que a digitalização e a segurança dos dados são essenciais. A padronização das UCs contribui para reduzir erros, garantir mais agilidade no atendimento e proporcionar uma melhor experiência para o consumidor”, afirmou.
Sobre o CONCEEL-EMT
O conselho tem como objetivo orientar, analisar e opinar sobre questões relacionadas ao fornecimento, às tarifas e à adequação dos serviços prestados ao consumidor final. O conselho não possui relação de subordinação com a distribuidora Energisa/MT e é composto por representantes das seguintes classes de consumo: residencial, comercial, industrial, rural e poder público.