MATO GROSSO
Salto do Céu se torna primeira cidade 100% monitorada pelo programa Vigia Mais MT
MATO GROSSO
A cidade de Salto do Céu (a 294 km de Cuiabá) é a primeira de Mato Grosso a se tornar 100% monitorada pelas câmeras do programa Vigia Mais MT. Por meio de um termo de cooperação com a Prefeitura Municipal, o Governo do Estado entregou oito câmeras fixas, uma speed domes, uma OCR’s (que permitem a leitura de placas de veículos), além de switches, nobreaks e armários.
As câmeras foram colocadas em locais estratégicos da cidade com 4,4 mil habitantes, como, por exemplo, em frente a cachoeira Salto do Céu, ponto turístico bastante movimentando que fica no perímetro urbano. Os outros lugares escolhidos, além da região central, foram as vias que ligam a cidade aos municípios vizinhos.
O superintendente do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), delegado Cláudio Álvares, afirma que as oito câmeras já estão em pleno funcionamento.
“Salto do Céu sai na frente ao se tornar a primeira cidade de Mato Grosso a instalar todos dos equipamentos. Agora, as imagens podem ser acessadas pelos agentes de segurança locais e também pelo Ciosp, em Cuiabá”.
O secretário-adjunto de Integração Operacional, coronel Cláudio Fernando Carneiro, enfatiza que a tecnologia do programa Vigia Mais MT, aliada ao trabalho dos policiais civis e militares, proporciona a repressão ao crime e traz sensação de segurança aos moradores.
“Câmeras de segurança intimidam a ação de criminosos. Eles irão pensar duas vezes antes de cometer um crime porque sabem que estão sendo monitorados em tempo real pelas forças da Segurança Pública. Além disso, uma cidade monitorada, com tempo resposta menor nas ações policiais, bem como, a preservação de provas, trarão mais eficiência na prestação de serviços à comunidade e uma melhor qualidade de vida a população de uma forma geral”, afirma.
Desde que o programa Vigia Mais MT foi lançado pelo governador Mauro Mendes e pelo secretário de Segurança Pública coronel César Augusto Roveri, em março deste ano, a Sesp já firmou termo de cooperação com representantes de mais de 100 municípios. Os critérios para definição do número de câmeras destinadas a cada município levam em conta a população, renda per capita e os índices criminais.
O Governo de Mato Grosso investiu aproximadamente R$ 30 milhões para distribuição de 15 mil equipamentos, entre câmeras fixas e dos modelos speed domes e OCRs (que permitem a leitura de placas de veículos). Somente em Cuiabá foram investidos R$ 5,6 milhões e disponibilizados 3.932 dispositivos.
MATO GROSSO
Nota do Enem amplia acesso ao ensino superior em 2026
A divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no dia 16 de janeiro de 2026, abriu novas possibilidades para estudantes que pretendem ingressar no ensino superior ainda neste ano. Além de ser o principal critério de seleção para universidades públicas, por meio de sistemas como o Sisu, a nota do exame também é amplamente aceita por instituições privadas como forma alternativa de ingresso, dispensando o vestibular tradicional.
Em faculdades particulares, o uso da nota do Enem tem se consolidado como um caminho mais prático para quem deseja iniciar ou retomar a graduação. A modalidade permite concorrer a vagas em diferentes cursos, com processos simplificados e maior agilidade na matrícula.
Outro benefício importante é que o desempenho no Enem é requisito para programas federais de incentivo à educação, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que possibilita o parcelamento das mensalidades, e o Programa Universidade para Todos (Prouni), responsável pela concessão de bolsas integrais e parciais em instituições privadas.
Além das políticas públicas, algumas instituições oferecem condições especiais para novos alunos que utilizam a nota do Enem, como descontos diretos nas mensalidades, facilitando o acesso ao ensino superior e reduzindo o impacto financeiro da graduação.
Segundo a diretora da Faculdade Serra Dourada, Daiane Oliveira, o exame cumpre um papel fundamental na democratização do acesso à educação. “O Enem amplia as possibilidades de ingresso e permite que o estudante escolha a melhor forma de iniciar sua graduação, seja por meio de bolsas, financiamentos ou benefícios institucionais”, ressalta.
A orientação é que os candidatos fiquem atentos aos prazos e busquem informações diretamente nas instituições de interesse para conhecer os cursos disponíveis, as formas de ingresso com a nota do Enem e as condições oferecidas para novos alunos em 2026.