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Secel viabiliza capacitação a agentes culturais e concurso de fotografia para pessoas com deficiência

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O primeiro edital Viver Cultura promovido pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) continua viabilizando experiências culturais à população de Mato Grosso. Dentre as os variados segmentos atendidos estão as ações formativas e de inclusão, como os projetos de Educação Patrimonial com crianças e o Concurso de Fotografias para Pessoas com Deficiência. Saiba mais sobre essas iniciativas.

O projeto “Educação Patrimonial com crianças” é realizado pela Casa Silva Freire, por meio de seu Núcleo Cultura, Crianças e Infâncias. Selecionado na categoria “Cultura da Infância” do edital da Secel, a iniciativa é voltada para a formação de agentes culturais e tem como tema central a reflexão sobre a relação das crianças com o patrimônio material e imaterial de Cuiabá.

Por meio da perspectiva participativa, as atividades visam enriquecer o debate sobre o desenvolvimento infantil como processo cultural, articulado aos estudos sobre memória social e produção de identidades sociais.

“É um projeto que vai propiciar que se amplie a adesão de agentes culturais a perspectiva da participação das crianças nas vivências em educação patrimonial de modo a autorizar processos criativos”, aponta Larissa Freire Spinelli, diretora-geral da Casa Silva Freire.

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Com encontros presenciais na Casa Silva Freire, aos sábados pela manhã, a programação de atividades teve início no dia 4 de novembro, seguiu neste sábado (11) e continua nos dias 25 de novembro e 2 de dezembro. Além da formação para os agentes culturais, no encerramento do projeto haverá a participação das crianças. Os resultados das vivências serão exibidos em uma exposição.

Já o concurso de fotografias “Impulso: fotografia que inspira, inclusão que transforma” tem o objetivo de promover e destacar o talento de fotógrafos com deficiência que residam em Mato Grosso. As inscrições são gratuitas e estão abertas até o dia 15 de dezembro.

De acordo com o idealizador e diretor geral do projeto, Lu Oliari, o concurso é democrático e direcionado para fotógrafos profissionais e amadores.

“Poder estimular a expressão artística e a inclusão por meio da fotografia foi uma das principais motivações para criação desse projeto. Queremos que as fotografias, que podem ser realizadas por celular ou câmera fotográfica, expressem a visão, a criatividade e o talento das pessoas com deficiência”, explica.

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Cada participante pode enviar até 10 fotografias de sua autoria, com tema livre, ao e-mail projetoimpulsomt@gmail.com. Serão concedidas premiações em dinheiro aos autores das três melhores fotografias, sendo R$ 2,5 mil para o primeiro lugar, R$ 2 mil para o segundo e R$ 1,5 mil para o terceiro colocado.

Além da premiação, serão selecionadas 20 fotografias que participarão de uma exposição presencial e online. A avaliação será feita por um júri técnico. Mais informações podem ser obtidas no site www.projetoimpulso.46graus.com ou pelo telefone (65) 9 8405 9683.

Fonte: Governo MT – MT

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Grupo Petrópolis reforça compromisso com a sustentabilidade

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O Grupo Petrópolis — maior cervejaria com capital 100% nacional e detentor de marcas como Itaipava, Petra e TNT Energy — reforça seu compromisso com a sustentabilidade neste Dia Mundial do Meio Ambiente. A companhia destaca os avanços da sua agenda de metas ESG que reúne metas socioambientais ambiciosas até 2030, com investimentos em descarbonização, economia circular e educação socioambiental, tendo como foco um futuro mais sustentável.

A redução das emissões de CO₂ em suas operações segue como um dos principais indicadores ambientais da companhia neste ano. A meta é reduzir as emissões de toda as operações até o fim do ano, que se encontra hoje em 43,9 kg por hectolitro produzido.

A meta faz parte da agenda ESG do Grupo Petrópolis desde 2023, ano em que realizou seu inventário de Gases de Efeito Estufa (GEE), que segue o padrão internacional do Greenhouse Gas Protocol (GHG Protocol) e corresponde à medição das emissões de gases de efeito estufa decorrente da cadeia de suprimentos, produção industrial e distribuição até os centros de distribuição. Para isso, a empresa vem promovendo ações focadas em eficiência energética,

redução de desperdícios e adoção de boas práticas ao longo de toda a cadeia produtiva e logística.

“A sustentabilidade é um compromisso de longo prazo e faz parte da nossa estratégia de negócio. Temos plena consciência do nosso papel como indústria e buscamos agir de forma responsável em todas as etapas da cadeia produtiva. Nossas metas de descarbonização refletem essa visão e estão alinhadas com os principais compromissos globais de preservação do meio ambiente”, afirma Alaercio Nicoletti Junior, Head de Sustentabilidade e Inovação do Grupo Petrópolis.

Outros esforços da companhia envolvem a implantação de uma política de compras sustentáveis, com a seleção de fornecedores alinhados com práticas socioambientais para minimizar emissões indiretas e impulsionar a inovação sustentável na cadeia de suprimentos.

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Outros projetos ambientais

No campo da gestão de resíduos, o principal projeto do Grupo Petrópolis há 10 anos segue alinhado ao conceito de Aterro Zerro, que garante o reaproveitamento de praticamente todo o volume de resíduos produzidos pela cervejaria na produção de bebidas. Atualmente, apenas 0,17% (cerca de 500 kg) dos resíduos são destinados a aterros sanitários, índice considerado de excelência no setor. O reaproveitamento contempla, por exemplo, a utilização de resíduos cervejeiros na alimentação animal e no fornecimento de insumos para a produção de laticínios na queijaria da empresa anexa à fábrica de Teresópolis (RJ). Em 2023, a venda desses resíduos gerou uma receita de R$ 30 milhões — superando o volume total de resíduos gerados no período.

Na fábrica de Alagoinhas (BA), houve uma redução de 23,5% na geração de resíduos industriais. Já em Itapissuma (PE), a empresa encontrou uma nova opção para reutilizar os resíduos plásticos, que são de difícil reciclagem, em materiais como telhas, que além de sustentáveis têm alto valor agregado. “O desenvolvimento dessas soluções nasce da nossa preocupação constante com os desafios socioambientais do país e do mundo. Queremos ser parte ativa na construção de soluções sustentáveis”, reforça Nicoletti.

O compromisso do Grupo Petrópolis também dialoga com dados críticos sobre o cenário ambiental no Brasil. Segundo a Associação Brasileira de Resíduos e Meio Ambiente (ABREMA), o país gera aproximadamente 77 milhões de toneladas de resíduos por ano, e cerca de 40% desse volume acaba em aterros sanitários. Outro dado alarmante vem do estudo do Blue Keepers, projeto ligado ao Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), que mostra o Brasil como responsável por 3,44 milhões de toneladas de plástico que chegam aos oceanos todos os anos.

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Além das ações operacionais, outro importante pilar da agenda ESG do Grupo Petrópolis é a educação socioambiental. Por meio do programa Cidade Sustentável, mais de 14 mil pessoas – entre estudantes, familiares e comunidade – são impactadas por ações que promovem a consciência ambiental. Hoje, o programa atende 47 escolas municipais com conteúdo sobre descarte correto de resíduos, uso consciente de água e energia, e mudanças climáticas.

As ações ambientais têm papel estratégico para o Grupo Petrópolis – tanto no que se refere à produção quanto ao relacionamento com as comunidades. Por isso, as iniciativas ganham destaque neste Dia Mundial do Meio Ambiente, reforçando o compromisso da companhia com o futuro do planeta e das próximas gerações.

 

SOBRE O GRUPO PETRÓPOLIS – O Grupo Petrópolis é a única grande empresa do setor cervejeiro com capital 100% nacional. Produz as marcas de cerveja Itaipava, Petra, Black Princess, Cacildis, Vold X, Cabaré, Weltenburger, Crystal e Lokal; a cachaça Cabaré; a vodca Nordka; as bebidas mistas Fest Drinks by Itaipava, Crystal Ice, Cabaré Ice e Blue Spirit Ice; os energéticos TNT Energy e Magneto; os refrigerantes It!, Tik Tok e a Tônica Petra; a bebida esportiva TNT Sport Drink; e a água mineral Petra. O Grupo possui oito fábricas em seis estados e mais de 140 Centros de Distribuição em todo o País, sendo responsável pela geração de mais de 22 mil empregos diretos. Saiba mais em www.grupopetropolis.com.br e no perfil @grupo.petropolis nas redes sociais.

Para mais informações: Néctar Comunicação Corporativa – grupopetropolis@nectarc.com.br

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