Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Seciteci lança inscrições para cursos gratuitos com auxílio estudantil

Publicados

MATO GROSSO

Estão abertas as inscrições para novos cursos de qualificação profissional de Bioeconomia/Pronatec, ofertados pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci). São 190 vagas distribuídas em turmas presenciais do período noturno em Alta Floresta, Carlinda e Colniza.

São oito capacitações gratuitas, variando por município. Todas irão entregar certificados ao final. Os estudantes também irão receber um auxílio financeiro vinculado ao número de aulas frequentadas. Em um curso de 180 horas, por exemplo, caso o aluno não tenha faltas vai receber R$ 360,00.

As inscrições podem ser feitas de forma presencial na secretaria da Escola Técnica Estadual de Alta Floresta (ETEC), ou via WhatsApp, pelo número (66) 99250-9415. As vagas serão preenchidas conforme a ordem de matrícula, que pode ser solicitada até o preenchimento das turmas.

Em Alta Floresta, são 25 vagas para cada curso, sendo eles: Agricultor Agroflorestal (200 horas), Condutor de Turismo de Conservação Ambiental Local (200 horas) e Produtor de Produtos Apícolas (160 horas).  As aulas serão realizadas na ETEC de Alta Floresta.

Leia Também:  Escola de Governo e Enap ofertam curso remoto em Desenvolvimento de Equipe

Já em Carlinda estão sendo ofertados os cursos: Administrador de Empreendimentos Florestais de Base Comunitária (160 horas), com 20 vagas; e Forragicultor (200 horas), com 25 vagas disponíveis. As aulas serão ministradas na Escola Municipal Manoel Bandeira, localizada na Rua das Maravilhas nº 723 – Centro.

Em Colniza, estão disponíveis: Agricultor Orgânico (160 horas), com 20 vagas; Operador de Beneficiamento de Café (200 horas) e Criador de Peixes em Tanques Escavados (200 horas), com 25 vagas cada. A Escola Municipal Bom Jesus,  localizada na Rua das Bromélias, nº 223 –  Centro, irá receber as aulas.

As aulas de todos os cursos se iniciam em 03 de fevereiro. Para solicitar matrícula, é necessário apresentar certificado de conclusão do ensino fundamental ou uma declaração de conhecimento.

Programa Bioeconomia

A bioeconomia se baseia na utilização de recursos biológicos renováveis, oferecendo uma alternativa viável e sustentável para o desenvolvimento econômico, reduzindo a dependência de recursos não-renováveis e os impactos ambientais.

O coordenador do projeto, Dr.  Mateus de Souza Rocha, explica que a maioria dos produtores locais conhecem bem técnicas de produção e cuidado com a terra. Por isso, tornou-se relevante partir de conhecimentos e práticas destes produtores.

Leia Também:  ANTT prevê 3 anos para serem feitos investimentos na BR-163 em Mato Grosso; Mauro crítica ‘longo prazo’

“Os cursos agregam novos conhecimentos que elevam o potencial econômico de seus produtos já existentes, sem trazer prejuízos ao meio ambiente. Possibilitam também que sejam criados novos produtos aproveitando as oportunidades que a bioeconomia pode oferecer, sobretudo criando empregos verdes com oferta de produtos competitivos”, completa o coordenador.

Em 2024, o projeto formou oito turmas nos municípios de Alta Floresta, Barão de Melgaço, Carlinda e Nossa Senhora do Livramento. Além das oito turmas com inscrições abertas, outras 10 serão concluídas ainda neste ano de 2025.

O Bioeconomia na Amazônia Legal é realizado por meio de uma parceria do Governo do Estado, por meio da Seciteci, e o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), do Governo Federal.

 

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Kickboxing profissional atrai novos talentos para campeonato em MT

Publicados

em

A segunda edição do MT Warriors Championship promete movimentar o cenário dos esportes de combate em Mato Grosso. O evento será realizado no dia 20 de dezembro, no Palácio das Artes Marciais Iusso Sinohara (anexo à Arena Pantanal), a partir das 19h, com entrada gratuita.

Além de fortalecer o kickboxing no estado e incentivar a profissionalização da modalidade, a competição também atrai novos talentos vindos do Rio de Janeiro, Campo Grande, Pará, Rio Grande do Sul, Rondônia e Santa Catarina. A luta feminina também ganha destaque no card principal.

Ao todo, 28 atletas sobem ao ringue, entre eles Wesley Almeida (RO) e Mateus Gomes (MT), que disputam o cinturão. A premiação ultrapassa R$ 50 mil, um dos maiores valores já distribuídos em torneios de kickboxing no Centro-Oeste.

“O MT Warriors nasceu com a proposta de profissionalizar o kickboxing em Mato Grosso. A premiação é uma forma de reconhecer o esforço dos competidores e incentivar novos talentos a permanecerem no esporte”, destacou o presidente da Federação de Kickboxing do Estado de Mato Grosso (FKBEMT), Mateus Wesley Nogueira Noya.

Além do título, os três campeões que mais se destacarem garantirão vagas no WGP Kickboxing, o maior evento da modalidade na América Latina. A organização estima um público de cerca de mil pessoas para acompanhar as lutas.

Leia Também:  Corpo de Bombeiros de MT reforça equipes em 60 municípios para combate aos incêndios florestais

“Hoje, Mato Grosso tem estrutura e capacidade para sediar competições nacionais e até internacionais. O estado vem investindo em diversas modalidades, e eventos como o MT Warriors consolidam esse crescimento, mostrando que há um público cada vez mais interessado em esportes de combate”, pontuou o secretário adjunto de Esporte e Lazer, Beto Corrêa.

O MT Warriors Championship conta com a chancela da Confederação Brasileira de Kickboxing Profissional (CBKB PRO) e da World Association of Kickboxing Organizations Professional (WAKO PRO), garantindo reconhecimento nacional e internacional aos atletas participantes.

CARD COMPLETO MATO GROSSO WARRIORS – 2ª EDIÇÃO

CARD PRELIMINAR
Peso Super Leve – até 69 kg
Nathan Brenno (Novo Extremo – Cuiabá/MT) × Paulo Antônio (Strike 0579 – Cuiabá/MT)

Peso Médio – até 75 kg
Augusto Daniel Costa (Ji-Paraná/RO) × Octávio Augusto (Team Noya – Cuiabá/MT)

Peso Super Leve – até 62,200 kg
Antônio Tadeu (Alto Araguaia/MT) × Luis Souza “Samurai” (Strike Top Brothers – Cuiabá/MT)

Peso Leve – até 60 kg
Lery Yuri (Alto Floresta/MT) × Otávio Henrique (Strike Top Brothers – Cuiabá/MT)

Leia Também:  Governo apresenta melhorias que serão realizadas na MT-130 em Primavera do Leste e Paranatinga

Peso Leve Ligeiro – até 64,500 kg
Murilo Dutra (Sapiranga/RS) × Iago Alves (Porto Velho/RO)

CARD PRINCIPAL

Peso Leve – até 65 kg – Feminino
Ana Clara (Ponto 1 – Cambé/PR) × Nadia (LTT – Cuiabá/MT)

Peso Super Médio – até 78,100 kg
Cleyton Gomes Nicacio (RJ) × Silvio Augusto (Strike Top Brothers – Cuiabá/MT)

Peso Meio-Médio – até 71,8 kg
Oscar Schmidt (Casa Fight – Chapada dos Guimarães/MT) × Rodrigo Silva da Rosa (Rosa Team – Rio Grande/RS)

Peso Super Leve – até 69,1 kg
Lucas Peixoto Alves de Assis (RJ) × Jeferson Barbosa (Sinop/MT)

Peso Leve – até 60 kg
Alisson Garrido (Passo Fundo/RS) × Wellyngton “Coringa” (Strike Top Brothers – Diamantino/MT)

Peso Cruzador Leve – até 85 kg
Vinicius Coppolo (RJ) × Daniel Junior (RJ)

Peso Médio – até 75 kg (Peso Combinado)
Vanderlei “Vandy” Fernandes (American Killer – Criciúma/SC) × Rangel “Anaconda” (PA)

Peso Meio-Médio – até 71,8 kg – 🏆 Disputa de Cinturão
Wesley Almeida (RO) × Mateus Gomes (C.T. Black Fight – Primavera do Leste/MT)

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA