Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Secretário articula com ministério ativação do SAMU em Sorriso; 3 ambulâncias compradas

Publicados

MATO GROSSO

O secretário de Saúde de Sorriso, Luis Fábio Marchioro, teve audiência no ministério da Saúde viabilizou a implantação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Fábio expôs que a prefeitura já adquiriu três ambulâncias para atender ao serviço, com um investimento superior a R$ 1 milhão e está sendo prospectada uma base para a unidade.

“Junto ao Estado, também conseguimos a disponibilização do 192 para centralizar os chamados telefônicos”, informou, contextualizando que o “sim” dado pelo Ministério da Saúde também quer dizer que o Governo Federal irá subsidiar parte do serviço. A data de implantação ainda será anunciada.

O secretário na secretária executiva de Atenção Primária e solicitou o credenciamento de unidades de saúde que estão sendo mantidas somente com recursos municipais como é o caso da Unidade de Saúde da Família (USF) do bairro Santa Clara que iniciou em outubro atendimentos, sem custeio do governo federal. Outra unidade de saúde, a do Bairro União, também está sendo mantida 100% com recursos municipais.

Luis Fábio também solicitou do ministério o credenciamento de outras cinco unidades que estão sendo planejadas. Uma está sendo construída no Morada do Bosque e outra no Jardim Aurora. A licitação das demais deve ser definida nos próximas semanas e nas cinco devem ser aplicados cerca de R$ 10 milhões.

Leia Também:  Deputado Nininho é condenado a oito anos e dois meses de prisão em MT

Só Notícias (foto: Só Notícias/Lucas Torres/arquivo)

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Nota do Enem amplia acesso ao ensino superior em 2026

Publicados

em

A divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no dia 16 de janeiro de 2026, abriu novas possibilidades para estudantes que pretendem ingressar no ensino superior ainda neste ano. Além de ser o principal critério de seleção para universidades públicas, por meio de sistemas como o Sisu, a nota do exame também é amplamente aceita por instituições privadas como forma alternativa de ingresso, dispensando o vestibular tradicional.

Em faculdades particulares, o uso da nota do Enem tem se consolidado como um caminho mais prático para quem deseja iniciar ou retomar a graduação. A modalidade permite concorrer a vagas em diferentes cursos, com processos simplificados e maior agilidade na matrícula.

Outro benefício importante é que o desempenho no Enem é requisito para programas federais de incentivo à educação, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que possibilita o parcelamento das mensalidades, e o Programa Universidade para Todos (Prouni), responsável pela concessão de bolsas integrais e parciais em instituições privadas.

Além das políticas públicas, algumas instituições oferecem condições especiais para novos alunos que utilizam a nota do Enem, como descontos diretos nas mensalidades, facilitando o acesso ao ensino superior e reduzindo o impacto financeiro da graduação.

Leia Também:  PGR pede condenação de ex-candidato a vereador envolvido em atos antidemocráticos

Segundo a diretora da Faculdade Serra Dourada, Daiane Oliveira, o exame cumpre um papel fundamental na democratização do acesso à educação. “O Enem amplia as possibilidades de ingresso e permite que o estudante escolha a melhor forma de iniciar sua graduação, seja por meio de bolsas, financiamentos ou benefícios institucionais”, ressalta.

A orientação é que os candidatos fiquem atentos aos prazos e busquem informações diretamente nas instituições de interesse para conhecer os cursos disponíveis, as formas de ingresso com a nota do Enem e as condições oferecidas para novos alunos em 2026.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA