MATO GROSSO
Reforma tributária trará desafios e oportunidades para estabelecimento de saúde
MATO GROSSO

Prestes a entrar em vigor, a reforma tributária impactará diretamente a gestão financeira e a competitividade das empresas do setor da saúde. Já em janeiro de 2026, a reforma tributária começará sua transição, e com impacto diferente em cada área.
No setor de saúde não será diferente e especialistas tributários alertam para que as empresas estejam com planejamento em dia para evitar surpresas desagradáveis.
A mestranda em direito tributário e coordenadora do FCS Advogados, Thayelle Vendramini que ministrou palestra sobre o assunto para associados do Sindicato das Empresas de Saúde de Mato Grosso (Sindessmat), reforçou que a reforma tributária já é uma realidade e que as empresas do segmento de saúde vão precisar se preparar e estarem atentas às mudanças na tributação.
“O planejamento estratégico será fundamental durante essa mudança, será preciso rever os passos práticos para adaptar os processos internos, sistemas e até os contratos, tudo para garantir que haja uma transição segura desse sistema, ao mesmo tempo, garantir com isso uma vantagem competitiva no mercado estudando as brechas legais que possam ser mais vantajosas para o estabelecimento”.
Ela reforça que na prática, para os hospitais, clínicas e laboratórios, a reforma tributária trará uma complexidade na forma de apuração de impostos destes estabelecimentos.
“O sistema de crédito tributário, a tributação sobre os serviços médicos e a aquisição de equipamentos serão alterados por conta da não cumulatividade dos impostos, e ignorar essa transformação ou não se preparar adequadamente para ela pode trazer um aumento da carga tributária, uma perda de competitividade e riscos fiscais também”, pontuou.
Para o sócio do FCS Advogados e mestre em direito tributário, Alex Ferreira, a reforma tributária trará também oportunidades para os estabelecimentos de saúde.
“A reforma tributária é uma mudança de paradigma, tanto para os profissionais da contabilidade e do direito quanto para o empresário, pois isso vai influenciar diretamente na rentabilidade do negócio. É importante que ele esteja bem assessorado com profissionais que possam trazer as melhores soluções para seu negócio, pois a reforma já começa em 2026”, reforçou.
A diretora executiva do Sindessmat, Patrícia West destacou a importância do evento e de o sindicato disponibilizar especialistas para que as empresas possam, de forma preventiva, avaliar o impacto da reforma tributária no setor da saúde e como essa mudança afetará a operação no dia a dia desses estabelecimentos.
“Estar com planejamento em dia pode ser a diferença em aumentar ou reduzir os custos tributários da empresa, ainda mais na área da saúde, onde os especialistas apontam que a mudança tributária será complexa. Fazer um bom planejamento na área tributária pode trazer várias oportunidades para o estabelecimento e tornar a operação ainda mais eficiente e competitiva.


MATO GROSSO
Crystal celebra 30 anos com embalagem comemorativa e reforça sua conexão com o interior do Brasil
Para celebrar seus 30 anos de história, a Crystal, marca do Grupo Petrópolis – maior cervejaria com capital 100% nacional – lança uma embalagem comemorativa, disponível até o final do ano nos principais pontos de venda do país. Presente na rotina e nas celebrações de milhões de brasileiros, a marca ocupa a 13ª posição entre as cervejas mais vendidas no Brasil, além de ser a terceira maior de seu segmento e líder de consumo dentro dos lares brasileiros, segundo dados da Nielsen Retail Index.
Reconhecida por uma forte conexão com o público que valoriza a tradição, autenticidade e a simplicidade que a marca oferece, a Crystal foi criada em 1995 e adquirida pelo Grupo Petrópolis em 1998, onde conquistou consumidores de todos os cantos do Brasil, especialmente nas regiões do interior de São Paulo e Mato Grosso do Sul, onde é líder de segmento.
“Celebrar os 30 anos da Crystal é reconhecer a importância de uma cerveja que representa o Brasil real, que valoriza o que é simples, acessível e de qualidade. A Crystal tem orgulho de ser uma marca que contribui para democratização do consumo, movimentando a economia nacional e carregando história com autenticidade e proximidade”, afirma Cristiane Rosa, Head de Marketing de Categorias e Consumer Insights do Grupo Petrópolis.
Ao longo de sua trajetória, a marca protagonizou inovações importantes no setor. Foi a primeira cerveja do Brasil a adotar o selo de proteção no bocal – ficando conhecida como a “seladinha” do Brasil, em 2022. Além disso, lançou produtos como Crystal sem álcool (2006) e Crystal Premium (2010). A marca também esteve presente em grandes eventos culturais e musicais e, em 2021, reforçou seu posicionamento com a assinatura “A cerveja do nosso jeito”, reafirmando sua conexão com o público. No ano seguinte, conquistou a medalha de ouro na Beer Cup na categoria American-Style Lager.
A inovação também marca a fase atual de Crystal. Em 2024, se destacou como a única do segmento a possuir uma linha de RTDs (Ready to Drink), a Crystal Ice, vem superando as expectativas de desempenho, vendendo 3 vezes acima da meta planejada de volume. Disponível nos sabores limão, frutas vermelhas e frutas amarelas, e feita com saquê e vodka, a linha se destaca pelo sabor equilibrado e alta carbonatação, que dá maior sensação de refrescância.
Como parte da celebração de seus 30 anos de história, a Crystal também patrocina a Expô Fernandópolis 2025, que ocorre até o dia 25 de maio, na Arena Crystal, na cidade Fernandópolis – uma das regiões mais estratégicas para a marca e símbolo de sua conexão com o interior do Brasil.
SOBRE A CRYSTAL – Lançada em 1995 e adquirida pelo Grupo Petrópolis em 1998, a cerveja Crystal é uma marca reconhecida por sua leveza, refrescância e forte conexão com o público do interior do Brasil. Produzida com ingredientes selecionados, a marca mantém um alto padrão de qualidade, comprovado com a medalha de ouro no Beer Cup 2022. Em 2024 a marca lançou a linha Crystal Ice — a única RTD do segmento —, disponível em três sabores, sendo eles, limão, frutas vermelhas e frutas amarelas. Saiba mais em www.cervejacrystal.com.br
SOBRE O GRUPO PETRÓPOLIS – O Grupo Petrópolis é a única grande empresa do setor cervejeiro com capital 100% nacional. Produz as marcas de cerveja Itaipava, Petra, Black Princess, Cacildis, Cabaré, Weltenburger, Crystal e Lokal; a cachaça Cabaré; a vodca Nordka; as bebidas mistas Cabaré Ice, Crystal Ice e Blue Spirit Ice; os energéticos TNT Energy e Magneto; os refrigerantes It!, Tik Tok e a Tônica Petra; a bebida esportiva TNT Sport; e a água mineral Petra. O Grupo possui oito fábricas em seis Estados e mais de 140 Centros de Distribuição em todo o País, sendo responsável pela geração de mais de 22 mil empregos diretos. Saiba mais no link e em @grupo.petropolis nas redes sociais.
Para mais informações:
Néctar Comunicação Corporativa – grupopetropolis@nectarc.com.br
-
AGRONEGÓCIO6 dias atrás
Contagem regressiva para a “noite das patroas” na 57ª Expoagro de Cuiabá: Ana Castela e Maiara & Maraísa prometem show inesquecível
-
MATO GROSSO6 dias atrás
Fórum Agro MT solicita suspensão do sistema CAR 2.0
-
MATO GROSSO6 dias atrás
DIA MUNDIAL DA PELE: SUA PELE FALA, E MERECE SER OUVIDA
-
MATO GROSSO6 dias atrás
Visitantes e trabalhadores da Expoagro contarão com estrutura de atendimento médico avançada do Hospital H.Bento
-
MATO GROSSO5 dias atrás
Inteligência Artificial avança entre os pequenos negócios em MT, mas ainda enfrenta barreiras
-
MATO GROSSO4 dias atrás
Essence Urbanismo apresenta o empreendimento Bella Vita durante a 57ª Expoagro, em Cuiabá
-
MATO GROSSO3 dias atrás
Conselheiros do Conceel-EMT recebem capacitação sobre a nova Tarifa Social de energia elétrica
-
EDUCAÇÃO3 dias atrás
Literatura para crianças ganha novos voos com Cintia Barreto: escola, arte e representatividade negra