MATO GROSSO
RONDONÓPOLIS: “Latifúndios urbanos” formados por terrenos baldios acumulando mato e sujeira, além de doenças, é alvo de fiscalização rigorosa
MATO GROSSO
Os terrenos vagos e baldios sem edificação e cuidados, também chamados de “latifúndios urbanos”, passam a ser alvos de medidas rigorosas e de fiscalização por parte da Prefeitura de Rondonópolis que, inclusive, instituiu uma força-tarefa, composta por várias pastas e setores para combater essa anomalia que se agrava, sobretudo em períodos chuvosos.
De acordo com a linha de gestão adotada pelo prefeito José Carlos do Pátio, as melhorias urbanas visando o embelezamento da cidade e, principalmente, o bem-estar da população, entre os quais fazem parte saúde e qualidade de vida, estão entre as principais prioridades.
Tanto assim, que a principal comunidade de Mato Grosso, imediatamente após a Capital, Rondonópolis, detém avanços visíveis em todo o leque de benefícios que integra a urbanização, dos quais fazem parte também a expansão de obras e serviços em outras áreas, incluindo pavimentação e redes de abastecimento de água, esgotos e saneamento em processo acelerado de universalização desses serviços.
Nesse sentido, a ação fiscalizadora e demais medidas terá início nesta segunda-feira (16) com a notificação de todos os proprietários que não estejam mantendo os terrenos limpos. A força-tarefa será formada pela Secretaria Municipal de Receita, por meio do Controle Urbano, pela Secretaria Municipal de Saúde, com atuação da Vigilância Sanitária e Vigilância Ambiental e pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
PAGINA ÚNICA
MATO GROSSO
Nota do Enem amplia acesso ao ensino superior em 2026
A divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no dia 16 de janeiro de 2026, abriu novas possibilidades para estudantes que pretendem ingressar no ensino superior ainda neste ano. Além de ser o principal critério de seleção para universidades públicas, por meio de sistemas como o Sisu, a nota do exame também é amplamente aceita por instituições privadas como forma alternativa de ingresso, dispensando o vestibular tradicional.
Em faculdades particulares, o uso da nota do Enem tem se consolidado como um caminho mais prático para quem deseja iniciar ou retomar a graduação. A modalidade permite concorrer a vagas em diferentes cursos, com processos simplificados e maior agilidade na matrícula.
Outro benefício importante é que o desempenho no Enem é requisito para programas federais de incentivo à educação, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que possibilita o parcelamento das mensalidades, e o Programa Universidade para Todos (Prouni), responsável pela concessão de bolsas integrais e parciais em instituições privadas.
Além das políticas públicas, algumas instituições oferecem condições especiais para novos alunos que utilizam a nota do Enem, como descontos diretos nas mensalidades, facilitando o acesso ao ensino superior e reduzindo o impacto financeiro da graduação.
Segundo a diretora da Faculdade Serra Dourada, Daiane Oliveira, o exame cumpre um papel fundamental na democratização do acesso à educação. “O Enem amplia as possibilidades de ingresso e permite que o estudante escolha a melhor forma de iniciar sua graduação, seja por meio de bolsas, financiamentos ou benefícios institucionais”, ressalta.
A orientação é que os candidatos fiquem atentos aos prazos e busquem informações diretamente nas instituições de interesse para conhecer os cursos disponíveis, as formas de ingresso com a nota do Enem e as condições oferecidas para novos alunos em 2026.