MATO GROSSO
Reformas de unidades do Detran no interior trazem conforto e acessibilidade aos cidadãos
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Desde o início da atual gestão, em 2019, já passaram por obras de revitalização, acessibilidade e manutenção predial as unidades do Detran como a 6ª Ciretran de Rosário Oeste, 8ª Ciretran de Barra do Bugres, 14ª Ciretran de Arenápolis, 24ª Ciretran de Água Boa, 28ª Ciretran de São José dos Quatro Marcos, 34ª Ciretran de Colíder, 43ª Ciretran de Jauru, 44ª Ciretran de Nova Mutum, 45ª Ciretran de Cláudia e a 59ª Ciretran de Vila Bela da Santíssima Trindade.

“Estamos trabalhando para melhorar o Detran em todos os aspectos. Seja na entrega dos serviços de forma mais ágil e prática ao cidadão, como os diversos serviços que temos hoje de forma online, como também na melhoria nas condições de trabalho do servidor e de atendimento ao cidadão que busca pelas unidades da autarquia em todo o Estado”, ressaltou o presidente do Detran-MT, Gustavo Vasconcelos.
Segundo a coordenadoria de Obras e Engenharia do Detran-MT, as unidades do interior elencadas passaram por reformas de pintura, rede elétrica e rede lógica, manutenção de telhado, acessibilidade, readequação de calçadas, reparos em portas e janelas, muros, entre outras melhorias necessárias.

“O prédio da nossa Ciretran foi construído em 1994 e desde então nunca havia passado por uma reforma. A ação do tempo foi deteriorando a pintura, o telhado, portas e janelas. A iluminação era bem precária. O atendimento era realizado em um balcão, obrigando o usuário a permanecer em pé durante o atendimento. Com a reforma, o prédio foi reestruturado. A área de atendimento está bem iluminada, foi retirado o balcão e instalado baias, o que trouxe mais conforto tanto para o servidor quanto para o cidadão. Também foi construído um banheiro para o cidadão, inclusive para cadeirantes, o que não havia anteriormente”, relatou.

Ademar Sotolani, chefe da 28ª Ciretran de São José dos Quatro Marcos, também falou sobre as melhorias na unidade. “A estrutura da Ciretran era muito antiga, com condições precárias de trabalho e de atendimento. Hoje temos um ótimo ambiente de trabalho e com muito mais conforto e segurança para os servidores e para a população”, falou.


As próximas unidades com previsão de obras são a 11ª Ciretran de Guiratinga, 16ª Ciretran de Alto Garças, 20ª Ciretran de Alta Floresta, 27ª Ciretran de Pontes e Lacerda e a 61ª Ciretran de Confresa.
O Detran-MT reforça que todas as unidades da autarquia no Estado atendem de forma presencial mediante agendamento prévio, que deve ser feito no site oficial do órgão (www.detran.mt.gov.br).
Fonte: Governo MT – MT


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CONCEEL-EMT reforça orientações sobre a nova identificação das Unidades Consumidoras

O Conselho de Consumidores da Energisa Mato Grosso (CONCEEL-EMT) está reforçando as orientações sobre a nova forma de identificação das Unidades Consumidoras (UCs), implantada recentemente pelas distribuidoras em diversas regiões do país. A atualização tem como objetivo padronizar os cadastros, aumentar a precisão nos atendimentos e aprimorar o controle das informações no setor elétrico.
A mudança foi determinada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), como parte de um processo mais amplo de modernização dos serviços de distribuição e digitalização do relacionamento com o consumidor. Uma das medidas adotadas pelo conselho é entrega de folder informativo com as orientações sobre a mudança. O prazo de conclusão para a padronização é 31 de dezembro.
Essa padronização traz benefícios diretos para os clientes e para o setor como um todo. Entre eles, está a melhoria no processo de cadastramento no CadÚnico – Cadastro Único, feito pelas prefeituras municipais, para que famílias de baixa renda possam receber o benefício da Tarifa Social. Além disso, a atualização simplifica os atendimentos ao cliente e agiliza a resolução de demandas relacionadas ao fornecimento de energia
O que muda?
O código da sua Unidade Consumidora (UC), que aparece na fatura de energia, passará a ter 15 dígitos, estruturados da seguinte forma:
10 primeiros: número sequencial da distribuidora
3 seguintes: identificação da distribuidora, definida pela ANEEL
2 finais: dígitos verificadores para conferir se o número está correto
O novo número de identificação será exibido nas faturas a partir de 01/12/2025 e a atualização será feita de forma automática, sem necessidade de qualquer ação por parte dos clientes da Energisa.
Segundo o vice-presidente do CONCEEL-EMT, Benedito Paulo de Abreu, a nova identificação representa um avanço na modernização do setor. “Estamos em um momento em que a digitalização e a segurança dos dados são essenciais. A padronização das UCs contribui para reduzir erros, garantir mais agilidade no atendimento e proporcionar uma melhor experiência para o consumidor”, afirmou.
Sobre o CONCEEL-EMT
O conselho tem como objetivo orientar, analisar e opinar sobre questões relacionadas ao fornecimento, às tarifas e à adequação dos serviços prestados ao consumidor final. O conselho não possui relação de subordinação com a distribuidora Energisa/MT e é composto por representantes das seguintes classes de consumo: residencial, comercial, industrial, rural e poder público.