Search
Close this search box.
CUIABÁ

AGRONEGÓCIO

Safra atual se assemelha ao ciclo de 2020/21 e gera incerteza entre produtores

Publicados

AGRONEGÓCIO

De acordo com o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA), o plantio de soja, que estava atrasado até o final da segunda quinzena de outubro, foi acelerado graças ao esforço dos produtores, que, em apenas uma semana, expandiram a área plantada no estado de 8,8% para mais de 25%. Esse avanço no ritmo de semeadura reflete a preocupação com a janela de plantio do milho na próxima safra, já que um atraso no plantio da soja pode prejudicar o milho ao empurrá-lo para um período de menor produtividade em março. Esse cenário também pode tirar grandes áreas da recomendação do Zoneamento Agrícola de Risco Climático (ZARC), afetando a cobertura do seguro em caso de sinistro.

Embora a aceleração da semeadura seja positiva para evitar conflitos com o milho, ela também desperta preocupações devido ao impacto do fenômeno La Niña, que deve trazer períodos de alta umidade em todas as regiões do estado. Segundo previsões da National Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA), grandes volumes de chuva são esperados para os meses de janeiro e fevereiro de 2024, que são críticos para a colheita da soja. Esse cenário reacende o alerta para os produtores, que podem enfrentar desafios semelhantes aos do ciclo 2020/21, quando condições climáticas severas afetaram a colheita em várias regiões de Mato Grosso.

Leia Também:  Lojistas e usuários reclamam de abandono de Calçadão em Cuiabá

Segundo estudo do IMEA, entre a segunda quinzena de outubro e a primeira semana de novembro, mais de 83% da área de soja deverá ser semeada, superando o recorde de plantio rápido da safra 2020/21, que atingiu 80% da área nesse período. Contudo, as previsões de chuvas intensas durante a colheita criam um paralelo crítico entre as duas safras. A expectativa é de que metade da área total seja colhida em apenas três semanas, entre a segunda quinzena de fevereiro e o início de março.

“O cenário caótico de 2020 é um precedente alarmante. Naquela ocasião, safras inteiras foram perdidas no campo, filas se formaram nas tradings e cerealistas, e cargas apodreceram nos caminhões. Além disso, descontos de qualidade aplicados pelos adquirentes, alguns deles sem transparência contratual, chegaram a 90% em casos extremos”, afirma o diretor administrativo da Aprosoja MT, Diego Bertuol.

Diante deste cenário, a Aprosoja MT orienta as tradings a anteciparem o planejamento e a investirem na ampliação da capacidade de recebimento, incluindo a extensão de turnos para garantir fluidez no processo e evitar que o trabalho árduo dos produtores se perca devido a gargalos logísticos. A entidade também recomenda que os produtores fiquem atentos aos descontos de qualidade aplicados pelos compradores e, caso necessário, recorram ao Programa Classificador Legal, que oferece mediadores habilitados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para solucionar disputas de qualidade de grãos.

Leia Também:  Justiça manda religar energia de empresa falida em MT

Para acionar o Programa Classificador Legal, o produtor pode entrar em contato pelo Canal do Produtor, no telefone (65) 3027-8100.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

AGRONEGÓCIO

Aprosoja MT Apresenta Propostas ao Governo de MT para a Regulamentação da Lei da Moratória da Soja

Publicados

em

A Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja MT) entregou, nesta segunda-feira (23.12), suas contribuições ao Governo de Mato Grosso para a regulamentação da Lei nº 12.709/2024, em conformidade com o acordo recentemente firmado com o governador Mauro Mendes. A legislação, que busca eliminar barreiras comerciais impostas por empresas que adotam práticas antieconômicas, é um marco importante na defesa da livre iniciativa e no desenvolvimento socioeconômico equilibrado dos municípios de Mato Grosso, com ênfase na redução das desigualdades sociais.

As propostas apresentadas pela Aprosoja MT reforçam os objetivos estabelecidos no inciso I do artigo 2º da lei, destacando a importância de impedir tentativas de manter a Moratória da Soja por meio do artigo 4º. O governador já havia expressado sua preocupação com essa possibilidade e comprometeu-se a garantir que o decreto regulamentador seja claro e abrangente o suficiente para evitar subterfúgios, como a transformação da Moratória em políticas institucionais ou a modulação de restrições por áreas delimitadas, como polígonos ou talhões. A continuidade dessas práticas violaria os princípios constitucionais e as normas da ordem econômica do Brasil.

Leia Também:  Sefaz reforça alerta sobre golpes envolvendo pagamento do IPVA

Para a Aprosoja MT, essas diretrizes são fundamentais para proteger a soberania das leis nacionais e garantir que os produtores rurais de Mato Grosso não sejam prejudicados por práticas discriminatórias ou arbitrárias.

“O compromisso do governador em assegurar um decreto claro e efetivo renova a confiança dos produtores no fim deste conluio comercial que há tanto tempo prejudica o setor. As contribuições da Aprosoja preveem o respeito ao devido processo legal, ampla defesa e contraditório às empresas, permitindo o atendimento a mercados com demandas específicas sem penalizar o produtor brasileiro que segue rigorosamente as leis nacionais. Nosso objetivo é construir um ambiente econômico justo e sustentável para todos”, afirmou o presidente da Aprosoja MT, Lucas Costa Beber.

A Aprosoja MT reafirma seu compromisso com a restauração da segurança jurídica para milhares de famílias agricultoras que, após quase duas décadas de abusos econômicos por grandes corporações, agora têm a esperança de dias mais justos e melhores. A entidade acredita que o fim desse acordo trará benefícios para toda a sociedade mato-grossense, promovendo o desenvolvimento sustentável e a diminuição das desigualdades sociais.

Leia Também:  VÍDEO: O prefeito eleito de Rondonópolis Cláudio Ferreira promete mais ônibus na linha e passagem do transporte coletivo a "1 Real".

A Aprosoja MT também expressa seu agradecimento e parabeniza o governador Mauro Mendes pelo comprometimento e pela condução firme no combate à Moratória da Soja, além do tratamento justo a todos os cidadãos de Mato Grosso, o que fortalece a justiça e a competitividade do setor produtivo estadual.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA