MATO GROSSO
Seciteci lança inscrições para cursos gratuitos com auxílio estudantil
MATO GROSSO
Estão abertas as inscrições para novos cursos de qualificação profissional de Bioeconomia/Pronatec, ofertados pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci). São 190 vagas distribuídas em turmas presenciais do período noturno em Alta Floresta, Carlinda e Colniza.
São oito capacitações gratuitas, variando por município. Todas irão entregar certificados ao final. Os estudantes também irão receber um auxílio financeiro vinculado ao número de aulas frequentadas. Em um curso de 180 horas, por exemplo, caso o aluno não tenha faltas vai receber R$ 360,00.
As inscrições podem ser feitas de forma presencial na secretaria da Escola Técnica Estadual de Alta Floresta (ETEC), ou via WhatsApp, pelo número (66) 99250-9415. As vagas serão preenchidas conforme a ordem de matrícula, que pode ser solicitada até o preenchimento das turmas.
Em Alta Floresta, são 25 vagas para cada curso, sendo eles: Agricultor Agroflorestal (200 horas), Condutor de Turismo de Conservação Ambiental Local (200 horas) e Produtor de Produtos Apícolas (160 horas). As aulas serão realizadas na ETEC de Alta Floresta.
Já em Carlinda estão sendo ofertados os cursos: Administrador de Empreendimentos Florestais de Base Comunitária (160 horas), com 20 vagas; e Forragicultor (200 horas), com 25 vagas disponíveis. As aulas serão ministradas na Escola Municipal Manoel Bandeira, localizada na Rua das Maravilhas nº 723 – Centro.
Em Colniza, estão disponíveis: Agricultor Orgânico (160 horas), com 20 vagas; Operador de Beneficiamento de Café (200 horas) e Criador de Peixes em Tanques Escavados (200 horas), com 25 vagas cada. A Escola Municipal Bom Jesus, localizada na Rua das Bromélias, nº 223 – Centro, irá receber as aulas.
As aulas de todos os cursos se iniciam em 03 de fevereiro. Para solicitar matrícula, é necessário apresentar certificado de conclusão do ensino fundamental ou uma declaração de conhecimento.
Programa Bioeconomia
A bioeconomia se baseia na utilização de recursos biológicos renováveis, oferecendo uma alternativa viável e sustentável para o desenvolvimento econômico, reduzindo a dependência de recursos não-renováveis e os impactos ambientais.
O coordenador do projeto, Dr. Mateus de Souza Rocha, explica que a maioria dos produtores locais conhecem bem técnicas de produção e cuidado com a terra. Por isso, tornou-se relevante partir de conhecimentos e práticas destes produtores.
“Os cursos agregam novos conhecimentos que elevam o potencial econômico de seus produtos já existentes, sem trazer prejuízos ao meio ambiente. Possibilitam também que sejam criados novos produtos aproveitando as oportunidades que a bioeconomia pode oferecer, sobretudo criando empregos verdes com oferta de produtos competitivos”, completa o coordenador.
Em 2024, o projeto formou oito turmas nos municípios de Alta Floresta, Barão de Melgaço, Carlinda e Nossa Senhora do Livramento. Além das oito turmas com inscrições abertas, outras 10 serão concluídas ainda neste ano de 2025.
O Bioeconomia na Amazônia Legal é realizado por meio de uma parceria do Governo do Estado, por meio da Seciteci, e o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), do Governo Federal.


MATO GROSSO
Impulsionado por restaurantes e turismo, Dia das Mães deve movimentar R$ 395 milhões em MT

Contagem regressiva para o Dia das Mães intensifica preparação do comércio. Levantamento feito pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Mato Grosso (Sebrae/MT) aponta que 53% da população economicamente ativa no estado pretendem fazer compras e a estimativa de movimentação financeira na economia local é de R$ 395 milhões. A data é considerada uma das principais do calendário varejista no primeiro semestre.
Conforme a pesquisa, 59% dos entrevistados planejam almoçar em restaurantes para celebrar a data, enquanto 12% dizem optar por um jantar especial. Outros 6% revelaram que consideram fazer uma viagem no fim de semana do Dia das Mães. Segundo a gestora de Pesquisas Temáticas do Núcleo de Inteligência de Mercado do Sebrae/MT, Jaqueline Trentino, o aquecimento na demanda nos setores de alimentação fora do lar e turismo é uma grande oportunidade para as empresas dos segmentos.
“Restaurantes e bares podem investir em menus especiais para a data, pacotes promocionais para famílias e reservas antecipadas. Já os hotéis e pousadas tendem a criar pacotes para aqueles que desejam celebrar a data com uma experiência diferenciada. Para isso, promoções ou descontos podem ser atrativos. Já as agências de turismo podem ofertar passeios de curta distância, promovendo destinos próximos e momentos relaxantes para as mães”, pontuou Trentino.
Dentre as opções de presentes, roupas estão no topo da preferência (51%) dos consumidores, seguidas por calçados (40%) e chocolates (37%). Itens como cestas de café da manhã (29%), bolsas (23%), flores (20%) e perfumes (18%) também foram mencionados. Cada consumidor deve gastar, em média, R$ 498 para presentear na data. Em Várzea Grande e Sinop, o ticket médio é ainda maior e ultrapassa a quantia de R$ 760.
Tendências de consumo
Ainda conforme a pesquisa, 23% das pessoas ouvidas ainda estão indecisas sobre qual presente escolher. Para 64%, promoções e descontos são fatores decisivos na hora das compras e 63% priorizam a qualidade dos produtos. Apesar das cifras superlativas no potencial comercial do Dia das Mães para economia mato-grossense, o cenário macroeconômico deve impedir resultados mais expressivos para empresas do comércio local.
De acordo como o levantamento, há uma queda expressiva na intenção de compra nesta época, que diminuiu 24 pontos percentuais em relação a 2024 – reflexo da alta dos preços e insegurança financeira. No caso da movimentação financeira estimada de R$ 395 milhões, a perda é de 26% em relação ao mesmo intervalo.
Por tabela, o panorama força o consumidor a ter mais cautela. Mais da metade (54%) revelam que farão a boa e velha cotação de preços em busca do melhor custo-benefício. Quanto aos canais de pesquisa e aquisição, as lojas físicas do comércio de rua e shopping centers lideram as escolhas. Mesmo com a tendência de comparação de valores de produtos e serviços, as compras de Dia das Mães devem ficar para a última semana antes da data, conforme 57% dos entrevistados.
O grande fluxo “em cima da hora” pode gerar picos de demanda na véspera da comemoração, o que exige atenção redobrada do comércio para atender à alta procura.
Dados do levantamento
A Pesquisa de Intenção de Consumo para o Dia das Mães foi conduzida via entrevistas telefônicas, entre 13 de março e 1º de abril de 2025, em Mato Grosso. Foram entrevistados 1.070 residentes maiores de 18 anos de todo o estado. Para a sondagem utilizou-se a metodologia quantitativa, com margem de erro de 5% para 95% de confiança.
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