Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Sema-MT apresenta balanço do combate à pesca ilegal na piracema nesta sexta-feira (3)

Publicados

MATO GROSSO

As apreensões e multas por pesca ilegal aplicadas durante o defeso da piracema em Mato Grosso, no período de 3 de outubro de 2022 a 2 de fevereiro de 2023, serão apresentadas em coletiva à imprensa nesta sexta-feira (03.02), às 7h, na Praça das Bandeiras, no Centro Político Administrativo, em Cuiabá. 

Tanto a pesca amadora, quanto a profissional, estarão liberadas a partir do dia 3 de fevereiro nos trechos estaduais dos rios que pertencem às Bacias Hidrográficas do Paraguai, Amazonas e Araguaia-Tocantins, em Mato Grosso. 

Representantes da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT), do Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental (BPMPA) e da Delegacia Especializada do Meio Ambiente (Dema) vão detalhar informações sobre as operações conjuntas realizadas no período durante a coletiva. 

A pesca continua proibida em 17 rios que fazem divisa com outros estados até o dia 28 de fevereiro, seguindo o calendário nacional de defeso da piracema. Entre os mais conhecidos estão o rio Piquiri, em que uma margem está em Mato Grosso e outra em Mato Grosso do Sul, o rio Araguaia, que faz divisa com Goiás e trecho do rio Teles Pires que faz divisa com o Pará, na bacia Amazônica. 

Leia Também:  Vídeo mostra momento em que uma caminhonete Amarok, que havia sido roubada bate violentamente em um Gol e mata duas crianças, em Rondonópolis

Serviço: Coletiva com balanço da piracema
Quando: sexta-feira (03/01), às 7h
Local: Praça das Bandeiras, Centro Político Administrativo, Cuiabá

Fonte: GOV MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Nota do Enem amplia acesso ao ensino superior em 2026

Publicados

em

A divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no dia 16 de janeiro de 2026, abriu novas possibilidades para estudantes que pretendem ingressar no ensino superior ainda neste ano. Além de ser o principal critério de seleção para universidades públicas, por meio de sistemas como o Sisu, a nota do exame também é amplamente aceita por instituições privadas como forma alternativa de ingresso, dispensando o vestibular tradicional.

Em faculdades particulares, o uso da nota do Enem tem se consolidado como um caminho mais prático para quem deseja iniciar ou retomar a graduação. A modalidade permite concorrer a vagas em diferentes cursos, com processos simplificados e maior agilidade na matrícula.

Outro benefício importante é que o desempenho no Enem é requisito para programas federais de incentivo à educação, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que possibilita o parcelamento das mensalidades, e o Programa Universidade para Todos (Prouni), responsável pela concessão de bolsas integrais e parciais em instituições privadas.

Além das políticas públicas, algumas instituições oferecem condições especiais para novos alunos que utilizam a nota do Enem, como descontos diretos nas mensalidades, facilitando o acesso ao ensino superior e reduzindo o impacto financeiro da graduação.

Leia Também:  VÍDEO: O Comandante Geral da Polícia Militar @coronelmendes_oficial determinou a junção de todas as forças da Polícia Militar, para "Caçar" os assassinos do Sagento Djalma Aparecido da Silva

Segundo a diretora da Faculdade Serra Dourada, Daiane Oliveira, o exame cumpre um papel fundamental na democratização do acesso à educação. “O Enem amplia as possibilidades de ingresso e permite que o estudante escolha a melhor forma de iniciar sua graduação, seja por meio de bolsas, financiamentos ou benefícios institucionais”, ressalta.

A orientação é que os candidatos fiquem atentos aos prazos e busquem informações diretamente nas instituições de interesse para conhecer os cursos disponíveis, as formas de ingresso com a nota do Enem e as condições oferecidas para novos alunos em 2026.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA