Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Sema-MT desarticula garimpo ilegal em área de preservação permanente de Apiacás

Publicados

MATO GROSSO

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT), em parceria com o 9° Comando Regional da Polícia Militar (CR9 Alta Floresta), desarticulou um garimpo ilegal que extraia ouro em uma área de Preservação Permanente (APP), em Apiacás (991 km distante de Cuiabá).

A equipe de fiscalização da Diretoria de Unidade Desconcentrada da Sema de Alta Floresta conduziu a operação no último dia 18 de julho, que culminou na apreensão de dois motores e uma escavadeira hidráulica, que estavam escondidos em área de floresta.

Pelo desmatamento de 0,93 hectares de APP, no bioma amazônico, foi aplicada multa no valor de R$ 50 mil. O responsável pelo garimpo ilegal ainda foi autuado em R$ 500 mil por fazer funcionar atividade potencialmente poluidora (extração de minério aurífero), sem possuir autorização do órgão ambiental competente.

A operação utilizou alertas de desmatamento por imagens de satélite de alta resolução, que apontaram o local exato onde houve o desmatamento. Não houve prisão em flagrante. Os bens apreendidos foram removidos do local e depositados na prefeitura Municipal de Apiacás.

Leia Também:  Mulher morre eletrocutada ao limpar calçada com lava a jato em SC

Operação Amazônia

Desde março deste ano, o Governo de Mato Grosso realiza a Operação Amazônia contra crimes ambientais, com equipes em campo e de monitoramento remoto, para responsabilizar os infratores.

Quem se deparar com um crime ambiental deve denunciar por meio dos contatos: da Polícia Militar (190), ouvidoria da Sema (0800 065 3838) ou pelo novo WhatsApp para denúncias (65) 98153-0255.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Nota do Enem amplia acesso ao ensino superior em 2026

Publicados

em

A divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no dia 16 de janeiro de 2026, abriu novas possibilidades para estudantes que pretendem ingressar no ensino superior ainda neste ano. Além de ser o principal critério de seleção para universidades públicas, por meio de sistemas como o Sisu, a nota do exame também é amplamente aceita por instituições privadas como forma alternativa de ingresso, dispensando o vestibular tradicional.

Em faculdades particulares, o uso da nota do Enem tem se consolidado como um caminho mais prático para quem deseja iniciar ou retomar a graduação. A modalidade permite concorrer a vagas em diferentes cursos, com processos simplificados e maior agilidade na matrícula.

Outro benefício importante é que o desempenho no Enem é requisito para programas federais de incentivo à educação, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que possibilita o parcelamento das mensalidades, e o Programa Universidade para Todos (Prouni), responsável pela concessão de bolsas integrais e parciais em instituições privadas.

Além das políticas públicas, algumas instituições oferecem condições especiais para novos alunos que utilizam a nota do Enem, como descontos diretos nas mensalidades, facilitando o acesso ao ensino superior e reduzindo o impacto financeiro da graduação.

Leia Também:  Mulher morre eletrocutada ao limpar calçada com lava a jato em SC

Segundo a diretora da Faculdade Serra Dourada, Daiane Oliveira, o exame cumpre um papel fundamental na democratização do acesso à educação. “O Enem amplia as possibilidades de ingresso e permite que o estudante escolha a melhor forma de iniciar sua graduação, seja por meio de bolsas, financiamentos ou benefícios institucionais”, ressalta.

A orientação é que os candidatos fiquem atentos aos prazos e busquem informações diretamente nas instituições de interesse para conhecer os cursos disponíveis, as formas de ingresso com a nota do Enem e as condições oferecidas para novos alunos em 2026.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA