MATO GROSSO
Seduc vai premiar professores de MT por boas práticas em sala de aula com uso de recurso tecnológico
MATO GROSSO
A Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) vai premiar professores pelas boas práticas pedagógicas desenvolvidas no ensino fundamental (anos finais) e ensino médio. As regras do edital para a seleção e divulgação das iniciativas foram definidas nesta sexta-feira (04.08).
Os projetos devem ser desenvolvidos com o uso do material didático da tecnologia Microkids ETC, em acordo com os planejamentos e documentos oficiais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e Documento de Referência Curricular do Estado de Mato Grosso (DRC-MT).
Os três primeiros colocados nas categorias Ensino Fundamental e Ensino Médio serão premiados com notebooks e dispositivos inteligentes (Alexa).
Os candidatos deverão elaborar e executar um roteiro de aula (sequência didática/plano de atividades pedagógicas), utilizando os recursos tecnológicos da Microkids.
O trabalho será enviado em formato PDF para a equipe de tecnologia educacional no ambiente escolar da Seduc e à equipe pedagógica da Microkids, por um link que será disponibilizado aos inscritos.
A tecnologia Microkids permite a interação com o conteúdo pedagógico por meio de ferramentas tecnológicas aplicadas por professores que buscam aprimorar o aprendizado do aluno de forma transdisciplinar.
Também disponibiliza um ambiente de apoio aos professores e estudantes, com todos os conteúdos pedagógicos digitais, ferramentas tecnológicas, softwares de aprendizagem, tutoriais, vídeos e outras várias possibilidades de interação de forma construtiva e orientada.
Acesse o edital no anexo abaixo
Fonte: Governo MT – MT
MATO GROSSO
Nota do Enem amplia acesso ao ensino superior em 2026
A divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no dia 16 de janeiro de 2026, abriu novas possibilidades para estudantes que pretendem ingressar no ensino superior ainda neste ano. Além de ser o principal critério de seleção para universidades públicas, por meio de sistemas como o Sisu, a nota do exame também é amplamente aceita por instituições privadas como forma alternativa de ingresso, dispensando o vestibular tradicional.
Em faculdades particulares, o uso da nota do Enem tem se consolidado como um caminho mais prático para quem deseja iniciar ou retomar a graduação. A modalidade permite concorrer a vagas em diferentes cursos, com processos simplificados e maior agilidade na matrícula.
Outro benefício importante é que o desempenho no Enem é requisito para programas federais de incentivo à educação, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que possibilita o parcelamento das mensalidades, e o Programa Universidade para Todos (Prouni), responsável pela concessão de bolsas integrais e parciais em instituições privadas.
Além das políticas públicas, algumas instituições oferecem condições especiais para novos alunos que utilizam a nota do Enem, como descontos diretos nas mensalidades, facilitando o acesso ao ensino superior e reduzindo o impacto financeiro da graduação.
Segundo a diretora da Faculdade Serra Dourada, Daiane Oliveira, o exame cumpre um papel fundamental na democratização do acesso à educação. “O Enem amplia as possibilidades de ingresso e permite que o estudante escolha a melhor forma de iniciar sua graduação, seja por meio de bolsas, financiamentos ou benefícios institucionais”, ressalta.
A orientação é que os candidatos fiquem atentos aos prazos e busquem informações diretamente nas instituições de interesse para conhecer os cursos disponíveis, as formas de ingresso com a nota do Enem e as condições oferecidas para novos alunos em 2026.